Chá de Letras #2

Fortaleza Digital - Dan Brown


Boa tarde, galerous!
O livro escolhido dessa semana, é aliás de um autor que eu curto bastante, inclusive algumas obras dele já foram adaptadas para filmes, como: O Código Da Vinci (2006), Anjos e Demônios (2009) e Inferno (2016). Cujo os livros aliás, recomendo também!
Bom, estou falando do renomado escritor norte-americano Dan Brown, famoso por obras que misturam a fantasia com a realidade, onde devemos tomar cuidado, pois podemos nos confundir em até que ponto é real ou não (sim, bem loko), por isso temos de ter uma certa base e em alguns livros até entender mesmo o assunto tratado antes de ler, pois poderá gerar confusões as vezes dependendo rs. Tem principal foco a ficção, tecnologia e história.
Essa obra lançada em 1998, primeiro livro do autor inclusive, em específico contém uma veia mais tecnológica, que se difere um pouco do que já imaginamos de Dan Brown, onde em suas obras mais famosas (Código Da Vinvi, Anjos e Demônios...) nota-se uma presença mais histórica, artística e até filosófica, por narrar aventuras lendárias de "Robert Langdon", professor especializado em simbologia e história da arte, seu personagem mais famoso. Essas obras contém historias cheias de detalhes, quase com um enredo cinematográfico, bem dinâmico.
E outra diferença também, é que em "Fortaleza Digital" a protagonista é uma mulher, Susan Fletcher, melhor criptóloga da NSA, uma mulher forte, esperta, determinada e muito inteligente. Bom, sobre o enredo, tudo começa pois um ex-funcionário da Agência, Ensei Tankado, resolve se vingar dos EUA, mandado para eles um algoritmo de encriptação qual ele mesmo desenvolveu e é praticamente inquebrável, chamado por eles de "Fortaleza Digital". Ele envia esse código para o TRANSLTR, computador superpotente da NSA, qual quebra vários códigos em segundos, porém, sendo esse enviado por Tankado muito difícil, se tal não for quebrado inutilizará a máquina. Tankado conta com North Dakota para tornar seu plano possível, que seria fazer "Fortaleza Digital" público, caso este morra. E isso realmente acontece, Tankado morre misteriosamente, provável que de ataque cardíaco, numa praça na Espanha, enquanto tenta chamar a atenção das pessoas ao seu redor para o anel que estava em seu dedo, sendo a chave para desativar o "Fortaleza Digital". Logo, Trevor Strathmore vice diretor da NSA, chama David Becker aliás, noivo de Susan, para ajudar indo até à Espanha, a procura do anel. Logo David e Susan tem a missão de encontrar tal anel e disseminar a existência do "Fortaleza Digital", mas isso, sem saber com quem realmente eles podem contar e tendo que desvendar pistas inimagináveis, quais envolvem muitas pessoas durante o trajeto.
Bom, alguns acham que Ensei Tankado apenas queria proteger a privacidade dos usuários da internet, onde a própria NSA tinha todo o controle, acham que ele era pacifista e que os agentes trabalhavam sem saber o real motivo qual o TRANSLTR continuava funcionando. Mas ai fica a critério do leitor escolher de qual lado ficar, pois não podemos esquecer que isso só ocorreu por vingança de Tankeda, porém ele tinha seus motivos contra a NSA também. Sabem, acho que estou confundindo ainda mais à mente de vocês hahah isso porque é apenas o primeiro livro de Brown no Blog! Qual contém menor quantidade de detalhes comparado às aventuras de Langdon, imagina os outros então, pois é.
Constatamos então que "Fortaleza Digital" é uma leitura mais simples (sim, sendo de Brown sim, acreditem rs), bem agradável, e como em todas as obras do autor, te prende muito do início ao fim; cheios de curiosidades artísticas, históricas, cientificas, e até sobre algumas personalidades muito importantes durante a história, como: Da Vinci, Newton, Dante, Rafael, etc; e até acontecimentos históricos, como: surgimento dos Iluminati, Maçonaria, Cruzadas, etc (pois é, bem polêmico rs, terão mais outros livros dele aqui quais se tratam destes assuntos hein).
Enfim pessoal, é um livro bem intenso e O "diferentão", sendo de Dan Brown hehe, qual eu considero de verdade um ótimo escritor, bem dinâmico e cativante. Espero que tenham curtido! E não esqueçam de deixar suas opiniões ;)










Partes do livro que gostei:


"Dizem que, quando chega a hora da morte, tudo se torna claro. Ensei Tankado sabia que agora isso era verdade. Quando caiu no chão com fortes dores, apertando o peito com a mão, percebeu a dimensão terrível de seu erro.
Algumas pessoas se aproximaram, cercando-o e tentando ajudar. Mas Tankado não queria ajuda. Era tarde demais.
Levantou a mão esquerda, tremendo, e esticou os dedos. Olhem para a minha mão! As pessoas em volta olhavam, mas ele percebia que não estavam entendendo.
Em um de seus dedos havia um anel dourado entalhado. Por um breve instante, as inscrições do anel reluziram ao sol da Andaluzia. Ensei Tankado sabia que seria a última vez que essa seria a última luz que jamais veria." - Prólogo


"Uma noite, durante uma apresentação do Quebra-nozes na universidade, Susan escreveu para Becker sua primeira mensagem encriptada, usando um código básico. Ele ficou sentado durante todo o intervalo refletindo sobre a mensagem de 20 letras:


ENH ANL SDQ SD BNMGDBHCN


Finalmente, pouco antes de as luzes se apagarem para a segunda parte, ele compreendeu. Para codificar a mensagem, Susan havia simplesmente substituído cada letra do texto pela letra anterior do alfabeto. Para decifrar o código, tudo que Becker tinha a fazer era trocar cada uma das letras pela seguinte: A virava B, B virava C e assim por diante. Ele rapidamente fez isso com outras letras. Nunca imaginou que breves palavras pudessem deixa-lo tão feliz:


FOI BOM TER TE CONHECIDO


Ele rabiscou rapidamente sua resposta e deu o papel para Susan:



SZLADL ZBGDH



Susan leu e corou." - pág 23, 2º parágrafo.


"Um tiro atingiu um azulejo pouco atrás dele. Pequenos fragmentos voaram de encontro à sua nuca. Jogou-se para a esquerda, em outra ruela. Ouviu sua própria voz gritando por socorro, mas, a não ser pelo som de passos e de sua respiração acelerada, o ar da manhã permanecia morbidamente silencioso" - pág 226, 3º parágrafo.


"Havia um anel dourado junto com os papéis. Nele estavam gravadas palavras que Numataka não compreendia. Não fazia diferença, as palavras já não tinham sentido algum para Numataka. Ele havia abandonado seu único filho. Agora um destino cruel os havia reunido pela última vez." - pág 297, 5º parágrafo.




Bjs: #SafiSaga










Comentários

Postagens mais visitadas