Chá De Letras #11

Realidades em Poesias - Cristiane Fior

Bom dia, coalas! Espero que estejam bem :D

Bom, hoje venho falar sobre uma obra cheia de amor! Nela pude notar o maior cuidado da autora nas palavras e a bonita forma de transmitir sua mensagem através das mesmas.
Estou muito feliz em escrever sobre ela, pois é a segunda obra de poemas que trago para o #CháDeLetras. A primeira foi um livro com obras de Cora Coralina, e depois não teve mais nenhuma... E como sabem, eu sou apaixonada por este tipo de escrita, logo fiquei muito animada ao ler e também poder falar sobre <3

A obra "Realidades em Poesias", foi escrita por Cristiane Fior; Pedagoga que trabalha com crianças na rede Municipal de Curitiba. Este livro apresenta diversos poemas que nos atingem, pelo fato de que os assuntos abordados não são distintos de nós, pelo contrário, eles relatam nosso cotidiano e traduzem o que por vezes está implícito em nosso semblante porém vivo em nosso interior; o que nos faz pensar, refletir, sobre nossas atitudes, os "porquês" existentes e no que podemos mudar. Além de nos fazer lembrar também que o amor está sempre presente <3

A forma com que a autora se posiciona sobre sua fé, é muito bonita de ver; em diversos poemas notamos o nome de Deus, quanto é importante acreditar, se deleitar e nunca parar de crer. Estarei deixando aqui, três poemas que mais me tocaram no decorrer da leitura:

-Um dos que eu mais encontrei algo especial, foi no "Em Ti":

"Sem Ti
Não há vida!

Que seria de mim
Sem Ti?

Não seria
Simplesmente não!

Porque sem Ti
Não existiria.

Não só eu
Nada, nem ninguém!

Porque só Tu
É a vida!"

Este falou muito comigo à respeito de honrar à Deus, pois de certo devo tudo à Ele, até o próprio fato de viver, é graças à Ele.

-Um outro também, que fala a respeito da vida que como a construímos, é o "Bordado da Vida":

"Há bastante tempo, estou bordando uma tela.
A cada dia, um ponto.
A cada ponto, uma história.
Algumas... Até capítulos geram na memória;
Uns curtos, outros mais longos.
Capítulos de medo e frustrações,
Aventuras e suspense,
Tristezas e alegrias também,
Ansiedade, então... Nem se fala.
E tantos outros sentimentos
Que fazem parte da vida.
Tudo isso foi montando essa tela.
E vocês integram.
Cada um aparece
Nem que por um dia
Ou por um instante apenas.
Sabem por quê?
Porque fizeram ou fazem
Parte da minha vida
E estão registrados nela
Para nunca mais serem esquecidos.
Ponto após ponto,
Dia após dia,
Ano após ano...
A tela da minha vida está sendo concluída
Por intermédio de vocês
Familiares e amigos
Que contribuem para que ela seja
A cada dia
Restaurada, modificada, ampliada...
E que, quando concluída,
Se não for perfeita
Que esteja muito próxima disso!"

Logo notei que devemos à cada um que nos cerca, à cada pequena história que se iniciou e a cada ato singelo; que parecia não fazer diferença. Pois estes formaram de nossa vida o que ela é, e nos fez quem somos hoje também. É lindo analisar a vida assim, dar valor realmente à tudo, sem viver no automático; mas parar para analisar e refletir.

-Outro que me chamou atenção por ser de fato tão poético e transmitir o que por inúmeras vezes sentimos, é o último poema do livro "Visita Indesejada":

"A tristeza chegou e bateu
Na porta do meu coração
Não quis deixá-la entrar
Insistiu, persistiu, entrou.

A porta aberta permaneceu
Levei-a pela mão
Para a saída encontrar
Resistiu, consistiu, ficou"

Penso com essa poesia, que as vezes é necessário sentir, precisamos de um momento para sentir a dor, a tristeza, a perda... Enfim, sentimentos ruins. Pois assim saberemos dar mais valor aos bons e aprenderemos também. Afinal, há momentos em que não escolhemos ficar tristes, como a autora diz neste, a tristeza simplesmente vem, acontece.

>>>




Bem, existem muitos mais que me fizeram pensar na vida, em meus atos e principalmente em ser grata! Digo que amei o trabalho da autora, em retratar suas experiências dessa forma doce e ao mesmo tempo real; um ótimo trabalho. Aliás, coloquei outro poema que gostei muito no post que fiz no Instagram :)

Agradeço à editora também pelo livro, gostei muito dele, aprendi bastante!

Digo que me identifiquei com a obra e espero sempre carregar um pouco destes versos comigo. Grata Cristiane.

Espero que tenham gostado!

Bjs: #SafiSaga

Comentários

Postagens mais visitadas