Chá De Letras #20

Reinhart Koselleck e a Linguagem - Danieli Machado Bezerra

Boa madru, tudo bem?
Trago aqui o penúltimo recebido da editora parceira e querida Appris. E QUE LIVRO hein, aproveitei muito dele, adicionou demais em minha vida - até me ajudou em uma referência numa redação, acreditam? Meus parabéns à Danieli Machado Bezerra! Estou encantada e muito feliz por ter lido e claro, recebido esta obra!

PS: Lembrando que o cupom "SAFISAGA" da 15% de desconto em qualquer livro que quiser no site da Editora Appris!

>>>


Koselleck foi um Historiador francês, famoso por criar a "teoria dos conceitos". Sua proposta para a História dos conceitos - diversas análises sobre a linguagem, de filosóficas a epistemológicas - é a semântica, sendo a mesma importante para o uso pragmático da língua. Neste livro, baseado em escritos espanhóis, vemos que esta teoria nos faz refletir entre os sentidos de conceito e palavra em si, ambas vertentes da linguagem.
Ele se torna um grande pesquisador em 1950, seu pensamento possui base na filosofia hermenêutica, e o seu trabalho como historiador envolve a reflexão a escrita; qual aliás pode ser desenvolvida em muitos campos do conhecimento.

O livro é dividido em V Capítulos, logo, irei sintetizá-los aqui (algo bem curto, gostaria de ressaltar que há muuuuuito mais no livro, o que separei não é nem pouco menos que a metade! Porém explica bastante a proposta da leitura, o que se encontra no livro, realmente o intuito de uma resenha).

...

I - ESBOÇOS SOBRE A VIDA E AS INFLUÊNCIAS NO PENSAMENTO DE KOSELLECK PARA UMA COMPREENSÃO SOBRE O SURGIMENTO DA HISTÓRIA DOS CONCEITOS

Esta parte se baseia num livro de Niklas Olsen, mostrando além do intelecto de Koselleck, também sua trajetória e influências. O prefácio do livro deixa claro que o historiador foi capturado em maio de 1945 pelo exército soviético; após contar um pouco de suas experiências, o foco se volta ao período pós guerra, quando os ideais se tornaram distintos, e os pensadores puderam notar vários tipos de pensamentos nas mentes de pessoas ou em suas próprias. Nota-se uma geração cética, sem qualquer ideia de progresso.
Um estudioso como Koselleck, observou que através dos traumas sofridos durante a guerra, ele pode refletir sobre aquele cenário, as razões pelas quais levavam homens a praticar tamanha crueldade; além de refletir nos campos da história, sociologia e filosofia também. De tal forma, queria ter uma base, para que a sociedade não cometesse os mesmos erros terríveis da Segunda Guerra; estas experiências incentivaram o jovem Koselleck a mergulhar em História.
Aos 24 anos de idade, passa a ter cursos intelectuais com o tio de Max Weber (uhum); cinco intelectuais auxiliaram a firmar seu pensamento, em especial Carl Schmitt, jurista que auxiliou em seu doutorado e foi uma grande referência também.
Niklas conta que Koselleck ingressou na Universidade de Heidelberg, foi assessor de Johannes Kuhn, seu tio, e começou a desenvolver suas pesquisas. Em 1968 torna-se professor da Universidade; e em 1973 é transferido para a universidade de Bielefed, com a disciplina: Teoria da História. Neste novo cenário então, pode notar sua personalidade interdisciplinar, não só historiador consagrado que se tornou, como também sociólogo e filósofo.

*Algo curioso apontado por Olsen, é que a vida e obra de Koselleck andam juntas.

O historiador cria este projeto da História dos Conceitos, baseado nos estudos linguísticos a partir dos conceitos, criando um léxico então ao projeto, qual tem grande valor aos estudos contemporâneos; trazendo além de reflexões filosóficas, também políticas e sociais, além de inovações metodológicas para estudos históricos. Koselleck recebeu muitas homenagens e prêmios ao passar dos anos

*Seu trabalho, era visto como campo pragmático e inovador dentro dos estudos humanos e sociais, além de ser em memória dos mortos durante a Guerra.

