Foco No Papel - Redação

Redação (1)


Bom dia, coalas!
Hoje iremos tratar um pouquinho sobre este tema que é o temor de muitos haha assim como o meu também inclusive; pois por mais que goste de escrever, sempre tenho algo à melhorar, à entender e regras à seguir. Então, antes de mais nada, gostaria de ressaltar que tais regrinhas não adiantam apenas ser entendidas, quando não praticadas; assim como a maioria das matérias (principalmente exatas, nesse caso), exige um tempo gasto fazendo e refazendo, notando erros e corrigindo, essa é a melhor forma de aprender; e as regras são importantes para conseguirmos identificar os erros sozinhos, e a melhorar, sabendo o que fazer também :) 

Então, bora estudar, os tipos textuais de Redação! :D
Calma, não é um bicho de sete cabeças, e também não diga a si mesmo que não irá conseguir apenas por não gostar muito de escrever. O gosto é o de menos nessa parte, o que realmente importa é seu entendimento sobre a proposta (essencial né coalas, vai colocar uma receita de bolo quando se pede sobre maioridade penal que com certeza vai se dar mal rs), domínio sobre o tema, escrita também e concentração!

Vamos especificar alguns Tipos Textuais primeiro então (os mais relevantes para vestibulandos no caso):

-Dissertativo: Um marcado por ser talvez o mais pedido na maioria dos vestibulares, possui três momentos importantes e duas operações mentais, tais:

*Momentos Importantes: Seia mais a parte técnica do texto.
°Introdução: conhecida também por ser a famosa "Tese", deve expor o tema central, deixando-o de forma clara e contendo as demais informações que serão exploradas durante o texto.

°Desenvolvimento: também chamado de "Antítese", é a ideia central do texto; onde serão desenvolvidas as teses, serão expostos os exemplos, dados, fatos e tudo aquilo mais que você domine dentro do assunto abordado (o que vem à ser essencial também, mostrar domínio, não deixando nada vago; Ex: 'aqueles que um dia pesquisaram sobre...' Nops), e nada de mudar sua opinião ou de lado conforme o texto vá fluindo, mantenha sempre firme sua posição sobre.

°Conclusão: Como já diz o nome, é a hora de concluir o texto. Pode ser visto até como uma 'Nova Tese', onde irá mostrar o fechamento de suas ideais (lembrando de sempre manter os tópicos, não fugir do foco e por favor, continuar à defender a opinião outrora estabelecida por você mesmo, senão acaba por não fazer sentido expor outra forma de pensamento ao final).

*Operações Mentais: mais entendido na prática, porém deveras parecido com os momentos citados à cima.

°Opinião: É muito importante ter uma opinião sobre tal assunto, ou se não tiver, escolha um lado para defender na hora (caso esteja tratando de um tema cujo precise ser à favor ou contra algo), se posicione perante o caso, entenda, avalie e exponha o que deseja defender; não precisa ser nem o que de verdade concorda, mas tente entender e decida o que mais te faz sentir à vontade e que saberá melhor escrever sobre.

°Argumentar: Também é de extrema importância saber argumentar, até porque entender do assunto, requer que você tenha conhecimento sobre determinado tema, e ao defender requer também que você tenha motivos e condições que causaram sua determinada escolha. Então argumente, se souber dados científicos e tais forem corretos (precisam ser verdadeiros hein), ou informações de algum livro, pensador, é hora de expor; porém de grande importância dizer a fonte, senão ficará algo vago (Ex: 'como dizia naquela pesquisa uma vez...' Nops, mas sim: 'como dizia na pesquisa da ONU de 2006')

~*~

-Narrativo: Tem predominância de verbos de ação, usados comumente em pretérito perfeito, está em: contos, fábulas, novelas, romances, etc; onde se apresenta um fato, decorre um enredo e os personagens agem mediante à lógica aplicada a tal tempo e espaço determinado pelo autor.
Famoso: 'conta história', possui um narrador, qual é esse tal contador da história, podendo ser em primeira ou terceira pessoa do singular, traz seu ponto de vista e determina os aspectos da história narrada por ele; tal é responsável por organizar os acontecimentos, sendo decisivos para decifrar a histórias e os valores que a mesma expressa.

~*~

-Descritivo: Como o nome mesmo sugere, descreve situações e caracteriza objetos, com enfase em mostrar tais acontecimentos de forma clara; vemos exemplo de textos assim em: reportagens, anúncios, resenhas, etc. Além de que predominam os verbos de estado. Apresenta elementos concretos, quais podem ser usados até como recurso argumentativo em textos dissertativos; sendo para evidenciar uma ideia, sugerida como argumento, num texto onde a base da dissertação seja a argumentação.

~*~

-Expositivo/Explicativo: Tem a intenção de esclarecer os fatos e informar sobre tal situação exposta; as informações são ditas de forma objetiva e formal, visando realmente explicar ao leitor sobre o assunto. São estes textos escritos em: livros didáticos, resumos, enciclopédias, divulgação científica, manual, etc.

~*~

-Argumentativo: Apresenta o assunto de forma que tal é baseado num ponto de vista específico, mostrando fatos e informações quais defendem uma ideia, havendo progressão lógica, com o intuito de convencer o leitor à adotar a ideia. Presente em: artigos de opinião, sermão, editorial, etc. (lembrando que este anda grudadinho com 'Dissertativo Argumentativo', creio que puderam notar a semelhança no último tópico do primeiro texto apresentado)

~*~

Espero que tenham gostado! Na próxima aula de redação iremos tratar da Estruturação do texto Dissertativo, qual acabamos por esquecer quase, logo podemos errar nas medidas, digo as estéticas da redação rs Não percam!

Bjs: #SafiSaga

Comentários

Postagens mais visitadas