Papo com Pipoca #16

Paris Can Wait (Paris Pode Esperar)

Boa tarde!
Eis o filminho que roubou uma grande parte do meu coração, e fez minha vontade de conhecer Paris diminuir um pouquinho, e ser preenchida pelo sonho de conhecer o interior da França <3 Já havia separado meus comentários sobre e quotes a muito tempo enquanto assistia pela segunda vez, logo estou muito feliz por compartilhar esta obra aqui, visto que irei assistir agora pela quinta vez hahah :D


O longa lançou em 2017 aqui no Brasil, dirigido por Eleonor Coppola, que também criou o roteiro do filme (aliás, é o primeiro longa dirigido e escrito por ela, qual já era famosa por ser documentarista, portanto foi sua primeira aventura dirigindo e roteirizando uma obra). Possui uma estética encantadora e diversas informações clássicas, sendo um filme muito rico, com referências históricas e muito sobre gastronomia também; além de bem leve; no quesito compreensão, pois aborda a rotina de um acontecimento um tanto inesperado na vida de uma mulher; é marcante ao retratar uma viagem inesquecível e o que seus detalhes poderiam causar. Aliás, algo que amei muitooo foi a música! Logo temos uma trilha sonora encantadora, feita pela incrível compositora Laura Karpman :3 Deixo minha sugestão de músicas favoritas: "Que rest-t-il de nos amours", "Paris Can Wait" e "Lunch in Provence"

>>>

O filme conta a vida de Anne Lockwood (Diane Lane), uma mulher já na meia idade, muito elegante e que tem gosto em tirar fotos minimalistas (quase todo o tempo rs), visando pequenos detalhes de seus afazeres cotidianos - quais podem não ser muito comuns, porém se tratando de uma viagem, são distintos. Ao decorrer da história, algumas informações nos são dadas, sabemos então que Anne havia tido uma loja de roupas, e este gosto por tirar fotos vem do hábito de fotografar os tecidos.
A princípio notamos que ela e o marido tem um relacionamento estável de anos, e possuem uma vida cheia de regalias, porém carregam o preço de quase nunca ficarem em apenas um lugar e serem tomados pelo trabalho a todo o tempo. Seu marido Michael Lockwood (Alec Baldwin) principalmente, sempre prioriza os afazeres do trabalho, que seria na área de cinema, e por mais que ame Anne, acaba deixando pequenos detalhes passarem despercebidos.
Devido à uma dor insistente no ouvido, a mulher não pode viajar com o marido até seu próximo destino, marcando de encontrá-lo em Paris, uma vez que iria viajar de carro até lá com Jacques Clement (Arnaud Viard), amigo do marido, que pretendia chegar ao mesmo destino. É ai então, que o filme se inicia de verdade.
Ao longo de sua viagem com Jacques, Anne se surpreende de muitas formas. Primeiro acaba por se irritar um pouco com a insistência homem em parar diversas vezes durante a viagem, para descansar, porém mais pela comida que o maravilhoso interior francês oferecia. E como amante gastronômico que és (e também como um bom francês haha), Jacques acaba por surpreender a mulher, não só com tantas informações sobre este ramo, como curiosidades históricas e culturais de cada lugar, música, e o mais marcante e diferente que chama a atenção dela, seu interesse em procurar saber sobre a vida de Anne, querer entendê-la e conhecer seus gostos, pensamentos e segredos; além de agradá-la também, sendo gentil e cuidando dos detalhes de acordo com os gostos dela.

Como já era de se esperar, ambos se interessam um pelo outro e até pensam em ficar juntos, mas existe ainda amor entre Anne e Michael, e a mulher não nega isso; além da possível fama de Jacque pelo gosto de levar mulheres em viagens e ser atencioso e carinhoso com todas elas. Logo, o final sugere que levemos a sério a frase de que a viagem é bem mais proveitosa que o próprio destino em si, diria até que podemos traduzir o filme com esta frase hehe

Durante a viagem, notamos muitos passeios diferentes, músicas, alguns pequenos problemas com o carro, uma dança inesperada, um piquenique, e claro, muitos jantares e visitas à locais históricos. Assim como também muitas fotos tiradas por Anne! Michael chega a procurá-la e com o tempo fica um pouco preocupado com a demora para chegarem em Paris. Em alguns momentos são feitos revelações importantes, e desmascaramos o belo semblante que Anne sempre carrega por esconder alguns sentimentos e manter sua pose serena.

>>>


Digo que és uma bela obra! Sinceramente eu me senti muito bem assistindo, me transmitiu leveza, clareza, além de que aprendi bastante. Pois uma coisa falo, é possível ter breves aulas de história em cada pedacinho das visitas aos locais antigos, museus e restaurantes, como também curiosidades sobre os locais, alguns aromas, sabores, músicas e flores. Muito rico! *Aprendemos sobre Ricardo Coração de Leão, Invasões romanas que geraram tal cenário e invenções, além de outras curiosidades sobre a Roma antiga; como também sobre cinema, na visita ao Instituto dos Irmãos Lumier, e cultura, com a Plantação de Lavanda, Museu Téxtil, entre outras coisas mais*. Boa para uma tarde curiosa, em que seu coração busca por olhares sensíveis.
E se acha que neste filme irá encontrar uma história de amor avassaladora, cheia de fortes emoções, está enganado! Pois esbanja simplicidade, questões complicadas sendo tratadas de forma madura e demonstrando o real sentido após um tempo consideravelmente grande. Além de ser encantadora e romântica <3 não no sentido do romance em si, mas digo do olhar de quem criou. Pois destaca diálogos cheios de informação, coerência e pegadas inteligentes; como também cenários que transmitem o natural, em seus tons de verde e azul. Um amor!


>>>


Frases que gostei:

"Eu uso isto, para me lembrar de como a vida é frágil, e de como é doloroso e extraordinário estar vivo"

"Você é humana, e foi até as profundezas do que isso quer dizer".

"Éramos feitos um para o outro, mas infelizmente haviam circunstâncias"

"Essa é a última vez que te conto um segredo"

"Coma tudo o que tiver vontade"

"Ao contrário de fumar, há estudos dizendo que chocolate é bom para a saúde"

"O relógio que eu dei pra ele... E ele me disse que havia perdido"

"Ele é um paquerador, come demais e fuma!"

"Você percebe tudo"

"Eu sei o que significa andar com os sapatos de outro homem, mas com as meias..."

"Minha amiga mora aqui perto, ela tem um jardim cheio de rosas. Elas vão perfumando o resto da viagem"

"-Ainda vamos chegar em Paris?
 -Vamos fazer de conta que temos um ano para chegar lá"

"Sabia que essa é a melhor época no ano para se comer animais jovens?"

"Nem sempre os garotas sabem o que estão fazendo, nem os adultos sabem"

"-E como fica o carro?
 -Ele que espere a gente comer"

"Não preciso provar de tudo para saber do que gosto"

"Vamos fingir que estamos num quadro de Monet"







>>>

Algumas fotos que gostei também:





























































































>>>

Espero que tenham curtido! E ai, assistiram este filme? Se sim, comentem aii, se não comentem também hahah e aliás, recomendo muito!
Bjs: #SafiSaga

Comentários

Postagens mais visitadas