Javier Sebastian escreveu um artigo sobre Reinhart, onde mencionava que o historiador possuía uma capacidade incrível de recordação mesmo já mais velho. Sebastian adiciona que além de reflexões sociológicas e filosóficas, as obras de Koselleck partem para o meio filosófico hermenêutico, por tratar de questões transdisciplinares também.

.

II - CONSIDERAÇÕES SOBRE A LINGUAGEM NA OBRA DE REINHART KOSELLECK

Entender a linha de raciocínio referindo-se a linguagem para Koselleck, é fundamental para dar início à História dos Conceitos. Para ele, a história é refletida na visão que a sociedade atribui como conceito, de acordo com sua vivência e outros conceitos sociais e políticos atribuídos.
A linguagem por sua vez, entraria neste tópico, pois é responsável por 'desenvolver o conceito', já que tens suas questões semânticas. Notamos também que Koselleck acha muito importante a História dos Conceitos ao refletir da historiografia contemporânea, como se pode observar na introdução do seu livro "Los estratos del tiempo: estudiosos sobre la historia" (2000). Seus estudos sobre semântica também criam a Semântica Histórica.
A escrita historiográfica do historiador nos permite conhecer um campo que enfatiza a realidade histórica, além de que explora também outros campos da Linguística, Semiótica, Psicanálise, Filosofia e Hermenêutica, que contribuem para a compreensão. 

*Algo importante que marca o pensamento de Koselleck, é que o historiador afirma que a História não é aquilo que está escrito sobre ela, tal é apenas uma demonstração da linguagem, não representa o que a História foi ou é.
-Frase: "Os acontecimentos históricos não são possíveis sem atos da linguagem. e as experiências que adquirimos a partir deles não podem ser transmitidas sem uma linguagem"

Um pensamento importante estudado por Koselleck, é o de Heidegger. Principalmente ao analisar a obra Dasein, qual diz sobre a certeza da finitude humana. Pois de acordo com Reinhart, a História (homem), tem necessidade de registrar sua existência - por meio da linguagem - visto que está certo sobre sua finitude, também por tornar-se imortal por meio de lembranças; e é neste pensar que constitui a teoria historiográfica. 
Logo, houve grande harmonia entre o que pensava Koselleck e Heideger; o que já era diferente ao se tratar de Gadamer. Reinhart discordava do pensamento dele, pois o mesmo não acreditava que a história também continha experiências empíricas e demais fatores além (todos os outros estão no livro!)

.

III - A METODOLOGIA DA HISTÓRIA DOS CONCEITOS E A COMPREENSÃO SOBRE O QUE É CONCEITO NA OBRA DE REINHART KOSELLECK

A História dos Conceitos agora, além de elemento heurístico, também se torna uma disciplina e passa a ter uma função de "controle e de antídoto em épocas de anomia conceitual", como disse Assis. E de acordo com Koselleck, esta vertente não é materialista nem idealista, mas sim uma metodologia que contribui para reflexão e interpretação do conhecimento de mundo e sociedade.
O historiador afirma também que tudo o que for abordado a cerca da história dos conceitos, é harmonia entre análise sócio-histórica e abordagem histórico conceituais; também possui elementos linguísticos capazes de compreender ou influenciar. Há diferença também em partes, entre significante (designação), significado (conceito) e a coisa.
Este método da História dos Conceitos, vem da história da terminologia filosófica, da gramática, filosofia histórica, também análises semasiológica e onomasiológica; deduzindo vocábulos para então traduzir em imagens mentais, os possíveis reais costumes, conforme se lê algo sobre. Ele afirma também que a sociedade não pode viver sem conceitos, fundados em sistemas político sociais complexos. Inclusive, este método nos faz refletir se é recíproco esta questão política e social, com as mudanças e inovações presente ao passar do tempo.
Se pode decifrar o sentido dentro deste método pela alternância das análises, sendo sincrônica ou diacrônica, separando significados lexiais, por mudanças através do tempo; não sendo apenas uma construção social, como também dados limites semânticos. Logo, a sincronia e diacronia, juntas explicam a estrutura temporal dos conceitos

*O texto "História dos Conceitos e História Social" escrito por Koselleck, mostra esta questão temporal dividida em três vertentes: 1- Tradicionais que persistem, 2- Semântica que muda, 3- Neologismos que trazem novidade.

