Foco no Papel - Literatura

Humanismo - Escola Literária

Olá coalinhas,
Hoje falaremos um pouco sobre Humanismo, ou conhecido como Segunda época Medieval, qual marca o período de transição entre o Trovadorismo e o Classicismo. 
Por volta do século XVI, houveram mudanças econômicas e sociais que fizeram o pensamento na Alta Idade Média, tornar-se diferente. Com a decadência do Feudalismo, a nova classe burguesa; qual crescia ainda mais por conta de desenvolvimentos tecnológicos e industriais da época; começou uma competição pelo poder com a classe nobre. 
Lentamente a mentalidade medieval foi tornando-se distinta, porém por conta da falta de qualificação dos profissionais e organizações da época, gerou vários problemas. Contudo, vamos deixar isso para quando o estudo for sobre "História" hehe
Com a mente em constante mudança, os trovadores começaram à criar menos e a Corte em sua importância cultural teve menos relevância. Logo foi surgindo então a literatura em prosa. 
Esta corrente teve como principal característica o racionalismo, onde a valorização começa à girar em torno da visão do homem, apontando também registros históricos. Época de transição do Teocentrismo para o Antropocentrismo.
Produziu-se além de prosa (crônicas e novelas de cavalaria), poesia palaciana e teatro! Então, que tal saber um pouco mais sobre tais? Vamos lá!

-Prosa
*Crônicas: O mais famoso prosador em língua portuguesa (em Portugal), foi Fernão Lopes (aliás, foi fundador da historiografia portuguesa), qual escreveu muitas crônicas de dinastia lusitanas; a mais famosa delas é a "Torre do Tombo (1418)", qual ficou muito famosa; *curiosidade* inclusive, hoje nomeia uma das mais antigas instituições em Lisboa/Portugal, o Artigo Nacional, unidade orgânica nuclear da direção-geral do livro, dos arquivos e das bibliotecas, arquivo central do estado português desde a idade média.

*Novelas de Cavalaria: a trama sempre envolvia cavaleiros medievais (<3), sendo de grande prestígio social. Tal apresentou 3 ciclos:

°Ciclo Clássico: temas clássicos, como a Guerra de Tróia.
°Ciclo Carolíngio: qual narra as proezas e prazeres do Imperador Carlos Magno.
°Ciclo Bretão: um dos mais importantes! Narra a saga do Rei Arthur e dos cavaleiros da Távola redonda.

Temas muito apreciados pelos lusitanos, onde a mais conhecida é a "Demanda de Santo Graal".

-Poesia Palaciana
Não era mais acompanhada por instrumentos musicais, assim como as cantigas do Trovadorismo, porém, provenientes de tal. Entretanto possuíam uma estrutura de texto mais elaborada; contendo ambiguidades, aliterações, assonâncias, figuras de linguagem, idealismo, sensualidade, métrica, ritmo e expressividade. Normalmente as poesias palacianas eram recitadas para a nobreza em palácios.

-Teatro Vicentino
Diferente da poesia e da prosa, o teatro tratava de criticar e moralizar a sociedade. Tem esse nome, por conta do teatrólogo Gil Vicente, famoso na época por obras tipo "Autos" e "Farsas". A maior parte de suas peças, tinham um toque de satirismo, como em sua frase célebre "Rindo se castigam os costumes".

°Autos: "Alto da Barca do Inferno", "Auto da Barca do Purgatório", "Auto da Barca da Glória".
°Farsas: Encenações baseadas no cotidiano, curtas que tinham um caráter cômico.

Vale lembrar que Dante Aliguieri, Willian Shakespeare, Giovanni Boccacio, Francesco Petrarca, Luís de Camões e tantos outros, chegaram à fazer parte desa época de transição <3

-----------------------------------------------------------------------------------------

É isso galerinha! Uma das escolas literárias que mais aprecio :D Espero que tenham curtido, e por favor deixem suas opiniões! 

Bjs: #SafiSaga



Comentários

Postagens mais visitadas