Sobre Tela #1

Camille Pissarro - Impressionista

Boa tarde! 
Sejam bem-vindos ao novo quadro: "Sobre Tela"! Qual também acontecerá uma vez ao mês e teremos o foco em 'Artes', sendo mais voltado à telas, pintura, movimentos artísticos e grandes nomes que fazem parte da História da Arte. Trarei pintores, escultores, obras específicas ou até um movimento específico; e como fiel amante do Impressionismo que sou, escolhi o grande Camille Pissarro, visto que gosto de muitas obras de sua autoria. Então vamos lá!

>>>

Jacob Camille Pissarro
(1830 - 1903)
Jacob Camille Pissarro, conhecido por Camille Pissarro, foi um pintor francês muito renomado, famoso não somente por suas obras, mas também por fundar o estilo de pintura impressionista que iniciou o movimento do Impressionismo à começar pela França.
Nasceu em 1830 nas Ilha Santo Tomás, Ilhas Virgens, quais antes eram uma antiga colônia dinamarquesa.Com 12 anos foi estudar em Paris, e ao retornar cuidava do comércio de sua família e pintava também quando havia tempo livre. Logo então, esse interesse pela pintura aflorou em 1832 ao conhecer o pintor Fritz Melbye, que afinal acabou levando Pissarro para a Venezuela, numa expedição para estudarem a fauna e flora daquele país.
Ao retornar em 1855, estudou em instituições renomadas, como: Escola de Belas Artes e Academia Suiça, além de ter conhecido outros artistas também como: Paul Cezanne e Claude Monet. Já em 1859, quando seu estilo era bastante tradicional, foi classificado à participar de uma exposição no Salão de Paris. Pissarro então quis se aventurar à procura de novas paisagens, logo teve vários destinos durantes os anos, começando pela área rural da França, em Pontoise em 1869, depois em Louveciennes as margens do rio Sena; após então foi para Londres em 1870, onde nasceram várias pinturas a óleo! 
Passado alguns anos fora, o pintor resolve voltar para a França, adotando então
"The Avenue Sydenham"
(1871)
um estilo mais pessoal de sua pintura, sendo quadros menores e retratando paisagens rurais, com pinceladas mais suaves. E ao ser rejeitado no Salão, se juntou com mais pintores, para então fazer sua primeira exposição independente, realizada no estúdio do fotógrafo Nadar; entre os artistas, estavam: Renoir, Monet, Sisley, etc. Foi então que o nome "impressionistas" foi criado, visto que o crítico Louis Leroy referindo-se à um quadro de Monet, caracterizou o movimento como pinturas que tinham um aspecto de não real. 
Pissarro participou de todas as 8 exposições que acorreram entre 1874 e 1886 - pois após isso o gênero das pinturas havia mudado - qual marcaram o impressionismo como também à Camille, por ser o único pintor qual participara de todas elas.
Após então, surgiram pintores como 'Neo-impressionistas', por aderirem novas técnicas de pintura. Camille por exemplo, aplicou a técnica de pontilhismo - influência de Georges Seurat - em suas telas, visando difundir as cores aplicadas, formando uma nova tonalidade ao serem observadas de um certo ponto.
Le Pont-Neuf
(1902)
É quando então, devido à uma doença ocular descoberta em 1895, Pissarro tem de ficar mais em locais fechados, aderindo então à última fase de sua vida, paisagens mais urbanas em suas obras; sendo Paris uma das últimas vistas que tinha, por janelas (queria inclusive hein). Camille faleceu alguns anos depois, em 1903, em Paris, França.

Suas obras eram conhecidas por terem cores suaves e uma boa captação da luz em paisagens distintas; aparecendo também sombras e contrastes. Além de que nas pinturas sempre apareciam cenas do cotidiano, sendo em lugares urbanos e rurais.

>>>

Obras que mais gosto:

1. Rue Saint-Honoré in Afthernoon. Effect of Rain (1897)



















.

2. The Artis't Garden at Eragny (1898)















.

3. Lower Norwood (1871)















.

4. Sunset, Rouen (1898)

















.

5. A Path in The Woods (1879)



















.

6. Barges at Pontoi (1872)
















.

7. Landscape with Figures by a River (1854)














>>>


Espero que tenham curtido! Tem alguma sugestão de próximo?


Bjs: #SafiSaga


Comentários

Postagens mais visitadas