Segredos Sociais

Sonhando com esta sociedade egoísta...

Uma história cômica, contada ao longo dos anos, mostra como a humanidade está imune à pensar ou dizer certas coisas. Ter respeito, ou admiração, seguir regras, ou aquilo que acha conveniente ou não. Podem parecer atitudes automáticas e bem comuns no meio em que vivemos hoje.

Mas ai então eu pergunto, se fazemos isso por nós mesmos ou somente, porque isso é algo qual foi dirigido à nós por uma ordem em que o mundo se adequa de tempos em tempos.

Nossas atitudes muito dizem sobre o que e quem nós somos. Cada um de nós tem o tamanho de nada perto da grandiosidade do universo; mas mesmo assim, não somos iguais, tanto física quando mentalmente; e como poderemos ser não é?

Acredito que Deus tenha nos dado o livre arbítrio, de pensar e agir cada qual da sua maneira e cada um usa como bem deseja. Mas, muitas vezes o mundo se mostra com compromisso e base à ideias e comando de alguém. Claro que existe o mal no mundo, e este está aqui para matar, roubar e destruir; porém, não é sobre este assunto que quero tratar agora, mas sim sobre os comandos que involuntariamente afetam nossa mente, nossos pensamentos e inclusive nossas escolhas.

~*~

Por tempos, pessoas vem à estudar comportamentos humanos, e acontecimentos, experiências, quais afetam consequentemente nossas ações perante situações diversas. Mas será mesmo, somente este o motivo? Somente, pois cada um foi criado de uma maneira, ou passou por determinada situação, seja ela boa ou ruim? Com certeza tais tópicos afetam nosso ponto de vista em torno de cada situação, e nossas atitudes num todo.

Porém, será mesmo que só isso afeta nossa imagem perante a sociedade? Ou será que por vezes somos inconscientemente levados à fazer certas coisas, a agir, ou até mesmo à consumir? Muitos dirão que esta é a função do marketing, nos aguçar, e nos permitir atingir aquilo que a sociedade transmite como “o melhor”; ou opiniões capazes de atingir nosso cérebro tão profundamente que nos fazem sempre querer mais, ou mudar nosso jeito, nossa perspectiva nos fazendo então, fingir ou buscar outra realidade fora do nosso próprio domínio.

Algo que prestei atenção em meu dia-a-dia foi quando me vi gostando muito da cor azul, e no mês seguinte, esta cor foi ditada como “a cor” da estação; e todas as roupas, maquiagens e sapatos, possuíam um pouco do azul. Ou até quando fiquei completamente apaixonada pelo estilo Folk; e também no mês seguinte, esse estilo era moda, e tudo quanto é tipo de loja, presidiam de coleções Folk; onde gastei quase todo meu dinheiro! Ou seja, acredito que alguém por trás de tudo, cria algo qual nossa mente se alimenta sozinha pouco à pouco, até dar tempo de “dar o bote” e assim, brincar com nossa mente, nos tornando consumistas e previsíveis à desejar tudo o que vemos pela frente; e futuramente, até agir como alguém planejou. Como mágica.

~*~
Pois então, lhes desafio a dizer quem está por trás da chamada: “sociedade”. Esta palavra tem virado resposta para quase todas as perguntas feitas, adotadas e usadas pela própria sociedade. Onde ambas são ditas precisa e objetivamente, como algo existente de grande importância; porém por muitas vezes nosso cérebro não é capaz de discernir corretamente o que vem a ser.

Um exemplo; modelos ditadas como perfeitas, por possuírem o corpo perfeito, o cabelo perfeito, os olhos e feições perfeitos; são aceitas pela tal “sociedade” como perfeitas; enquanto, outra parte do mundo, onde a “sociedade” dita como os ‘normais’; também desejam ter seu modo de expressão e não querem que haja um padrão, qual inferioriza muitos. E quem quer lutar contra isso? A própria “sociedade”.

Ótima maneira de embaralhar a cabeça, não acham? Mas então eu digo; que vem a ter tanta importância a sociedade, sendo que a mesma não consegue nem possuir apenas uma convicta resposta e opinião sobre tudo? Porém, claro que há uma explicação. Exatamente pois cada um dentro da “sociedade”, possui sua visão própria; ou seja, sua pessoal visão sobre a chamada “sociedade”. E como num mundo onde cada vez mais buscamos nossos próprios interesses sobre tudo, e onde queremos que nosso próximo nos aceite sem ao menos levar em consideração a opinião deles (qual muitos veem como um insulto); a visão e valores de muitos podem estar do avesso. Isso perante a minha visão pessoal. Compreendem?

O que quero dizer, é que por mais que tentemos chegar à um consenso, onde todos resolvamos viver em paz, sem ciúmes, sem passar por cima dos outros para fazer de lei sua própria perspectiva, um mundo sem guerra, ou discussões entre fãs de Star Wars e Star Trek; nunca iremos conseguir nosso principal objetivo como “sociedade”; mas sim, como projetos individuais que vivem nela, pois tudo nesse mundo, existe para satisfazer nossas vontades como seres humanos, e buscar aquilo qual nós mesmos ditamos como certo para nós. Ou seja, a tal “sociedade”, qual busca um conceito de igualdade;  mas trabalha com artefatos que prejudicam este mesmo conceito, e cada vez mais buscamos aquilo que é imposto à nós.

Pois agora, tenho algo intrigante em mente. Para você (ou para sua visão de sociedade); onde se limita a tal? Você entende a “sociedade” como o que? Como uma visão única do mundo todo, ou de um continente, ou apenas de um país? Na fase de nossa primeira infância, enxergamos somente aquilo que está conosco 24h por dia, como nosso mundo e nossa pequenina visão sobra tal “sociedade”; e não entendemos muito bem os sinais dados pelo restante do mundo lá fora. Mas ainda existem, pessoas que entendem a mesma como apenas uma região, estado, cidade, ou bairro. E o mundo, a própria sociedade nos ensina, que com o tempo, a verdadeira sociedade, serão nos mesmos. Sozinhos.

~*~

Para mim isto vem a ser um pouco egoísta. A não ser que para você, este termo seja somente algo que defende um ponto de vista. Só sei, que Deus pregou a solidariedade; e enquanto houver pessoas ao meu redor, vejo-as com olhos de carinho, ouço-as e ajudo-as como Jesus faria. Ao próximo devemos transbordar amor; até mesmo à aquele qual nos vigia dia e noite e trama o mal contra nossas vidas; este sim precisa de muito amor, não acham?  

Independente do que para você é sociedade, independente do que ela prega, do que os outros pensam, e das injustiças que ela possui; veja-a com os olhos de Deus, e tudo então terá esperança, fé e amor. Onde o mais importante diante de tudo isso, será viver sem pensar exatamente em tudo isso. E sim, viver!

O que quero dizer, é que por muitas vezes estamos a procura de respostas para tudo; claro que fazer nossa mente trabalhar e estimula-la a pensar; irá nos ajudar muito! Porém, existe algo complexo em constate mudança, a qual vivemos diariamente sem percebermos; e se tentarmos desvendar o que hoje acontece, mês que vem já não terá mais sentido.

Então, viva, sonhe e acredite! Faça a diferença nessa sociedade!
Bjs: #SafiSaga

Comentários

Postagens mais visitadas