Chá De Letras #28 ESPECIAL

O Peso Do Pássaro Morto - Aline Bei

Oinnn, coalas! Como cês tão?? Espero que bem :)
Trago hoje um #CháDeLetras ESPECIAL! Porque, este livro é muuuuito especial,  de uma pessoinha mais especial ainda, que encontrei na primeira vez que visitei um Clube de Leitura incrível aqui de São Paulo! E a parte mais bacana de tudo isso, é que a autora conversou um pouquinho conosco, respondendo à uma entrevista por escrito que estarei deixando mais pra frente. Não percam! 

A obra é: "O Peso do Pássaro Morto", que foi publicada pela Editora NÓS em 2017. Melhor Livro do Ano pelo Prêmio São Paulo de Literatura, foi responsável por fazer a autora Aline Bei, ganhar como Melhor Romance de autor com menos de 40 anos em 2018. O que foi uma enorme conquista, visto que és o primeiro romance da autora, que já havia ganhado o Prêmio Toca, criado pelo escritor Marcelino Freire anteriormente.

>>>

"O PESO DO PÁSSARO MORTO" - ALINE BEI 


O livro responde à pergunta: "Quantas perdas cabem na vida de uma mulher". De antemão, digo que amo a proposta de uma leitura que tem o intuito de não só responder uma pergunta, mas com isso, mostrar a realidade por vezes mascarada, e que te faz sentir de perto tais perdas e noções. Onde talvez você nem tenha a sutil resposta, mas sabe que juntamente a personagem, tentou desvendar, mesmo que inconscientemente.
É uma leitura muito forte, conta a história de uma mulher desde seus 8 até os 52 anos. Todas as suas perdas. Todos os significados do que ela tinha de 'amor', ou da falta dele. Por mais que muitos analisem como o narrar do cotidiano, digo que vai muito além disso; e não como apenas sendo uma crítica, mas mostrando de forma nua, a mente de uma mulher, seus receios, temores, sua força e visão. 
Uma obra que te faz sentir raiva, desespero, angústia e te sensibiliza de uma forma ilustre! Além de que a autora escreve de uma maneira totalmente intrínseca e com personalidade, eu nunca havia lido coisa igual! As frases soltas, sem métrica, letras maiúsculas, etc. Tudo isso apenas contribui para que a experiência ao ler te aproxime das sensações e emoções da personagem, não sendo apenas por estar em 1° Pessoa, mas também porque o ritmo se torna outro. A personagem principal/narradora, nos aborda de forma inocente e singela, e se despede com um tom nada comum, e de certo, fantástico! 
Não é a toa que ganhou como melhor livro do ano.
É bem difícil contar sobre suas experiências sem dar spoilers, visto que o ponto
crucial é encima disso, do que se sente ao passar por essas (as vezes mínimas ou extremamente fortes) coisas. Entretanto, algo que eu gostaria de ressaltar, são os personagens. Sei que muitas vezes já ouviram isso aqui, sobre eu achá-los muito bem construídos em diversas obras que trago para o #CháDeLetras, mas dessa vez, digo que o tanto de intimidade que temos com os personagens, vem da relevância que a narradora entrega à eles, e como além de narradora, também é personagem, traz essa importância que cada um tem à ela; e de certo és muito interessante, até porque a mente dela é algo que percebemos conversar conosco à todo o tempo, sendo íntima de tão real.

Como eu disse, de forma nua, e as vezes crua de tão forte.

...

Terminei a obra, como dizem: 'numa tacada só!', e isso não é ruim, pelo contrário, nos traz aconchego, qual em mim acabou gerando um desconforto também. E não desconforto ruim, mas o peso de uma leitura tão boa em que o final trouxe um tapa da realidade bem dado em minha face rs
Espero que gostem e apreciem tanto quanto eu! Estarei deixando no final, as redes sociais da autora e alguns sites com o livro disponível :)

PS: Este em especial não pude colocar as frases que mais gostei, pois ainda tem a parte sobre o Clube e a entrevista, logo, ficaria bem longo.

>>>

CLUBE DE LEITURA LEIA MULHERES SP


Como muitos sabem, eu já havia participado do Leia Mulheres, porém no de Caraguatatuba, sendo a mediadora, minha querida amiga Josi <3 Foi uma experiência fantástica, e meu primeiro contato com a leitura de Lygia Fagundes Telles. Porém me mudei para São Paulo recentemente, e não posso comparecer à todos os encontros em Caraguá.
Foi então que pela Josi (após também pelo Facebook), soube que existe o Leia Mulheres em muitos lugares, inclusive em São Paulo! Fiquei superanimada e decidi visitar. Eu fui justo no dia em que Aline estava, e achei toda a atmosfera do lugar incrível. Além do encontro ser num local que é praticamente minha segunda casa haha (A Biblioteca Sérgio Millet no Centro Cultural Vergueiro). 
Tinha muita gente! Fiquei impressionada com as perguntas e ainda mais emocionada com as respostas de Aline. Pessoas sensíveis, lugar tocante e palavras sublimes! Combinação perfeita para um amante e apreciador da Literatura, Cultura e tais coisas da vida que deixam nosso coração quentinho <3 

...

