Chá De Letras #29

"A Casa Dos Pesadelos" - Marcos Debrito

Oinnn coalas! Como cês tão?
Trago hoje a resenha de um livro incrível, que lemos do Clube do Livro da Nobel este mês de Maio! É uma obra nacional que me surpreendeu de sublime forma, sério, esse desfecho me pegou de surpresa e me deixou muito impactada.

O autor Marcos Debrito, que além de escritor é cineasta e roteirista brasileiro, fez filmes incríveis inclusive. Livro pela Faro Editoral, que inclusive caprichou bastante na edição, com imagens fortes, de suspense, folhas com textura e cor agradáveis, além de toda a estética muito bonita. (como podem notar em algumas das fotos que aqui estão <3)

~*~

Nos apresenta a história de Tiago, um adolescente 'quase adulto', que está viajando com a mãe e o irmão mais novo para a casa da avó. Acontece que o garoto está um tanto apreensivo quanto à essa visita, pois quando criança, havia presenciado situações naquela casa, que o afligiam e assustavam, e desde então o garoto nunca mais havia pisado lá. Traumas vividos que fizeram Tiago passar uma vida toda em terapia, tentando lidar e desvendar suas questões interiores.
Ao chegar na casa, tudo esta igual, sua avó e o tão estranho quarto em que ele dormia quando criança; qual dessa vez ficara para seu irmão mais novo, Bruno. O garoto ainda tinha arrepios ao se lembrar do monstro que aparecia a noite naquele quarto.
Em meio à devaneios e momentos em que preferia ficar excluído enquanto fumava escondido, Tiago conhece Camila; outra adolescente que morava perto e aparentava ter sérios problemas com os pais. Os dois logo se aproximam e compartilham de seus problemas familiares e interiores.
Como o esperado, tal assunto do trauma de Tiago enche a mesa, e sua mãe, sempre se preocupa com o que a avó acharia disso, visto que a mesma podia ficar triste e/ou se sentir culpada pela vontade do neto de não frequentar mais sua casa.  É quando então, após uma tentativa da mãe explicar motivo pelo qual Tiago agia dessa forma, acaba por assustar o mais novo, Bruno, por mencionar o terrível monstro e sua forma.
Logo, como era de se esperar, o pequeno Bruno vem com a mesma história do irmão mais velho e começa a também ter medo do quarto e da casa de sua avó, afirmando ter visto o mesmo monstro que o irmão.
E em meio à tudo isso, Célia (a avó), tinha uma regra clara quanto à estadia na casa; tudo era permitido, menos, um quarto, que ficava trancado e ninguém além dela, havia tido contato com ele. Ela afirmava ter sido o quarto do seu falecido marido, o que fizera com que Tiago tivesse interesse em saber o que havia lá dentro, podia encontrar até, uma pista para descobrir se de fato o monstro era real, ou apenas invenção de sua mente.
...

Uma vez então, ao tentar se aproximar do quarto, é parado pela avó que briga com ele e na mente dos dois, se veem numa mesma cena, que havia acontecido quando Tiago era pequeno; logo, não era a primeira vez que ele tentava quebrar aquela regra. É quando então, ao estar com Camila e contar à ela esse fato bizarro, a garota não pensa duas vezes em querer entrar no quarto secreto.
Lá dentro eles descobrem alguns objetos, que os fizeram entender o porque que Célia não queria que ninguém entrasse ali. Estando lá sozinhos, Camila vê uma grande oportunidade de tentar algo à mais com o rapaz, e é bem direta, uma vez que Tiago não entendeu nenhum de seus sinais anteriores. Porém o garoto tenta levar tudo numa boa, quanto então vê o rosto do monstro se fazer no rosto de Camila, e num pulo só, a empurra e acaba machucando a garota, que sai toda brava.
Sua mãe, ao saber desse segredo, confronta Célia, que acaba contando todos os problemas que seu pai tivera. Todos ficam assustados, entretanto, isso ascende algo em Tiago, que talvez com uma pulga atrás da orelha, percebe ter obtido talvez uma resposta, devido à esses episódios e sua reação, mesmo que não diretamente.
...

Tiago toma coragem, após um sonho, após pensar ter se libertado deste terror e ter tido maior coragem para descobrir e enfrentar o que calou durante anos. E ele vai, na hora do monstro, ao quarto de Bruno. É então, que ele vê, a mesma figura de antes, que lhe assombrou durante toda a vida. E...


NO SPOILERS! rs

~*~


Uma leitura muito boa! Suspense na medida certa (e olha que não sou de ler esse gênero!), escrita que flui muito bem, amei a descrição inclusive, com exemplos claros, narrados de forma que se dava para imaginar de certo. Contudo o que mais me encantou foi a reviravolta que a história teve para mim, mal podia imaginar este final e toda a construção que fiz dos personagens durante todo o livro, foram se desmanchando e caíram ao final.
As páginas são amareladas, mas algumas de cor laranja, narram o passado do protagonista; eu achei genial a ideia e muito bacana, pois assim não nos perdemos durante a história e podemos ir entendendo Tiago; até tentando desvendar algumas coisas; ao longo da leitura.
O que mais me surpreendeu foi a inteligência que o autor teve em envolver assuntos sérios, à uma narrativa de 'terror'; não dizendo que terror não é sério, mas sim assuntos complicados e até pesados, traumas que passamos se dando à uma visão infantil que acoberta algo extremamente horrível! Uma forma inteligente demais, de fazer este adendo e falar sobre este assunto tão relevante.

História misteriosa, relevante, onde o autor de conduz de forma sutil à uma importante questão. Surpreendente!

Parabéns à Marcos Debrito pelo belo livro, e por ter escrito algo que nos fizesse refletir e digerir durante alguns dias rs

~*~




QUOTE:

"Se para alguns o sarcasmo era refúgio dos fracos, como definido por um especialista francês, para tantos outros era a arma para sobreviver nas ruínas da hipocrisia" - pág 98

"Não havia como escapar. Uma nova tragédia estava para acontecer." - pág 139

~*~

Espero que tenham gostado! Recomendo muito e tomem cuidado com o que se revela na escuridão por ai.

Bjs: #SafiSaga


Foto no Instagram @safisaga

Comentários

Postagens mais visitadas