Chá De Letras #17

A Guerra Que Salvou A Minha Vida - Kimberly Brubaker Bradley

Boa tarde <3 
Hoje trouxe um livro muito especial, o primeiro que recebi da parceria maravilhosaaa, Livraria Nobel! Como sabem, escolhi este livro pois estava muito curiosa à respeito, além de ter achado a capa e todo o seu design incríveis também.

Kimberly Brubarker Bradley mora com o marido e filhos numa fazenda no Tenesee, com muitos animais e árvores! A Guerra Que Salvou Minha Vida, foi eleito entre os melhores livros de 2015, além de ganhar alguns outros prêmios também. Com certeza uma obra incrível :D 

Vamos então à história, que por sinal és muito forte e emocionante.

>>>

"A Guerra que Salvou Minha Vida", tem como protagonistas duas crianças, que são muito fortes aliás, devido à tudo o que passaram e como é sua realidade. O livro é narrado por uma delas também (Ada), ou seja, é nítido que há certa inocência presente, além de que muitas coisas a narradora não compreende, até as mais simples, por conta de sua situação e vivência. 
Ada é uma garota de 10 anos que vive na Inglaterra de 1939, quando se iniciava a 2º Guerra Mundial, com sua mãe e irmão mais novo Jamie. Porém ela não mora em um lugar 5 estrelas e nem tem uma vida tão fácil; diria eu afinal que é bem longe disso. 
A garota nasceu com, como ela diria, o "pé torto". Isso causava muita dificuldade em sua mobilidade, logo Ada achava mais confortável arrastar-se pelo chão ao tentar andar. Entretanto, isso não a impediu de tentar e até conseguir! Pois além de enfrentar tal dificuldade, também existia sua mãe, com qual o relacionamento era bem complicado, pois além de tratar Ada mal, com castigos e trabalhos severos, ela não deixava a garota sair do apartamento pequeno em que moravam. A criança então só observava a movimentação pela janela, as crianças brincando, etc, sem poder falar com ninguém, pois a mãe proibia.
Ela então, enquanto a mãe está trabalhando, tenta aprender a andar, faz muitas tentativas, até que finalmente consegue! É quando um dia fica sabendo pelo irmão que ele e as demais crianças da cidade estavam sendo levadas à um lugar mais seguro no interior da Inglaterra, devido a guerra que ameaçava chegar logo, e ficar em Londres, seria perigoso por conta das bombas. Com dificuldade e escondidos da mãe, Ada e Jamie chegam ao destino depois de uma viagem conturbada; todas as crianças logo são adotadas pelas famílias daquela cidade, enquanto os irmãos ficam por último e acabam por parar na casa de uma mulher um tanto misteriosa, srta. Smith.
Os dias naquela casa eram tensos, muitos poderiam dizer que era o paraíso comparado à antiga vida deles, pois havia roupa limpa, comida boa todos os dias, médico, higiene e brincadeiras, além de uma muleta nova à Ada e o pônei Manteiga. Mas para aquelas crianças, com constante medo da guerra que havia se firmado entre Inglaterra e Alemanha, era assustador. 
Ada acaba por conhecer muitos ambientes e pessoas como Meggie e Susan - que aliás acho interessante, no meio do livro ela troca 'srta. Smith' por 'Susan' - inclusive, passam a ter uma relação forte com a garota; e por mais simples, já deixavam sua visão maior. Esta personagem me cativou muito, pois podemos dizer sim que por vezes ela é desobediente e talvez má, porém não é, sua mãe a fez enxergar a si mesma de maneira errada, dizendo que a garota era uma aberração, mas na verdade conhecemos uma garota esperta, e muito determinada! Eu particularmente me surpreendi com a determinação de Ada desde os primeiros capítulos, em que aprendeu andar, cavalgar, etc.
E não somente Ada, como os demais personagens; todos carregam dentro de si algo bom, porém por vezes não enxergam de tal forma. Temos adultos preocupados, crianças desesperadas, refugiados, bombardeio, e o nome mais temido de todos, Hitler. Aliás, no livro temos episódios narrados, quais são importantes historicamente; com a evacuação dos ingleses e o resgate dos soldados britânicos.

É uma história emocionante, cheia de pequenos detalhes que nos fazem refletir sobre nosso viver e tudo o que realmente aconteceu quando ainda não estávamos neste mundo. Eu amei muito, afinal trata-se de uma história que se passa na 2º Guerra Mundial, assunto que me interessa bastante; e também por ser narrado por uma criança que com o tempo vai crescendo, qual conta minunciosamente seus feitos, e também nos revela o que se passa em sua mente em meio à este misto de emoções e descobertas que está vivendo.  
Com certeza recomendo muito, és uma leitura que deves ser muito reconhecida, com certeza irá mexer contigo de alguma forma, visto que por ser um fato histórico tão marcante, os relatos tão inocentes de quem presenciou de perto, são muito fortes de se ler. Além de que ao analisar a mentalidade da maioria naquela época, vemos o quão é importante continuar lutando para mudar.

Um adendo que gostaria de fazer, é que o livro és deveras lindo, um amor! A capa, sendo um tecido de retalhos, por querer ou não, acaba de ter uma grande relação com a história. Além de que as imagens em preto e branco que existem no início e final do livro, são muito fortes e de tamanha importância; enquanto as linhas e botões que mostram a identidade da obra, dão um certo charme característico incrível e marcante!




>>>

Quotes:

"Eu sabia que não valia a pena responder, mas as vezes a boca era mais rápida que o cérebro" - pág 09

"No fim das contas, foi a combinação de duas guerras - o fim da minha pequena guerra contra Jamie e o início da grande guerra, a do Hitler - que me libertou" - pág 13

"Eu o abracei. Entendi o motivo do nome. Ele cheirava a manteiguinha no sol quente" - pág 40

"Doía, mas eu já estava acostumada com a dor" - pág 41

"Era todo macio aquele lugar. Macio, bom e assustador" - pág 49

"'Como anunciou o primeiro ministro há poucos minutos' - ecoou a voz, 'A Inglaterra e a Alemanha acabam de entrar em guerra.' Os sinos da igreja se calaram. 'Eles vão bombardear a gente?', perguntou Jamie. A srta. Smith assentiu e respondeu 'Vão'. - pág 51

"Todo mundo lá onde a gente morava tem nojo de mim, acham que sou um tipo de monstro" - pág 66

"As cortina esvoaçavam sobre as paredes azul-claras. Eu não sentia fome. Dormi" - pág 67

"Porque eu choraria? Nunca tinha chorado. No entanto, quando me desvencilhei da srta. Smith, lágrimas brotaram em meus olhos e correram pelo meu rosto. Por que eu estava chorando? Queria socar alguma coisa, atirar algo no chão, gritar." - pág 73

"Quando a alcancei, ela estava paralisada. Olhei pra dentro e vi o que ela via" - pág 97

"Ver o mar, foi como ver a grama pela primeira vez.  Passei um tempo perdida, vagando por caminhos desconhecidos" - pág 115

"O primeiro ataque aéreo foi pior que a noite de Natal" - pág 195

"Dei a mão a ela. Um novo e desconhecido sentimento me preencheu. Parecia o mar, a luz do sol, os cavalos. Parecia amor. Vasculhei minhas ideias e encontrei o nome. Felicidade." - pág 234





>>>

Espero que tenham gostado! Lembrando que este livro se encontra na livraria Nobel, não percam!

Bjs: #SafiSaga

Comentários

Postagens mais visitadas