Papo com Pipoca #14

Jack - E a Mecânica do Coração (La Mécanique Du Coer)

Boa tarde!
Hoje trago uma de minhas animações favoritas :3 Tão poética que se torna capaz de encantar à todos por demonstrar a fragilidade e ao mesmo tempo força, do amor. Conheci tal por acaso e me prendeu de uma forma absurda; digo que essa obra devia ter mais destaque, ficamos super envolvidos com o drama dos personagens, suas origens, o mistério leve e melancólico (com suas peculiaridades gentis) que está presente em cada parte do longa. Além de que a animação em si é linda, uma verdadeira preciosidade francesa; aliás tem uma trilha sonora maravilhosaaa. A banda francesa Dionysos, fez um álbum que serviu como inspiração para a obra - como também num livro ilustrado 'La Mecanique du Coer' - e és uma riquíssima arte! Inclusive o filme é um musical, logo contendo uma sublime cartela de cores e músicas fantásticas, é apaixonante e muito envolvente! Tem uma áurea artística e faz também uma crítica, sendo ao mesmo tento uma metáfora; muito lindo de assistir.
Vamos então para o enredo :)



O longa de 2013 conta a história de Jack, um garotinho que nasceu na noite mais fria do inverno em Edimburgo, Escócia em 1874, e por ora teve seu coração congelado; sua mãe, não sabendo o que fazer, foi ter o parto na casa de uma feiticeira chamada Madeleine, que ficava na mais alta montanha da cidade. Como Jack não sobreviveria com o coração congelado (eu sobrevivo assim mesmo sem problemas rs - brincadeira), a feiticeira resolve troca-lo por um relógio cuco com uma engenhosa mecânica peculiar que somente ela entendia. Entretanto, para Jack conseguir sobreviver com o relógio no lugar do coração, precisaria seguir 3 importantes regras, sendo elas: 1- Nunca mexer nos ponteiros,  2- Manter a calma, e a mais importante de todas... 3- Não se apaixonar.
Vendo que não tinha condições para cuidar do garoto como Madeleine, a mãe de Jack foge e o abandona, fazendo assim com que a feiticeira cuidasse dele, o que a faz muito feliz, visto que não podia ter filhos. Logo Madeleine educa o garoto e faz de tudo para que seu relógio funcione corretamente e ele aprenda a não perder a paciência fácil; entretanto, mesmo que tentasse; não o deixando sair daquela casa na montanha; ela não poderia o impedir de se apaixonar.
Um belo dia, Jack que não aguentava mais pedir, e como presente de aniversário pede novamente para conhecer a cidade e os ares de fora da casa; e não podendo mais ceder, Madeleine leva Jack para o centro da cidade. O deixando sozinho apenas por um instante, o garoto conhece a Sra. Acácia, bela moça que cantava maravilhosamente, por quem inevitavelmente acaba se apaixonando. Mas como esperado, apenas um olhar já afeta o funcionamento do relógio cuco; Madeleine então o leva as pressas para a casa.
Jack conversa com alguns dos amigos e clientes da feiticeira, e percebe que uma das amigas dela possui um antigo uniforme escolar, que coincidentemente era o mesmo que Acácia estava usando; é quando então, resolve querer ir para a escola, mesmo que Madeline discordasse, pois ele estava sendo educado em casa.
Lá Jack encontra um novo problema, Joe, o valentão da escola que por um acaso também é apaixonado pela moça Acácia. Ao descobrir o amor de Jack por ela, e também a peculiaridade do garoto, Joe não o deixa em paz; e também o conta que Miss Acácia havia se mudado, o que entristece o garoto, porém não
tira suas esperanças de vê-la outra vez. O tempo passa, e eles já crescidos, continuavam com essa rivalidade; logo um dia, como já era de se esperar, os dois acabam brigando; Joe tenta destruir o relógio de Jack, porém o mesmo com um golpe em sua defesa, fere gravemente o olho de Joe, e foge por pensar que havia assassinado o rapaz.
Sendo agora um fugitivo da polícia, Jack tenta se esconder novamente, porém os policiais o perseguem até a casa na montanha; o rapaz então é obrigado a fugir e Madeleine o ajuda nesta fuga, não se esquecendo de entregar a chave que usara para fazer o relógio funcionar. Pegando uma locomotiva nada calma, Jack resolve partir a procura de Miss Acácia, é quando conhece George Mèlies,
um curioso mágico que procura arrumar sua velha câmera - já que este era apaixonado por cinema - e por sorte, consegue concertar e ajustar os erros presentes agora no relógio de Jack após essa fuga e turbilhão de emoções.
O rapaz sofre por ter deixado Madeleine e seus amigos, principalmente pois o destino poderia não ser feliz aos que ficaram, devido a ajuda que deram para Jack fugir. Porém a alegria retorna quando vê a possibilidade de se encontrar com sua amada novamente, mais próxima. Então, após uma longa jornada, os dois param no circo de Andaluzia, na Espanha; a dona é uma mulher estranha, porém satisfeita com o trabalho que tinha e o circo que possuía juntamente às atrações (pessoas com peculiaridades e dons). 
É quando os dois resolvem assistir à um show a noite de uma cantora renomada no circo; porém para a surpresa de Jack, tal moça era sua Miss Acácia. Ele não contém as batidas de seu cuco e acaba por quase ter um surto, porém ao final da apresentação, consegue conversar com a moça, que infelizmente não o reconhece - pois quando o vira pela primeira vez, não estava com os óculos - Jack então, pensando em se revelar e declarar para a moça, desiste após ela lhe confessar uma coisa. Miss Acácia diz que viveu apaixonada por um garoto que conheceu quando mais nova, e desde então não o esqueceu e nunca mais se apaixonou novamente. Jack ouve isso já descartando a possibilidade de ter sido ele o garoto, por sua vez (acredito eu) ele pensa que Acácia está se referindo à Joe.
Desabafando com George - que por outro lado já havia arranjando seu par de
duas moças em uma - o mesmo aconselha Jack a não revelar sua identidade, mas sim cativar a amizade da moça; porém após conversar mais com ela, o rapaz descobre que este 'amor do passado' dela, era ele sim, logo arruma uma forma de se revelar, entregando à amada a chave de seu coração (relógio). 
Os dois já estavam se preparando para fugir juntos, porém algo inesperado acontece; o valentão do antigo colégio aparece para os impedir.
Joe queria se vingar de Jack, qual aliás o havia deixado cego; logo numa conversa com a moça Acácia, Joe conta a verdade sobre o que Jack havia feito, e também os efeitos que um amor traria para seu coração de relógio.
Então Miss Acácia parte com Joe pensando assim estar fazendo um bem para Jack, e ao mesmo tempo com raiva por nunca poder imaginar que o amado pudesse machucar uma pessoa como fez com Joe. Logo a moça fica sabendo por ele durante a viagem que a feiticeira Madeline havia sido presa pouco depois da fuga de Jack, e na prisão acabou falecendo de coração partido. Isso leva Acácia a pensar que ninguém poderia cuidar do relógio de Jack, e que agora, somente ela seria capaz de salvar sua vida, visto que ainda estava com a chave.
Acácia sai rapidamente da carruagem e vai atrás do amado após descobrir que o mesmo voltara para a casa em Edimburgo. Jack já na cidade, descobre o que aconteceu com Madeline pelos amigos deles, quais consolam o rapaz e dizem que a feiticeira sempre foi feliz e grata por ele.
Chegando lá, Miss Acácia encontra Jack em frente ao túmulo dela (eu quase chorando já); a moça tenta utilizar a chave para concertar o relógio, mas o rapaz acaba jogando a chave fora. (eu começando a chorar) Então, finalmente, eles tem o tão sonhado e esperado beijo! Porém como tais emoções são fortes demais para Jack, o tempo para pra ele (eu chorando horrores). Logo, como se tudo tivesse em pausa, o rapaz faz de escada os flocos de neve congelados e vai subindo pelo céu enquanto tudo se torna cinza (eu falecida de tanto chorar).

>>>


Gente, é isso. Fiquei chocada com esta obra! Gostaria de apontar mais detalhes sobre, porém já falei da estética e trilha sonora do longa; que afinal é uma de minhas preferidas no quesito animação, de verdade. O roteiro - e livro - foi escrito pelo incrível Mathias Malzieu, qual também dirigiu o longa junto à Stéphane Berla; quanto a produção foi feita pelos Besson. 
Como eu disse, gostaria muito que essa obra tivesse mais reconhecimento, então, vamos apoiar ai!
Termino dizendo que para quem nunca viu, se assemelha à estética de animação do Tim Burton, porém é tudo menos assombroso, mais melancólico e em tons pastéis hehe um amor <3

Um garoto peculiar, que não pode se apaixonar, 3 regras, óculos, canção, vilão, fugitivo, cinema, mágico, locomotiva, circo antigo, voz, luta,relógio, chave, beijo, cinzas...

Frase que gostei: 

"Meu coração parece um brinquedo, mas não foi feito para brincar"






Espero que tenham gostado! Comentem ai suas impressões :D
Bjs: #SafiSaga




Comentários

Postagens mais visitadas