Música da Semana #2

Rookmaaker - Palavrantiga


Boa tarde, galerous!
Já gostaria de deixar claro novamente (para quem não sabe) que sou cristã, então terão músicas gospel aqui sim! hehe
Bom, a música dessa semana é nacional, por mais que eu particularmente ouça mais músicas internacionais, algumas desse Brasil valem à pena hehe e essa com certeza é uma delas!
Rookmaaker é uma música do álbum "Esperar é Caminhar" do Plavrantiga. Uma banda cristã brasileira, de rock alternativo que nasceu em meados de 2007 e permaneceu até 2014, pois o vocalista e letrista Marcos Almeida saiu da banda neste mesmo ano após terminar a turnê Sobre o Mesmo Chão em Julho.
O nome desta obra vem de um escritor Holandês Hans Rookmaaker que se converteu ao cristianismo. Diria que essa música é um tanto polêmica, pois ao analisarmos a letra, podemos abstrair que a verdade é dita, e há críticas comportamentais também, de uma forma poética e nitidamente enfatizando formas artísticas e usando-as como referência.
Na primeira parte da música, quando cita duas figuras importantes da literatura, em que podemos ver que se refere à "escrita/leitura" ele lança um contraste entre o Cristão e Ateu; pois afirma ler o autor cristão enquanto os outros leem o que o filosofo ateu representante do existencialismo escreveu. Depois referindo-se à "ouvir/música", afirma cantar Keith Grenn cantor gospel americano, e nos questiona sobre o que cantamos; assim como em "artes visuais" diz ficar com a escola de Rembrandt que foi um pintor holandês, conhecido por pintar cenas da Bíblia, enquanto ficamos com o Dadaísmo de Berlim movimento qual questiona a própria existência; e a última "artes cênicas" em que diz montar um paradoxo no palco, que seria expor opinião e críticas sobre contradições, e que andamos à zombar da Cruz que seriam o descrentes à palavra, que a ridicularizam, não só em fala mas também em ações (como podemos ver com pessoas que se dizem cristãs e até vão pra igreja, mas não vivem nada do que acreditam). E assim terminam suas comparações, em que podemos ter total reflexão do que seguimos, somos, acreditamos, quais são nossas prioridades e se fazemos jus com nossas atitudes, à representar Jesus. Pois ele repete na música "a cidade foi tomada pelos homens, na cidade dos homens (insere a forma de arte que faz a comparação, em determinadas partes da música)." Pois podemos estar néscios, surdos, cegos, mudos para Deus, e tomados pelo o que o mundo dita e oferece, sendo aos poucos levados à uma diferente Cosmovisão e deixando nossa fé somente para momentos difíceis.
O que mais me amedronta, é que de uma forma tão bonita, ele descreve a hipocrisia existente hoje em muitas igrejas e com muitos fiéis. É uma música muito boa, para refletir. O refrão também, quando diz para jogar tudo pra fora, que a verdade apressa a hora, revelar a vida nova e abrir nossos olhos. Quer dizer, do que mais precisamos quando já sabemos a verdade? Que Deus possa revelar à nós, que possamos enxerga-la, que não podemos mais perder tempo com coisas "mundanas" que achamos não ser nada demais, quando já sabemos da verdade, a verdade nos apressa, não há como conhecer a verdade e ainda assim querer desfrutar de coisas que não nos irão edificar. Ele nos chama de volta, quer que venhamos à nascer novamente à cada dia! E isso é muito lindo <3

Bom, acho que falei demais, expus até meu ponto de vista hehe Agora irei deixar para vocês a letra e o vídeo, espero que gostem! Onde de uma forma singela e inteligente, se encaixam perfeitamente todas as coisas em um arranjo divertido! Reflitam.


Rookmaaker
Palavrantiga
Eu leio Rookmaaker, você Jean-Paul Sartre
A cidade foi tomada pelos homens
Na cidade dos homens tem gente que consegue ler
Mas os outros estão néscios pra Ti
Eu canto Keith Green, você canta o quê?
A cidade está cheia de sons
Na cidade dos homens tem gente que consegue ouvir
Mas os outros estão surdos pra Ti
Vem, jogando tudo pra fora
A verdade apressa minha hora
Vem, revela a vida que é nova
Abre os meus olhos agora
Eu fico com a escola de Rembrandt
Você no dadaísmo de Berlim
A cidade está cheia de tinta
Na cidade dos homens tem gente que consegue ver
Mas os outros estão cegos pra Ti
Eu monto o paradoxo no palco
Você anda zombando da Cruz.
A cidade está cheia de atores
Na cidade dos homens tem gente que consegue dizer
Mas os outros estão mudos pra Ti
Vem, jogando tudo pra fora
A verdade apressa minha hora
Vem, revela a vida que é nova
Abre os meus olhos agora
Toda vez que procuro pra mim algo pra ler
Ouvir, olhar e dizer
Senhor sabe o que eu quero
Não me furto a certeza: és a Vida que
eu quero
Bjs: #SafiSaga

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas