Chá de Letras #9 ESPECIAL

Shákila A SAGA - Gabriel Alves

Boa noite, coalas!
Hoje trago pra você uma resenha pra lá de especial <3 Um dos livros que recebi, qual aliás é do meu gênero favorito!!! Estamos falando da Saga Shákila! Ficcção escrita por Gabriel Alves, qual conquistou diversos corações de leitores por ai, inclusive o meu :D
Aaaah e irá contar com uma entrevista pra lá de especial com... Isso mesmo, o autor do livro! Gabriel irá conversar um pouco conosco respondendo à algumas perguntinhas muito legais. Então, vejam até o final :)

>>>

Gabriel Alves, escritor brasileiro nascido em Minas Gerais; começou a escrita de Shákila aos quatorze anos de idade. Mesmo tendo portas fechadas de algumas editoras, sendo o valor cobrado pela maioria alto demais, Gabriel e sua família fizeram rifas, cachorro quente, etc, para então finalmente publicar o livro 4 anos depois pela editora Young. Atualmente Shákila se encontra independente no mercado, com mais esse desafio. Gabriel hoje estudante de jornalismo, trabalha com comunicação e marketing, e também possui um canal no YouTube chamado: Eu, Gabriel Alves

>>>

O enredo começa contando a história de Pedro, um garoto órfão que foi abandonado pelos pais na porta de um orfanato num dia chuvoso, o orfanato se chama Keller e fica no Rio de Janeiro. Logo de início, um dia chuvoso novamente aparece, mas dessa vez no aniversário de 15 anos do garoto; qual se questionava sobre isso, a chuva que estava presente em todos os seus aniversários. O que lhe causava questionamento também, era o motivo de os pais terem o deixado; na verdade, era o "porquê" de muitos ali.
Mas Pedro não estava sozinho, pelo contrário, tinha amigos tão próximos que chegava a considerá-los como família! Sendo tais a divertida Emily, e o grande amigo Henri.
Tudo parecia estar como de costume naquele dia, até Pedro receber um bilhete da diretora o convocando para a sala dela; o garoto então fica feliz com isso, afinal não se recorda de ter feito nada ruim, logo teria de ser algo bom e importante. Adoção talvez; por mais que tal ideia já tivesse saído de sua mente após chegar à uma certa idade, e também existia o receio de se separar dos amigos.
Mas o que parecia estar se um dia de paz, surpreendeu à todos com uma notícia um tanto preocupante; o desaparecimento de um garoto do orfanato. E quando já parecia estranho o suficiente, no dia seguinte um outro garoto, dessa vez do quarto de Pedro, desaparece também. Ligando os pontos, notam que ambos eram garotos e tinham 15 anos, seguindo essa linha, o próximo só poderia ser Pedro. Logo os amigos procuram desvendar esse mistério que os cercava, e embarcam numa aventura de muitas descobertas. 
Quando então, uma força do mal muito perigosa invade o orfanato, todos ficam confusos e com medo, afinal era algo muito distinto; e no meio de todo o ataque, Pedro é transportado para um universo paralelo, com o nome Shákila! Lá ele descobre sua identidade, terá de ter coragem, pois tem a responsabilidade de cumprir a profecia da terra e também encontrar os colegas desaparecidos.
Não irei contar o final e nem detalhes sobre a parte principal da obra, como sempre, para não dar spoilers e também não estragar a experiência ao ler o livro, qual acredito ser muito importante para muitos e toda a essência de uma obra também :D

É uma leitura gostosa, leve, cativante, não é de difícil entendimento o que torna muito confortável para ler e ainda aproxima os personagens de nós. Recomendo demais! Me diverti muito lendo e me senti sendo teletransportada para tal lugar, além de encaixar na amizade dos personagens. Uma história muito interessante, eu sou suspeita ne haha afinal amo Fantasia, Ficção, ainda mais quando existem adolescentes, perigo, reino e mistérios <3 Deixa com um gostinho de quero mais... Aliás, terá sim continuação! Shákila II, qual a pré venda já começou nesta quarta-feira (12) Não percam! 




Quotes:
"Toda a grande vitória, exige um grande sacrifício"

>>>

ENTREVISTA 


1-Gabriel, quando soube que seria escritor? Era algo que almejava muito ou nasceu de repente?
R: Eu sempre gostei de rascunhar poemas, pequenas histórias e coisas do tipo desde criança. Mas me tornar escritor, publicar um livro e trabalhar com ele não era algo que se passava na minha cabeça não. Comecei a escrever quando resolvi tentar treinar futsal. Meu pai é fã de futebol e embora eu não seja (e não tenha aptidão para nenhum esporte que tenha tentado até hoje rs), me atrevi a tentar. Fui uma decepção. Eu era horrível. Meu time inteiro sabia, eu tinha certeza e após fazer o time inteiro perder um campeonato (eu estava como goleiro e o time adversário fez uns quatro, cinco gols. Terrível, né?), decidi sair do treino, aos dez anos de idade e começar a rascunhar as primeiras folhas do que anos mais tarde viria ser amadurecido e transformado em um livro.

2-Ao escrever uma obra, pede conselhos ou se inspira em alguém?
R: Sempre me inspiro. Eu geralmente peço alguns amigos, parentes e pessoas próximas para lerem após finalizar. Eles sempre lêem antes de algo ser publicado para que eu tenha um feedback antecipado de como os leitores podem reagir. Sobre inspiração, todos os personagens são sempre baseados em pessoas que me cercam ou de alguma situação que vivi na vida, no cotidiano. É uma forma de humanizar o enredo, também.