*Outra curiosidade, é que os conceitos básicos não possuem ambiguidade, já os político-sociais necessitam de um processo semiótico, com várias experiências.

Pode-se dizer então que a teoria koselleckiana, constitui-se na semântica política dos discursos históricos, diferente da teoria psicanalítica. Koselleck chega até a apontar Karl Marx (em especial a obra "A Ideologia Alemã", com Engels), para firmar seus posicionamentos, e mostrar a História eleborada por trás da obra. Assim como cita também a Escola de Frankfurt, por Habermas.

*Duas formas da realização da História; 1- Ação de todos os homens durante a mesma, 2- perspectiva de um homem só por sua visão individual.

Por mais que os conceitos se tornem 'velhos', estes não tem autonomia na história, pois depende de uma ordem distinta conforme os ideais mudam. Tal só é definido, quando termos individuais descrevem exatamente o estado das coisas e refletem seu contexto.

.


IV - O LÉXICO SOBRE A HISTÓRIA DOS CONCEITOS GESCHICHTLICHE GRUNDBEGRIFFE (GG)

GG foi um projeto criado através da História dos conceitos, fazendo referência a Antiguidade, Idade Média, Renascimento Cultural, Reforma Protestante. De acordo com Koselleck, tal estabelece uma relação entre os tão citados 'político sociais' e 'construção de ideais', fatores que refletem uma sociedade alemã pós guerra, qual dependia dos conceitos disponíveis.
Algumas características deste projeto, são que autores devem viajar, partindo seu pensamento desde a Antiguidade Clássica até o presente, fazendo uma análise conceitual de nosso tempo. E claro, os famosos neologismos: "fascismo", "marxismo", 'cesarismo", etc. Podemos notar também uma certa investigação comparativa neste projeto.

.

V - A DEFINIÇÃO DE PALAVRA PARA A TEORIA KOSELLECKIANA

Diferente do conceito, a linguagem não é ambígua, mas possui palavras com significados diferentes dependendo da situação.
A palavra, pode estar relacionada à muitos significados em tempos diferentes; como à um pensamento, contexto escrito ou falado, situação social, ao que deixa o pensamento unido, etc.

*Como afirma Ernst Cassirer, ao se ter um livro na mão, esquece o idioma alemão. Querendo dizer que poderia sim ser atribuído um novo sentido, ou adquirido um novo significado

Conclui-se então, que quando uma palavra se torna um conceito, há totalidade plena, na linguagem política social, pois nela está o sentido do ser e do 'porquê'. A palavra possuindo muitos significados, e o conceito, muitos sentidos.
Logo, a palavra se torna essencial, para início da linguagem; inclusive para a História dos Conceitos, que acaba por descobrir sua trajetória ao se infiltrar no mundo linguístico, e fazer da palavra um empreendimento intelectual significativo para expressões histórica, político sociais.


>>>

Ainda teriam as Conclusões Finais, mas só saberão ao ler hehe Deixei muuuito conteúdo de fora, detalhes, pensamentos, várias curiosidades e nomes importantes, pois sintetizei mesmo com a finalidade de sentirem o cheiro do livro, saber do que é, porém ainda não saborear por inteiro, pois assim iria tirar a graça e talvez ficar bastante extenso rs

Espero que tenham gostado! Eu achei a leitura diferente, mas para um lado bom! Pois foi desafiadora e muito rica <3 Com certeza pude saborear e digerir bastante o conteúdo que é belíssimo! O livro é muito bem escrito, além de que a autora usa uns exemplos e acontecimentos para contar tais linhas desta teoria, que são maravilhosos!





Mais informações no Instagram: @safisaga

Bjs: #SafiSaga

Comentários

Postagens mais visitadas