Máscaras

Qual 'eu' serei hoje?

 
Claramente viver num mundo de ilusões não está sendo totalmente errado. Por vezes nós mesmos nos pegamos tentando nos moldar à algo que acontece, ou aumentado à favor deste algo o peso que ele não vale; demonstrando ser o que realmente seria bom, na nossa visão e na de muitos, sendo que isso sequer fará diferença para eles, e sim somente os fará querer ser ainda mais do que demonstramos ser.
É uma troca, uma hora você pode aparecer, depois não. Sempre querem te ver bem, mas talvez nunca melhor do que eles. Há momentos para tudo, e sempre terá algo que irá te superar; o mundo não se satisfaz rapidamente, mas sim está propenso à mudanças que nem sequer sabíamos ser possíveis. Podemos dizer que tudo isso é culpa da tecnologia, globalização, modernidade, sociedade e blá blá blá. Mas quem dá valor à eles somos nós, quem escolhe e aceita ser moldados assim somos nós, quem os segue de corpo, alma e paixão... somos nós!
Pense, o mundo é uma constante. Vive girando, nenhum dia é como o outro, pois nós os fazemos diferentes; mas ele continua lá, sendo ele há séculos. Dias de sol, dias de chuva, são indiferentes para aquele que sabe que terá o mesmo percurso todos os dias. O poder está em nossas mãos, e parece que quanto mais sabemos, mais destruímos. Quantas, pense em quantas vezes já não pensou que é melhor não saber de muitas coisas, melhor poupar seus pensamentos do que saber demais e se sentir intimidado, tímido, incapaz, ou até se surpreender com sua indiferença. Nunca somos os mesmos, segundo por segundo podemos nos tornar diferentes, pois fomos feitos para evoluir, porém cada um atribui valores à si e as coisas, até pessoas, e isso acaba gerando efeito em sua "evolução"; logo podemos voltar no ponto inicial, que seria avaliar à que estamos dando prioridade, porque queremos mudar tanto, porque queremos tanto ser aceitos e melhores. Vale à pena? Impressionar talvez, se sentir bem consigo mesmo...? Há coisas que realmente trazem beneficio à saúde psicológica de cada um, e varia de pessoa para pessoa, só não podemos deixar que isso ultrapasse limites, pois há ilusão, e as vezes quanto mais pensamos estar crescendo, mais estamos nos afundando e caindo numa confusão metafórica.
Enfim, desabafo feito, vamos falar sobre máscaras.
O que entende por isso? Algo para esconder, privatizar, criar uma outra identidade, diversão, ilusão... Sim, existem aquelas que podem até ser consideradas boas, ou melhor dizendo, necessárias. E aquelas que querendo ou não são como utensílios sutis que o ser humano usa para satisfazer o próprio ego, seja lá qual for o motivo ou qual o resultado irá gerar.
Máscaras podem ser definidas por uma maneira que precisamos exercer, como por exemplo: ser aluno, filho, irmão, neto, cliente, passageiro, etc. No mesmo dia eu digo, somos vistos por pessoas dessa forma, logo podemos atribuir certo tipo de comportamento para cada uma delas, afinal são bem diferentes; todas as pessoas esperam algo de nós e também nós esperamos delas, isso molda nosso jeito de agir, pensar e se portar como tal (a não ser que envolva sentimentos, como no caso de 'família' por exemplo, onde podemos nos tornar mais livres para ser quem somos, ou na questão da amizade também, há pessoas que conseguem ser bem abertas com outras nesse quesito).
Também podem ser por assumirmos uma postura à cada dia, vejamos... Tudo é uma escolha, sei que sentir por vezes não é, mas agir sim. Podemos escolher agir de acordo com o que sentimos, escolher agir pelo lado mais fácil, difícil, escolher agir conforme a lógica, escolher a atitude vir de alguém para depois agir. E afins. E isso não é ruim, temos liberdade de escolha, porém se torna ruim quando acabamos escondendo demais, pois em alguns casos gera um resultado negativo em nosso emocional. Pode até se tornar um vicio, onde nem você mesmo se aceite como é, por já estar acostumado demais em se esconder o tempo todo e com todo mundo.
E enfim, chegamos às nossas máscaras mais conhecidas. A tal "falsidade". Acho forte resumir esse conceito nessa palavra sendo que o mesmo é muito amplo. Bom, presumo que todos conhecem alguém ou já ouviram falar de uma pessoa que não era quem dizia ser, ou não era quem demonstrava ser. Seja isso usado como uma forma de esconderijo, como disse à cima, ou realmente com fins para o mal. Quero dizer que enganar alguém já mostra que a própria pessoa não tem uma real personalidade e caráter, pois não é algo que se faça (a não ser que tenha um motivo sério, mas não é o caso que estamos falando agora). Perder sua identidade em prol de alguém não é qualquer coisa, as vezes querendo enganar você só demonstra o quanto aquela pessoa tem valor pra você e não o contrário. Pense. Analise só suas atitudes perante ela, todo o gênero que acaba fazendo, toda vida que acaba demonstrando só para 'esfregar na cara' de alguém; isso é se importar sim, e nem perto de ser pouco.
O problema hoje em dia, é a aceitação. Primeiro de si mesmo, depois das pessoas. Na verdade muitos perdem ser aceitos por si mesmos porque acabam valorizando mais a aceitação das pessoas. Ou acabam se perdendo em aceitar a si mesmos por influência, como por exemplo não se achar bom o suficiente para nada, querer sempre ser alguém diferente, o que acaba por vezes destruindo sua própria identidade, e nem você mesmo irá se reconhecer depois de um tempo. Atitudes e situações podem sim mudar quem nós somos, é natural, constante crescimento como eu disse. Mas não podem ser manipuladas, pois assim nunca levaremos uma vida verdadeira, e isso é perigoso.
Causa desanimo, depressão, ódio de si e das pessoas, raiva por não ser de tal jeito, intrigas por ser obrigado à assumir tal papel algumas vezes, entre outras coisas.
O "seja você mesmo" já está passando o cargo para: "descubra quem você verdadeiramente é". Porque muitos ditam ser de uma forma que não são, escolhem demais, mesmo quando não há necessidade, e escolhem o que não deveriam nem pela lógica nem por sentimento. Mas para poder satisfazer alguém, ou pode até satisfazer a si mesmos, mas muitas vezes isso vem encoberto de realizar tal por algo ou alguém, nunca inocentemente.
Nosso verdadeiro eu, nossa verdadeira identidade está em Deus.
Já provou Tua presença? Já conheceu realmente quem Ele é? Então não precisa ficar experimentando mais de tantas outras coisas só por aceitação ou vontade de saciar uma vontade em si que não é do bem.
Seu caráter é bom, toda a perfeita conduta, todas as regras provém de quem Deus é. Siga o exemplo dEle e cresça. Como ser humano, como pai, mãe, irmão, profissional, jovem, etc. Ele é exemplo para todos em todas as situações, independente do que for.



O QUE JESUS ESCOLHERIA?



------------------------------------------------------------------------------------------


Bom, espero que tenham gostado! Comentem suas opiniões e digam se concordam ou não, lembrando que farei mais textos sobre assuntos assim, durante a semana em dias aleatórios.

Bjs: #SafiSaga


Comentários

Postagens mais visitadas