Extinção de Princípios e Valores


Contudo, sempre haverá um padrão...

 Seja ele qual aborda uma visão própria, ou algo imposto por alguma instituição, talvez até valores “humanitários”, aceitos pela sociedade como o “certo” a ser feito (assunto qual já tratamos aqui). Mas todos sabemos que nossos valores, são encontrados em nossa essência, qual acredito eu, já termos desde que nascemos; algo que pode vir a diferenciar, com certeza será a vida que cada um vai levar, e seu conhecimento, qual fundará sua base de pensamentos.

 Para quem não sabe o que se adequa à valores, hoje em dia, são temas como: moral, ética, respeito, integridade, humildade, disciplina, cooperação,  solidariedade, responsabilidade e tantos outros; quais demonstram a imagem do “bom cidadão” à sociedade.

~*~

 Muitas instituições, como a igreja, a escola, o ambiente de trabalho, convivência familiar; enfim, nomes dados pela sociedade, caracterizando um grupo de pessoas; tendem à ter seus princípios e valores, qual à base pode ser diversa. Algo talvez seja imposto dessa forma, por abranger um ciclo cultural, ou para manter o padrão original; entre outros vários motivos.

 Mas isso sim, de certa forma está errado. Com toda a certeza, devemos ter, possuir algo que nos ensine o que é certo e errado, e ter consciência de nossa utilidade e no que podemos melhorar em nossa convivência social e deveres como ser humano; porém, as vezes seguimos aquilo que defende um ponto de vista, qual por muitas vezes discordamos em muitos aspectos; e o padrão de valores, torna aquilo algo monótono, qual fazemos por obrigação; nos tornando assim, hipócritas!

 Minha intenção não foi ofendê-los, pelo contrário; quero mostrar à vocês, que os verdadeiros valores são aqueles que se encontram em nós, e ao nosso redor; em meio à sorrisos, e atos corajosos, amorosos, felizes, quais buscam o principal objetivo da vida, acreditando e buscando sua fé! Onde a minha, com toda a certeza, é a vida com Deus!

~*~

 Tocando agora, em um ponto talvez crítico; venho falar da desigualdade social. Sei, que todos, pelo menos a maioria tem consciência de que o mundo nunca irá presidir de um padrão de vida igual para toda a humanidade; pois se isso um dia acontecer, a busca, o ideal de muitos, seria inexistente; além de ainda ser injusto em certos pontos de vista. Pois acredito que todo mundo deve receber aquilo pelo qual mereceu; pois o reconhecimento também é um ato de humildade, que é dito como um valor humano. Mas, mesmo em situações assim, ainda existem aqueles quais acham que merecem algo sem ao menos ter feito nada para tal reconhecimento, ou alguns que se esforçaram tanto, porém, por não atuarem de certa maneira, em algum ponto social dito como “mais importante”, não recebem este mérito; ou também a injustiça, onde este qual não merece receber nada, acaba recebendo por ter certo status, ou a famosa “gambiarra” praticada em várias situações.

 O que não tenho capacidade para entender as vezes, é a questão onde muitos tem pouco, e poucos tem muito. Para mim, o querer ajudar, o praticar de valores, vai de cada um; então, que possamos fazer o que podemos nessa situação, não nos culpando por estar acontecendo tal coisa, porém fazendo aquilo que está ao nosso alcance para ajudar, e começar de nós mesmos esta tal “diferença” que buscamos; pois a desigualdade existente neste mundo, não é culpa da inversão de valores de um indivíduo, mas sim, de um empilhado de valores invertidos de uma sociedade num todo! Podendo ser em partes diferentes, porém mesmo assim, agindo de má fé. Claro que os verdadeiros culpados disso, podem ser os administradores do “sistema do mundo”; aquele qual, estamos cansados de ouvir e argumentar; eles sim, devem fazer alguma coisa; as vezes até tentam, porém existem meios hoje em dia de burlar qualquer situação a favor próprio; por isso a desigualdade é vista de longe por todos nós! Pois além dela existir dentro dos mandantes das leis; também é praticada pelo povo, onde o mesmo até querendo pronunciar uma injustiça, age de forma mais desigual do que ele mesmo foi tratado. Pagar o mal, com o mal; não nos levará à nada!

***

 Outro ponto que muito me intriga; é o preconceito. Ao pensarmos nesta palavra, automaticamente, nossa mente pensa no Preconceito Racial; porém, são inúmeros os preconceitos que a sociedade criou! O preconceito com as mulheres, com o corpo de cada um, com a forma de falar, com a classe social; enfim, muitos outros quais abrangem desses conceitos pré-formados em nossa cabeça. Já pensaram em como se sentiriam, ou o que fariam se fosse você no lugar do outro? Se fosse você à receber esta crítica e este pré-conceito que formou? Se fosse você a ser obrigado a aceitar seu lugar, diferente de todos, somente porque é ditado como “diferente” no ponto de vista da maioria da sociedade? Pois bem, se depois de ter se colocado no lugar do próximo, ainda continuar agindo dessa forma, meu amigo... Enxergo um problema dentre seu valores hein. Todos somos iguais por dentro, temos um coração pulsando, e também sentimos o amor, sentimos dor...  Mas o que realmente quero dizer, é que todos podem ter o ponto de vista que quisermos, porém, os valores devem existir em nossa conduta; não sendo então porque não concordamos com tal ato, agir de forma maldosa perante a esta pessoa, mas sim respeitar o direito dela. Compreendem? Pois nosso direito acaba, assim que começa o do outro, devemos compreender isto e tratar todos com respeito; mais um valor do ser humano.

