Sendo Descartáveis

Dependência emocional.

Não estou aqui para falar sobre isso exatamente agora, quem sabe um outro dia. Mas sim, o outro lado deste famoso caso.
O que tenho à dizer, é o que por vezes podemos passar por algo, sem nem perceber o quanto isso nos desgasta. Sem nem perceber o quanto somos descartáveis o tempo todo dependendo das pessoas que nos relacionamos, no quesito amoroso, profissional, social. Enfim.
Existem diversas situações, e uma delas, é a dependência emocional. Não nossa, mas das pessoas à nossa volta.
Talvez você tenha um alguém, que dependa de você, sua provação, que possa ser visto até como algo positivo; mas ao passar dos dias, você sente essa pessoa longe, sente que ela foi buscar o que via em você, com outras pessoas, sem nem te dar satisfações ou falar um 'obrigado'. Assim, te descartando. Pode nem se sentir mal por isso, ou sim; porém é nítido o fato de que quando somos vazios, ou cheios de uma coisa só sem crescer, à nossa volta todos podem desaparecer. Também, há casos negativos de primeira, onde a pessoa deposita o que quer ser em você; no seu agir, no seu fazer, em suas palavras, no seu jeito, nos seus utensílios, até em sua aparência e amizades talvez; onde você acaba se tornando o 'reservatório' desta pessoa, e ela só consegue evoluir e agir, se tiver você como motivação, e esta pode ser tanto ruim quanto boa; como se você fosse um exemplo, ou um alguém que esta pessoa precisa superar o tempo todo; logo se inicia um ciclo, onde sempre terão pessoas como você à quem ela precise superar, imitar.
De ambas as formas, se torna desgastante.
Digo que talvez, a maioria destas pessoas seja dependente emocional, qual só se sentem bem vendo os outros abaixo delas, mesmo que seus objetivos de vida sejam distintos; isso as cega e por vezes. Outrora elas dependam de aprovações e aceitação.
Mas estamos aqui para falar de nós, como nos tornamos descartáveis.

Como sobreviver à essa realidade tão dura que pessoas assim nos colocam?
No meu caso, não ligo muito. Não que eu seja fria ou coisa assim; mas sim, pois consigo esquecer, além de que coloco minha confiança em Deus, no amor; ou seja, nas pessoas que sinto realmente amar e vejo a reciprocidade, nas coisas que amo fazer, lugares que gosto de ir; sem esperar atitudes de outros, por mais que um dia já tivessem sido próximos; eu sinto quando é de verdade, ou seja, quando não é, não me afeta.
Mas sei que muitos, se sentem abandonados, tristes e traídos. Talvez desconfortáveis e acreditem, o máximo que eu sentia era desconforto por pessoas deste segundo tipo de citei mais à cima. Porém, devemos olhar para todos com olhos de amor, esperar que um dia essa dependência cesse, ou que elas enxerguem realmente quem são. Pois as consequências chegam, e não somos nós que iremos pagar por feitos assim, mas elas.
Então, não se deixe levar, nem mude suas atitudes por isso. Por mais que não entendam, que fiquem perdidos ou com raiva. Respirem fundo, e continuem firmes. Deus sonda e conhece o coração de cada um, sabe nossas intenções para com o próximo, e como é justo, dita as consequências equivalentes à cada caso. Se por ora começarmos à agir diferente, como numa disputa, ou se escondendo do mundo por ações sofridas; iremos nos tornar dependentes também, e isso não atrapalhará somente à nós, mas  tudo à nossa volta. (Assim como pudemos notar pelo motivo que nos deixastes dessa forma) 
Iremos nos cegar juntamente à esse tipo de pessoas.
Mas isso não deve acontecer.
Temos que deixar os olhos bem abertos e enxergar aquilo que realmente somos, o valor que realmente temos. Ninguém pode nos esvaziar, se aprendermos à nos dar o real valor, se seguirmos em frente e a cada dia nos enchermos mais! Dessa forma nunca iremos parar; e é assim que deve ser.
Se preencha de Deus, prove do amor dEle e verá que não há como algo assim ter fim, é lindo. Reconheça sua face e seu ser em Deus, e verá o quão lindo és e o valor que tem.
Faça isso, você sendo dependente ou quem lida com dependentes assim.
O amor cura.


---------------------------------------------------------------------------------------


Bom galerinha, poderia falar mais e mais sobre isso, porém uma hora tem que acabar ne! haha Para deixar claro, hoje o foco não foi dependência, mas sim, como dependentes emocionais deixam as pessoas à sua volta. Como tais se sentem, quais as situações encontradas e vividas. Bem, espero não ter ofendido ou falado algo ruim, porém são coisas nítidas que posso ver hoje em dia.
Espero que tenham gostado! Deem suas opiniões!

Bjs: #SafiSaga

Comentários

  1. Em Cristo a nossa identidade é revelada e podemos nos sentir completos sem sermos dependentes de coisas terrenas.

    Gosto do seu ponto de vista!
    Jesus é bom demais.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas