Chá De Letras #10

A Hospedeira - Stephenie Meyer

Boa tarde!
Caros coalas, fiz uma tag pelo Instagram semana passada, sobre "Os autores mais lidos da sua estante"; logo notei que sempre apreciei muito a escrita e obras da titia Ste <3 Iria começar com a Saga Crepúsculo, afinal foi minha maior fase hahah porém tenho outros planos para tal, juntamente à outras sagas. Logo, decidi falar sobre uma obra um tanto questionável, já que muitos ligando diretamente ao filme, expressam uma opinião negativa.
Mas vamos lá! Estou ansiosa para falar sobre este livro que li à tempos (inclusive, é um pouco difícil, visto que realmente faz bastante tempo que li hehe)!

A autora americana Stephenie Meyer, conhecida pela série Crepúsculo, lançou a obra em Maio de 2008 (sim, mais de 10 anos atrás!). Com o sucesso da Saga anterior, muito previam algo parecido na questão temática e escrita; porém digo que ambos surpreenderam com sua distinção e autenticidade!
Diferentemente do que estávamos acostumados, a linguagem de Ste havia mudado muito e se tornado bem mais "profissional"; o que melhorou a leitura e nossa visão ao ler. Além de que o enredo também estava bem diferente, abordando um tema mais cientifico, mesmo que ainda mantendo-se na ficção. 
Podemos notar de cara que se trata de uma Distopia - discurso filosófico que prega a utopia de forma negativa, controle social, base futurística fictícia - o que de uns tempos pra cá tem tomado muito espaço na literatura e cinema; vemos isso em obras como: "Jogos Vorazes", "Maze Runner", "Divergente", etc; creio que tu tenhas se deparado ao menos com alguma obra de distopia até agora rs

Sobre o livro, a narrativa se inicia mostrando um ambiente nada incomum; o planeta terra; porém este estava sob invasão alienígena. Seres denominados "almas", tomavam a consciência humana se hospedando nos corpos, assumindo assim o controle (lembrando que tais almas podiam se hospedar em tudo o que tivesse vida, além dos humanos). Entretanto esses alienígenas acreditavam serem bons, por estarem melhorando o planeta terra com suas ideias e estilo de vida (o que diria eu, não era tão errado; a execução sim, porém o objetivo podemos levar em conta - tipo minha opinião sobre Thanos - haha).
Porém, como nem todos aceitavam essa 'ajuda', alguns humanos se juntaram, formando resistências. E podemos dizer que Melaine (Mel) a protagonista, é uma dessas pessoas; ela está fugindo junto com o irmão mais novo Jamie e namorado Jared, quais tentam se esconder e até conseguem por algum tempo; mas um dia, Mel é capturada e Peregrina (alma), possui o seu corpo com a finalidade de tentar encontrar a base da resistência.
O que ninguém imaginava, era que Mel fosse tão forte; ao ponto de não deixar que Peregrina tomasse o controle total da sua consciência, emoções e vida. O que também, se tornou uma forma de proteção. Logo as duas vivem juntas, como consciências num próprio corpo; Mel acaba por tentar proteger seu irmão e namorado, enchendo a mente com imagens (principalmente de Jared), além de nutrir sentimentos, para assim confundir Peregrina. Elas acabam por criar uma sintonia e até amizade com tudo isso; em que a alma alienígena aprende e nota os pequenos detalhes da humanidade, e como os sentimentos são fortes. Peregrina então, aprendendo a amar; da maneira mais improvável; acaba por causar um triângulo amoroso bizarro, mas muito forte ao levar em conta as cargas emocionais e o contexto que os cercava.

Creio que o que mais me chamou atenção na narrativa, foram os detalhes. A autora abusou de criatividade ao explorar um campo como este; em que é colocado um ser alienígena, uma alma inexplorada, vivente e além de possuir um corpo humano, aprende com ele e é levada à experimentar sentimentos de verdade. Digo que no início pode até dar um desanimo, por se prender muito nesta questão; mas é muito legal ver todo o desenvolvimento das personagens e como lidam estando numa situação como esta. Podemos dizer que o livro, além de possuir como cenário o planeta, também foca bastante o cenário na mente humana, agora habitada por duas consciências. Bem loko.
Os outros personagens criam uma atmosfera agradável, levando em conta todo esse contexto, e são de grande somatória no enredo. Até os vilões assim por dizer.

Recomendo a leitura! Principalmente para quem está iniciando em Ficção científica, à contar a dose representativa do romance descrito na obra.







Quotes:

"Vocês assassinam toda uma espécie e depois dão tapinhas nas costas"

"-Vale tudo na guerra.
 -E no amor. Você se esqueceu dessa parte."

"Havia nela uma lenta elaboração emocional que eu não estava reconhecendo. Algo no limite da raiva, com uma ponta de desejo e uma porção de desespero. Ciúme, esclareceu ela."

"Oito vidas inteiras, e nunca encontrei ninguém por quem ficasse num planeta, ninguém a quem seguisse quando os outros fossem embora. Nunca encontrei um companheiro. Por que agora? Por que você?"

"Era difícil afastar o olhar dos olhos dele quando eles brilhavam assim. Difícil de duvidar de qualquer coisa que ele dissesse."

"Desde quando humano são justos?"


>>>

Espero que tenham gostado!!

Bjs: #SafiSaga

Comentários

Postagens mais visitadas