Não pude estar presente no último encontro, qual teve aliás o lançamento do primeiro livro do clube; porém já quero e preciso participar dos próximos! Estou bem animada quanto à isso :D

>>>


ENTREVISTA COM ALINE BEI



1- Aline, quando soube que seria escritora? Era algo que almejava muito ou nasceu de repente? 
R: Nasceu de repente, eu costumava ser atriz. Entrei na faculdade de Letras pela literatura e lá acabei montando com os meus amigos uma revista para o curso. Comecei a escrever para esse projeto e nunca mais parei. 
2- Ao escrever uma obra, pede conselhos ou se inspira em alguém? 
R: Leio muito, sempre, mas o processo de escrita costuma ser solitário. 
3- Dedica quanto tempo escrevendo por dia 
R: Umas 5 ou 6 horas por dia, depois vendo meu livro. 
  
4- De qual contexto normalmente surgem as ideias para escrever? 
R: De memórias, cheiros, cenas ou frases que escuto ou acho que escutei. 
5- O momento mais peculiar que teve alguma ideia para uma obra: 
R: Costumo ter muitas ideias no banho, acho que a água me ajuda a criar. Mas não me demoro no chuveiro por conta disso, risos. 
6- Sobre "O Peso Do pássaro Morto", como foi o surgimento dos personagens? 
R: Tudo nasceu a partir da personagem anônima, penso nela meio árvore e os outros personagens são galhos. 
7-Se identifica com algum deles? Se sim, qual e no que? 
R: Bastante com o Vento. Gosto do jeito que ele leva vida, com presença, apesar das tristezas.  
8-Dê seu ponto de vista sobre a obra, faria alguma alteração agora se pudesse ou está satisfeita com ela desta forma? 
R: Não, o livro está feito. Sua potência deriva também de suas limitações. Agora é trabalhar o próximo. 

9- Uma frase ou parte desse livro que lhe transmite/remete à um sentimento forte: 
R: As cartas que a personagem escreve. 
 10-Qual foi seu primeiro pensamento e sensação, ao ter contato com o primeiro exemplar dessa obra, finalizado? 
R: Eu chorei. Era um sonho, ter um livro. Ainda me pego emocionada olhando a capa, de vez em quando. 

11- E ao ganhar o Prêmio São Paulo de Literatura em 2018? Aliás, neste momento houve algum instante especial que te marcou? 
R: Também me emocionei muito. É tanta luta que quando chega esses momentos de colheita eu mal acredito, fico amortecida. 

12- Sobre o evento “Clube de Leitura Leia Mulheres SP” do dia , como foi para você ter este contato e ouvir seus leitores? 
R: Foi dos dias mais bonitos da minha vida. Estávamos em uma arena, nos escutando, nos apoiando. Uma energia e uma força que vou guardar pra sempre. 

13- Ainda sobre o evento, teve alguma fala ou questionamento dos leitores, que te trouxe um novo sentido/olhar ao ligar com a obra 
R: Cada nova leitura me traz camadas e ângulos para o livro, é a parte que mais gosto, trocar com os leitores, ouvir.

14- Algo que gostaria de dizer a seus leitores: 
R: Obrigada.
  
15- Uma dica/Incentivo para escritores iniciantes: 
R: Não desista. 


Agradeço muito novamente,
Abraços!

...

Eu que agradeço demais por essa entrevista, e por todo o carinho, disponibilidade e atenção que tem com seus leitores! Confesso que suas palavras; até nestas breves respostas; carregam um grande poder. Me identifiquei muito à respeito do vento, e do contexto em que escreve. Com certeza você é uma inspiração à todos os novos autores que pretendem um dia levar um pouco da literatura e também sua visão, sendo no espaço de um livro. Espero que um dia possamos nos encontrar novamente!
Muito obrigada por sua participação e palavras.

>>>

E ai, o que acharam? Estarei deixando a seguir as redes sociais da Aline (e também as minhas rs) e onde encontrar esse livro dela. 

Instagram: @alinebei

Livro disponível: Editora NÓSSaraivaAmazonLivraria CulturaLivraria Travessa, etc.

---

Instagram: @safisaga

YouTube: Safi Saga

Facebook: Safi Saga

Pré-Venda do meu livro: "Quem Muito Sente, Sente Muito"






Bjs: #SafiSaga 





Comentários

  1. Amei demais, deu vontade de ler o livro. As perguntas bem elaboradas, muito lindo ver mulheres jovens, inteligentes e inspiradoras.👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽😍❤

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas