Papo Com Pipoca #19 - ESPECIAL

"Moonrise Kingdom" - Wes Anderson

Boa noite!
Depois de um bom tempo longe, é bom estar de volta à esse cantinho :3 Especialmente quando o assunto é sobre o aniversariante do dia! O querido Wes Anderson, um de meus cineastas atuais favoritos.

Trouxe um filme dele, que se tornou um de meus favoritos por diversos fatores (digo que é meu protegido, pois tenho vontade de guardar num potinho cheiroso de fada). Moonrise Kingdom (2012) é uma obra de arte com meus tons pastéis favoritos inundando a fotografia, um show visual! E claro, contém fortemente as marcas chave de Wes no cinema.
Como sabemos, o cineasta tem seu charme e autenticidade gigantescos, sendo seus filmes muito bem notórios logo à princípio; pela excentricidade, fotografia e planos completamente simétricos, enquadramento bem típico e calculado, além de objetos e falas que compõe, com grande valor e sentido ao próprio Wes em particular.

E além desse valor visual enorme e aconchegante, a obra traz consigo atores ilustres que também dão seu show nesses personagens diferentões numa ambientação conto de fadas amarelado moderno. Estamos falando de Tilda Swinton, Bruce Willis, Edward Norton, Bob Balaban, etc. A trilha sonora por Benjamin Brittan e Alexandre Desplat, também é fantástica - e casa bem com a autenticidade da obra, sendo uma peça chave para a percepção num todo.
Anderson também é conhecido por obras como: O Grande Hotel Budapeste (2014), O Fantástico Sr. Raposo (2009), Ilha De Cachorros (2018), Os Excentriccos Tenenbaums (2001), etc.

O filme se da, quando duas crianças de 12 anos - a Suzy (Kara Hayward) e o Sam (Jared Gilman) - resolvem fugir juntos, pois não eram compreendidos em seus lares. Sendo Suzy por sua família - uma enorme casa com três irmãos e pais confusos (logo muitas regras), e Sam - órfão, morando num acampamento escoteiro, também cheio de regras e de garotos que não lhe faziam bem. Logo, após se encontrarem, eles começam a se comunicar por cartas (aliás é uma cena linda de se ver, e falarei mais para frente juntamente à outras que moram em meu coração), e de tal forma, decidem quando e para onde irão partir. - quem pegou a referência pegou rs
Eles partem nessa grande aventura, nos mostrando então este elo engraçadinho e ingênuo dos dois de quererem ficar juntos, e a veracidade com que acreditavam fielmente que conseguiriam mesmo ficar e viver sozinhos na floresta. Enquanto isso, temos cenas dos adultos e colegas os procurando. E esse paralelo causa um imenso contraste na história, visto que vemos sim a diferença e importância que ambos tem no ambiente em que vivem e para as pessoas ao redor. Porém nada, negaria para ambos, que esta fora a melhor decisão. Em meio à tudo, há encontros, problemas, confusão, e tudo mais!
Não direi o final - que realmente é lindo e de certo comovente - pois sou contra spoilers, e creio que sendo uma obra do Wes, é muito bonito poder sentir toda a mensagem, enredo e inclusive seu fechamento, na hora. Mas digo que é emocionante, contém um humor, como dizem: 'vindo do ridículo', e também algo de se apreciar.


...


Vamos então à cenas que me deixaram de coração palpitante! (lembrando que estou colocando em ordem de preferência hihi):

5 - "What kind of bird are YOU?": além de achar bonita a parte em que as garotas se viram, sem expressão, para responder a pergunta do estranho garoto; suas fantasias compõe muito bem a cena, e o fato de Suzy ser o corvo também me chamou muito a atenção. ~ no trailer: 00:05 - 00:18



4 - "It's pretty": tudo bem, talvez possa ser meio incomum e um tanto desconfortável para alguns; porém a fotografia dela com o brinco olhando pelo espelho, é de muito bela para mim, poderia admirar por minutos hehe e o fato de ser um brinco com um inseto real, também deixa originalidade ao aspecto ali tratado (sendo ele um escoteiro apaixonado querendo impressionar e fazer o bem - de sua forma)



3 - "When? Where?": a adorável cena da troca de cartas, dos bilhetes escritos à mão por eles, e como tudo orna movimentando-se na cena. O zoom, que condiz com as falas e etc. ~ no trailer: 00:21 - 00:27




 
2 - "binóculo, farol & paleta rosê": a clássica cena vista em papéis de parede e referências (além de imagens mostrando a paleta de cores), de Suzy subindo ao parapeito de um farol, e usando de mais uma vez seu binóculo companheiro, juntamente à seu visual rosê. ~ no trailer: 00:33 - 00:35

   1 - "zoom pós disco": não tenho as menores condições técnicas de nomear cenas ou saber o nome da movimentação de câmera usada nessa cena, mas eu amo - e chamo-a assim, amigavelmente. Seria uma cena de transição, que dura pouco mais de 3 segundos, logo antes de aparecer 'directed by Wes Anderson'. Se inicia assim que começa a tocar uma música enquanto aparece o disco na areia a beira do lago, e depois muda para o rosto dele em meio as árvores e da zoom, logo após muda para o dela e repete no mesmo ritmo. Um amor. ~ no trailer: 00:48 - 00:51


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Gosto de Wes Anderson, por suas obras seres estranhamente perfeitas, e recomendo fortemente este filme, como um inspirador refúgio amigo <3


Trailer:






Instagram: @safiraferreira_
YouTube: Safi Saga

Bjs: #SafiSaga (e de Suzy rs)

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