3-Dedica quanto tempo escrevendo por dia?
R: Hoje não tenho um tempo específico diariamente. A faculdade e trabalho têm me tomado muito tempo. Entretanto, aos fins de semana, me dedico mais à escrita e a projetos relacionados a ela. É um hobby, além de ser um dos meus trabalhos.

4-De onde vem as ideias para escrever?
R: Sempre de algo que me aconteceu. Shákila, por exemplo, meu primeiro livro, veio depois da decepção com o futsal. Como eu era uma criança, fiquei tão chateado por não conseguir ser um bom jogador e ser ridicularizado pelo restante do time que saí de lá escrevendo sobre um lugar onde as pessoas seriam aceitas independente de se encaixarem ou não em um padrão, seja esportivo, físico, etc. Hoje eu dou risada daquilo. Não me afeta, eu era realmente terrível. Mas para uma criança, era um incômodo. Então, dei vida à esse lugar que rascunhava e o nomeei Shákila, que é uma palavra em árabe. Em tradução contextualizada, quer dizer um lugar “bom, agradável de se viver”.

5-Qual foi o momento mais estranho que teve uma ideia para uma obra?
R: Bem, se fazer seu time de futsal perder um campeonato e começar a escrever sobre isso não for estranho o suficiente, tenho também algumas outras histórias hahaha. Uma amiga, por exemplo, recentemente me disse que fará os exames nupciais para se casar. Eu nem sabia o que era isso e perguntei. Ela contou que é uma série de exames que um casal faz para saber se não tem doenças etc antes de se casarem. Ela falava de modo sério, explicativo, quando disparei: “isso dá uma história. Já imaginou um casal que se ama mas descobre que tem uma doença que pode afetar sua relação como casal e o melhor era deixar um ao outro? Dá um enredo bacana, não dá?”. O pior de tudo foi que ela concordou. As histórias sempre nascem assim. Situações com pessoas conhecidas, experiências pessoais… a arte imita a vida.

6-Sobre "Shákila", como foi o surgimento dos personagens?
R: Assim como o surgimento das histórias, os personagens também nasceram ou tiveram referência a partir de pessoas que fazem ou fizeram, em algum momento, parte da minha vida. Eu acredito que é interessante se basear no que é real para construir o irreal.

7-Se identifica com algum deles? Se sim, qual?
R: Sim, eu me vejo na pele do Pedro Werneck, personagem de Shákila, em alguns momentos. Assim como eu na idade dele, Pedro também se vê perdido naquela de onde se encaixar etc. Todo adolescente tem essa fase. Mas o mais interessante é que no fim das contas é que o livro não é um livro teen, embora o protagonista seja um adolescente em busca do autoconhecimento. A Batalha Pelo Trono, no fim das contas, é muito mais que uma guerra por um trono físico, mas também uma luta interna contra si mesmo. Medos, anseios e pra se conhecer.

8-Dê seu ponto de vista sobre a obra, faria alguma alteração se pudesse ou está satisfeito com ela?
R: Acredito que a gente tem sempre o que melhorar. Shákila - A Batalha Pelo Trono foi minha porta de entrada no mercado literário, então tenho um carinho muito grande pelo livro. Além disso, foram três anos tentando publicar e enfrentar a inviabilidade financeira, editorial etc. Mas por maior que seja o carinho que tenho pelo livro, acho que se tivesse de alterar algo no enredo, eu teria omitido do leitor algumas informações que seria trabalhadas nos próximos livros da série. Mas não é um problema. Shákila II - O Mistério da Guardiã está vindo aí e ele tem mistério envolvido até no título! Hahaha

9-Algo que gostaria de dizer aos seus leitores:
R: Agradecer pelo apoio que têm dado ao projeto literário. Eles têm sido incríveis, realmente e a razão pela qual um livro se mantém vivo é fazê-lo ser lido. Seguindo essa linha, Shákila está vivo em função de quem o lê. E dizer que temos trabalhado bastante para entregar um segundo livro que possa cativá-los, atraí-los e entregar um pouco mais de Shákila do que conheceram até então.

10-Uma dica/Incentivo para escritores iniciantes:
R: Não desistir, em hipótese alguma. Eu também sou um escritor iniciante! rs. E o que tenho levado comigo é uma frase que está presente em Shákila e diz que “toda grande vitória exige um certo sacrifício”. É preciso se doar, batalhar e se posicionar para viabilizar um projeto literário num país como o Brasil, que não é um país de leitores e é um país em que o governo permite que acervos culturais como um museu histórico pereça em chamas pela falta de investimento. Manter a cultura viva aqui é um desafio, mas a vida é feita justamente de lutas diárias. Então vamos para a luta.

>>>

Amei as respostas, sério, ótima pessoa! Inclusive me identifico em algumas coisas hehe até mesmo o livro, estou trabalhando numa obra autoral do mesmo gênero rs Agradeço mais uma vez ao Gabriel, por ter aceitado fazer a entrevista e ter também me mandado essa obra maravilhosa! Te desejo muito sucesso, só tens à crescer mais e mais :) Vou deixar disponível aqui também o link do site dele, que aliás como já disse, ta tendo a pré venda de Shákila II; além do book trailer da obra. Espero que tenham gostado!

Site: http://eugabrielalves.com/




Bjs: #SafiSaga

Comentários

Postagens mais visitadas