MASP - Exposição "Tarsila Popular" + Acervo Permanente

Chorando Em Obras Por Ai...

Boa madru, coalas!
Finalmente tive um tempinho pré Flip, para escrever um pouco sobre a experiência incrível que tive na minha primeira vez no Masp (Museu de Artes de São Paulo). Lembrando que teremos um depoimento especial e muito rico ao final da matéria!
Me mudei para a capital recentemente e até então nunca havia entrado no museu. Foi quando surgiu a oportunidade de ir, junto ao núcleo que participo da faculdade, o NECULT (Núcleo de Estudos de Cultura), que estavam à algum tempo programando a visita, sendo a bela exposição da Tarsila, nosso maior incentivo!

"Figura Só" - 1930
Eram ao todo 92 obras autorais da Tarsila, em sua maioria, de 1924, podendo este ser a exposição mais ampla feita da artista. Pudemos observar que a curadoria da exposição acertara em cheio! Pois no início dela (primeira sala), continham algumas obras, além de primeiras da artista, muito importantes e marcantes em sua carreira; e no final (última sala), estavam algumas mais conhecidas; além de uma parede com telas que enfatizavam figuras animais nas pinturas.


Era possível notar também traços diferentes de Tarsila ao longo de sua trajetória; aliás, uma das partes que mais me encantou, foram seus esboços expostos das paredes. E não somente isso, como toda a história envolvida nas obras, pois na descrição podíamos nos recordar do período histórico (como a semana de 22) e também acontecimentos na vida pessoal de Tarsila (como seu rompimento com Oswald De Andrade); sendo mais fácil e instigante assim, notar as referências e expressão em suas obras. A que mais me tocou, foi "Figura Só" de 1930, que mostrava uma mulher de costas om os cabelos ao vento parecendo infinitos. E de acordo com a professor Carla Christini, mostrava Impermanência.

...

"As Tentações de Santo Antão" - Bosch
E depois de uma amigável pausa para o café, fomos até o acervo permanente do museu, onde se encontravam belas telas de pintores conhecidos através da história. Lá, tivemos quase que uma visita guiada! hehe Nossas professoras Fabiola Tarapanoff e Carla Christiani nos deram quase uma aula de História da Arte, iniciamos à partir dos últimos quadros; pois a sequência era dos mais antigos para os mais atuais; e dessa forma teríamos maior aproveitamento desta "breve" aula e visita.


~*~

DEPOIMENTO SOBRE DA:

-Professora Fabíola Paes de Almeida Tarapanoff (NECULT) - Doutora em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) com estágio doutoral pela University of California Los Angeles (UCLA), é professora dos cursos de graduação do FIAM-FAAM-Centro Universitário desde 2011 e já lecionou na pós-graduação em Cinema. Atualmente orienta Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de Jornalismo e é coordenadora do Núcleo de Estudos de Cultura (NECULT) da mesma instituição.

-Conte sua experiência à respeito da Exposição "Tarsila Popular":
"Eu gostei muito da participação do NECULT, a possibilidade de fazermos essa visita guiada ao Museu de Artes de São Paulo, porque eu acho que a Tarsila é uma artista fundamento, uma das primeiras artistas genuinamente brasileiras; tanto nas suas cores, ela usa muitas cores vivas, como: verde, violeta, azul e rosa; quanto os temas também, sendo temas não próprios da arte européia. Então, temas ligados por exemplo: "A Festa Caipira", "Segunda Classe" (que mostra a questão dos migrantes nordestinos). Mesmo ela começando de forma acadêmica, se inspirando em Cânones Europeus com Fernand Léger e até estudando em Paris, ela procura depois uma arte muito brasileira e eu acho isso muito interessante e importante, porque a Tarsila queria ser uma pintora do Brasil.
A exposição está fazendo um enorme sucesso e com razão, porque trás uma das artistas mais importantes do país. Destaque ainda para o "Abaporu", uma das obras mais importantes do Brasil, ela foi vendida por um preço altíssimo, para o museu em Buenos Aires. E eu fiquei muito feliz em poder ver essa obra no Brasil, não consegui ver um Buenos Aires e agora finalmente consegui ver no MASP, quase 11 anos depois, quando fui para a Argentiva.
"Abaporu" - 1928
E o "Abapuru" é bem representativo, nessa questão da Semana Da Arte Moderna, porque o Oswald comentou muito para o Raul Bopp que acreditava que era o melhor quadro que a Tarsila tinha feito; e "Abaporu" significa: homem que come carne humana, e o sentido seria o homem antropófago, representante desse manifesto antropófago do Oswald de Andrade, que era deglutir/consumir tudo o que a cultura europeia apresenta, e a partir disso criar uma arte genuinamente brasileira, e foi o que ela buscou apresentar; mesmo se inspirando no Cubismo, Picasso, e no geometrismo de Fernad Léger; ela procura criar uma arte muito própria e tem muito sucesso nisso. 
Destaque ainda também para os autorretratos, ela tem um autorretrato lindo que é com a gola vermelha, eu acho lindo, aquele também com os brincos é um autorretrato muito bonito da Tarsila. E os quadros de temática social, como "Segunda Classe", que trás os migrantes nordestinos e "Operários", que ela trás vários rostos, faz essa homenagem aos trabalhadores do Brasil. A Tarsila ainda fez, alguns quadros que tem a inspiração na geometria, no abstrato, gosto muito do quadro em que aparece uma moça de costas com o cabelo voando ao vento ("Figura Só"), acho lindo esse quadro, e os quadros também que mostram os medos infantis, como: "O Touro da Cara Preta", "A Cuca" e "A Cobra", acho que todas elas tem uma simbologia muito interessante"

- E sobre à visita ao Acervo Permanente: 
"Quanto à visita ao Acervo Permanente, eu adorei e acho que foi uma possibilidade bem interessante dos alunos do núcleo, terem um contato muito grande com a história da arte. O Museu do Estado de São Paulo é considerado o melhor da América Latina, não pela quantidade de obras, mas pela representatividade, porque tem obras de um período muito vasto como pudemos ver, desde o renascimento até a atualidade. Então é um acervo muito rico, tem desde Rafael Sânzio do renascimento italiano, temos "A Ressurreição", obras típicas do renascimento do norte da Europa, Rembrandt, o autorretrato e retratos de Rembrandt. Tem obras também muito interessantes do impressionismo, obras importantes de Degas: "As Bailarinas", temos obras também de Monet.
Um acervo muito importante, tanto de obras internacionais, quanto obras também brasileiras, como as de Portinari, Volpi, Tarsila do Amaral (sendo "Aracas" do acervo do MASP), etc. Então eu acho muito importante e achei até interessante, fiquei muito animada que os alunos gostaram da visita, de repente podemos fazer novas visitas e tentar um número maior de alunos. Mas fiquei muito animada que gostaram, e muito feliz também!"

~*~

"Antropofagia" - 1929
Espero que tenham gostado! E não se esqueça, a exposição vai acontecer até dia 28 desse mês, então se quiser/puder ir, corra que da tempo e vale muito a pena" Agradeço à professora Fabiola pelo depoimento maravilhoso <3


#Bjs: #SafiSaga




~*~


"Autorretrato" - 1923

















"The Egg" - 1928





















Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas