Papo com Pipoca #15

Tomates Verdes Fritos (Fried Green Tomatoes)

Boa noite! Estão bem?

Hoje trouxe um filme clássico dos anos 90, "Tomates Verdes Fritos"! Minha avó sempre me recomendou este filme, porém só havia visto partes dele, nunca por completo. Até porque achava o título um tanto diferente e que se tratasse de outro assunto; porém esta obra me encantou e surpreendeu demais!

O longa lançou em 1991, é baseado num livro de Fannie Flagg de 1987. O filme conta com um elenco incrível! Atrizes como Kathy Bates, Mary Stuart Masterson, Mary Louise-Parker, Jessica Tandy, Cicely Tyson, etc. E claro, um tremendo roteiro de Fannie Flagg, Carol Sobieski e Jon Avnet (qual também dirigiu a obra).

>>>

O cenário é dado e logo conhecemos Evelyn Couch, uma dona de casa que enfrentava uma fase da vida em que se sentia comum, numa zona de conforto nada proveitosa, além de que seu marido também não a ajudava com suas atitudes, visto que se encontrava na mesma situação, e os dois não enxergavam este mal. 
Evelyn então, passa a visitar uma tia do marido num lar de idosos; é quando em
um momento triste, conhece Ninny Threadgoode, uma senhora muito simpática que parece gostar de conversar, e em pouco tempo se afeiçoa à mulher. Logo, a animada Ninny passa a contar uma história à Evelyn, sobre a amizade de duas garotas que viveram durante a Grande Depressão, vulgo crise de 1929.
Então a história começa de verdade, pois o filme começa a ser trabalhado em dois planos; sendo o presente, com as visitas contínuas que Evelyn fazia à Ninny para conversar e ouvir as histórias; e também o passado, na história que Ninny contava, qual ainda não sabemos se são meras invenções dela ou tudo realmente aconteceu.
Encontramos então outras personagens principais, não somente Evelyn e Ninny, como também Idgie e Ruth. Logo de início já notamos que Idgie tem uma personalidade muito forte e é facilmente perceptível, devido à suas atitudes e pensamentos que se diferenciavam e eram bem além do comum, em comparação às outras pessoas da época; tal garota também havia sofrido uma enorme perda em seu passado - uma cena bem forte para mim inclusive. Ruth por outro lado, era mais reservada, possuía, e em especial o dom de amar; sendo assim, se deu muito bem com Idgie, visto que não julgava suas atitudes de forma rude como a maioria, mas procurava entender e aconselhar de forma calma a amiga.
É um enredo rico, com personagens fortes e marcantes. Todos muito bem
construídos, levando em conta o passado de cada um, como eram obrigados à viver na época, etc. Creio que não poderei colocar todos os acontecimentos aqui, pois são muito fortes e estragaria a experiência ao ver o filme, visto que por ser Drama (com Comédia também), esses acontecimentos fortes, são os pontos mais altos da trama. Entretanto, falarei alguns que mais me tocaram.
Um deles foi a cena em que o marido de Ruth a agride, e como se não bastasse, ela estava grávida; porém a atitude de Idgie perante o ato, que agiu no impulso juntamente ao amigo das duas, foi corajosa e digna, principalmente pelos possíveis preços que pagaria na época por fazer isso. 


Gosto muito também de quando finalmente montam a lanchonete, tudo o que acontece lá, os tão famosos "tomates verdes fritos" que aparecem como uma boa pedida, além dos diálogos e a cena em que fizeram uma bagunça na cozinha! O assassinato que ocorreu lá e os culpados por ele também foi um tanto surpreendente para mim. Outra cena que gostei muito foi a partida de Ninny, e o lugar que ela visitou após partir, além das revelações feitas por ela também.
Algo ótimo que notei, foi que com essa forte história, cheia de acontecimentos felizes e tristes, altos e baixos; podemos notar uma enorme diferença no modo que Evelyn enxergava a vida, notamos que ela agora busca por algo além, que foge da mesmice. E como a mudança começa em nós, com isso ela faz com que o marido mude, muda também sua rotina, traça novos objetivos e vive a vida com mais felicidade e anseios, sonhos que nunca devemos perder!
É uma história cheia de aprendizado, e o principal deles, para mim, foi o valor.
O valor que devemos dar à nós mesmos, à nossa vida, à nossos verdadeiros amigos, à pessoas que agregam em nós, à pequenos e simples momentos,
detalhes e memórias; pois estes, que ficarão guardados em nosso interior. Assim como também ouvir aos que tem mais experiência, pois como deve ser triste, ninguém querer te ouvir por você estar "velho" demais, e todos os seus amigos mais próximos e família já se foram... sendo que possuí muito conteúdo à ser compartilhado, passado e momentos à serem assim também, apreciados.


>>>

É uma verdadeira obra de arte, que em cada pedacinho nos faz emocionar, com sua delicadeza e força. Cada cena tem um toque especial e uma questão em evidência um ótimo trabalho, um olhar um tanto sutil ao trabalhar com o livro, trazendo ele para as telas.



Frases:

"Um coração pode se partir e continuar batendo igual"

"Alguém me ajudou a por um espelho na minha frente e não gostei nada do que vi. Eu mudei"


Segue o trailer:






Aliás, encontrei o filme também! Basta clicar: Filme Completo

Espero que tenham gostado!

Bjs: #SafiSaga

Comentários

Postagens mais visitadas