***

 Por último, gostaria de anunciar por apelos da natureza. A consciência humana para com o meio-ambiente. O ser humano hoje, pensa que a natureza foi feita para o próprio consumo, e para depositar resíduos; poucos optam pela prática de reciclagem, ou economizam água, ou sequer ajudam a camada de ozônio, adotando hábitos sustentáveis de vida. Não estou pedindo para que mudem radicalmente seu estilo de vida, e se preocupem somente em cuidar da natureza, nem nada disso; até porque, se você já preside deste chamado, se isso já faz parte de você, obviamente já deve ter pensado em algo assim, e já pratica imagino; pois não desejo influenciá-los, se em suas mentes, isso não for dessa forma. Porém, é nosso dever como ser humano, cuidar do ambiente em que vivemos; pois se não fizermos isto, ele se vai, e nós iremos junto; não espere ver alguma má notícia sobre o que acontece de ruim no mundo, para mudar sua atitude, mas sim, mude por você mesmo! Pratique a cooperação, outro valor do ser humano!

***

 Bom, eu disse que meio ambiente seria o último ponto, porém este me fez lembrar de um bem importante também; o dos animais. Vários espécies extintas, e muitas das que sobraram já estão quase tendo o mesmo fim. Nossa consciência como seres humanos, pode ir além de uma sociedade de seres humanos, e nos capacita a enxergar a necessidade do outro também. Muitos devem pensar que os animais não são de grande importância, que a extinção deles não afetou sua vida, e que eles são um meio de saciar nossa vontade carnívora; mas agora digo, que se este não tivesse importância, ele nem mesmo existiria! Pois tudo o que existem, tem algum motivo, e faz parte de algo importante e necessário; claro que alguns animai servem como alimento, até porque, por vezes também somos ditos como “animais”, e carnívoros, ou seja, faz parte da cadeia alimentar; e por mais que não venhamos a nos sentir abalados pela falta deles, saiba que a natureza sente, e muitos outros animais também; ou seja, se não é importante para você, não significa que não seja também para o restante do mundo.

 Em alguns países, se é tradição matar, ou se alimentar se certos animais nada comuns; somente por vício alimentar, ou para fabricação de adereços e roupas; vejo isso como algo desumano, pois muitos podem dizer que faz parte da cultura, e que antigamente eles passavam fome, por isso se alimentam de tal; porém esta fase já passou, e hoje em dia encontramos variados alimentos de fácil acesso; ou seja, se torna uma prática desnecessária. Claro que existem as exceções, por ser talvez um povo precário, tanto economicamente, quando conceitualmente (resultado da desigualdade social). Mas se você que está lendo isso, possui conhecimento do mal que estes atos causam, e tem condições razoavelmente “boas”; comece a praticar e a ver de forma diferente; pois é uma questão humanitária; novamente, valor do ser humano.

~*~

 Eu sei que ainda existem vários outros assuntos que abordam valores; mas não poderei falar de todos, me desculpem; porem acredito que como bons cidadãos, e com base no que acabaram de ler, com toda a certeza podem exercer uma visão mais crítica à ramos deste assunto presentes na sociedade.

 Então galera, o que podemos aderir à nosso conhecimento com base nessas atitudes tão presentes atualmente?

Desigualdade social: Se colocar no lugar do outro, não pagar o mal com o mal, e praticar a igualdade.

Preconceito: Todos dever ter liberdade de expressão (moderada), nosso direito acaba, quando começa o do outro, devemos praticar o respeito.

Meio ambiente: Não espere que todos mudem, mas sim, mude por você mesmo; devemos praticar a cooperação.

Animais: Se tal causa não afeta diretamente à você, pare de pensar em si mesmo, pois se não é importante para você, não significa que não seja para o restante do mundo; pratique a questão humanitária.

~*~

 Espero que tenham gostado, e coletado aquilo que para vocês foi importante; também peço desculpas se em algum ponto vos ofendi, lembrando que são conceitos baseados em várias opiniões, porém escritas por mim, qual possuo uma opinião pessoal também. Agora poderão avaliar seus valores, e fazer o melhor de si para mudarmos este mundo! Pois sabem, a mudança começa em cada um de nós!
Por: Safira Ferreira dos Santos

 
Bjs: #Safisaga

Comentários

Postagens mais visitadas