Foco No Papel - Física

FÍSICA - Cinemática Escalar

Olá! Sejam muito bem vindos à nova matéria semanal #FocoNoPapel <3
Como já sabem, são breves resumos e explicações de determinadas matérias para vestibulares, escola, curso, enfim. Vou começar com "Física", pois além de ser uma matéria que gosto muito (e está no meu cronograma pessoal de estudos hoje haha), também é uma das mais 'sofridas' para muitos durante o Ensino Médio ou na fase de Cursinho.
Bem, o primeiro assunto à ser tratado é:


-Cinemática Escalar Inicial :D 
Esse ramo da Física estuda o movimento dos corpos sem considerar o que os levou à isto, mas sim, somente descrevendo-os através dos fenômenos: velocidade, posição e aceleração. E existem os conceitos iniciais que são estes à seguir:

*Referencial = Onde a localização de um 'corpo', depende da referência escolhida, à posição de outros 'corpos'. Por exemplo: A Terra, é ditada como terceiro planeta do sistema solar, pois pega como referência o Sol; porém, pegando qualquer outro planeta de referência, mudaria a posição da Terra e dos outros todos.

*Movimento = Não existe movimento absoluto; neste caso depende do 'móvel' utilizado como referencial. E se da, à partir do momento que a posição do 'corpo' muda, no decorrer de um tempo em relação à referência adotada. Como por exemplo: Vários automóveis andando numa avenida comparado à uma pessoa que espera no ponto de ônibus os observando. 

*Repouso = Também não existe repouso absoluto, dependendo do referencial. E acontece quando sua posição permanece constante no decorrer do tempo em relação à referência adotada. Dado o mesmo exemplo do anterior, neste caso estaríamos falando da pessoa que espera no ponto. Sendo assim, o oposto de "Movimento".

*Trajetória = É o caminho que o móvel percorre, também dependendo da visão de um referencial. Como neste clássico exemplo: Um avião numa velocidade constante abandona uma carga durante o voo; para ele a trajetória da carga seria retilínea, pois estará em linha reta; já para algum observador qual venha à olhar debaixo estando no solo, a trajetória é curvilínea, fazendo uma curva.

*Espaço (S) = O valor numérico, que indica a trajetória de um 'móvel'. Por exemplo: Uma moto que esteja à 20Km do seu ponto inicial (marco zero), podemos dizer que seu espaço é de S=20Km

*Deslocamento Escalar (ΔS) = Seria basicamente a diferença entre o espaço inicial, do espaço final. Suponhamos que um uma criança esteja pulando de piso em piso, porém ela começa a contar à partir do 2, e para no 5; sendo assim, seu deslocamento seria de 5-2=3.

*Velocidade Escalar Média (Vm) = É definida através da razão entre o "Deslocamento" (anterior) e o Intervalo de Tempo (Δt). Por exemplo, um carro parte de de um uma cidade à outra em 5h, sendo que o "Espaço" (S) entre as cidades é 500Km; dada a fórmula V= m/s (movimento/tempo) a Velocidade Escalar Média seria de 100Km, pois ficariam dessa forma V=500/5=100. Mas isso corresponde a velocidade exata que deveria ser, pois durante o real trajeto, o carro pode ter permanecido constante e mudado a velocidade à todo instante.

*Velocidade Escalar Instantânea (V) = Como disse anteriormente, a velocidade de um carro muda à todo instante; porém, o (V) determina especificamente um determinado ponto da estrada, como no velocímetro. Temos como exemplo um automóvel que aumenta sua velocidade de 10 em 10 à cada 30min; dessa forma, após 120min (se passado 4 vezes 30min) considerando 0Km o ponto inicial, nestes 120min especificamente o automóvel estaria à 40Km/h. (Também existe a equação da velocidade, que determina a velocidade de um corpo à qualquer instante.

*Aceleração Escalar Média (am) = Se define através da relação entre a variação da Velocidade Escalar e o Intervalo de Tempo. A rapidez com que a velocidade muda. Suponhamos que um ônibus está a 30Km/h e de repente o motorista acelera e vai para 50Km/h em 5 segundos; pode-se dizer que o onibus variou 20Km/h em 5 segundos, ou fazendo a divisão de 20/5, variou 4Km/h à cada segundo.

*Movimentos = No movimento acelerado, é quando a Velocidade Escalar Instantânea é crescente ao passar do tempo; por exemplo uma moto que acelera o movimento andando 10km à mais à cada segundo. O movimento retardado é quando essa mesma velocidade é decrescente ao passar do tempo; como uma moto andando 5Km à menos à cada segundo. Já o movimento uniforme é quando a velocidade permanece constante (sobre este movimento MU, teremos uma matéria só dele mais pra frente :D)

-----------------------------------------------------------------------------------------

Então galera, este é quase que o meu resuminho de estudo haha Espero que tenham gostado :) Ah, e não se esqueçam de fazer exercícios sobre hein, é muito importante! Se sentiram falta dos números, lembrem-se que como eu disse no post, em exatas o foco será mais na teoria; mas se pedirem, posso fazer alguns só de prática, com contas e fórmulas explicando melhor!

Por hoje é só, mandem sugestões, críticas, etc; ficarei muito feliz em saber! E me desculpem qualquer coisa, é a primeira vez que tento expor um resumo, sendo de exatas pode acabar confuso ou algo assim, mas com o tempo pretendo melhorar!

Bjs: #SafiSaga

Comentários

Postagens mais visitadas