Chá De Letras #39

 "A Vida Secreta De Merlim" - Heloisa Prieto


Oi oi, gente! Como estão?

Hoje trouxe mais um achadinho do sebo "A Vida Secreta De Merlim", fantástico! *amei essa comprinha, tem resenha de outro livro que comprei com eles aqui: Sebo Livros Baratos*

Eu não conhecia essa obra, porém o título me agradou muito e a atenção do vendedor ao me explicar a história de como adquiriu e também um pouco sobre o livro, me animou mais ainda!

Ele é bem fino, possui apenas 60 páginas. Tem ilustrações muito bonitinhas, que auxiliam muito na imersão hehe eu particularmente não acho infantil.

***

O livro conta a história de Merlim, o narrador pontua acontecimentos de sua infância, a história de seus pais e de todos os demais segredos presentes nesse universo do Rei Arthur! 

É pura fantasia, há uma ótima descrição fantástica, que da vontade de sair grifando tudo hihi Talvez Porém é numa construção bastante fácil de ler, por ser infanto. Eu achei mágica e consegui imergir bastante no universo, nas ambientações e confesso que amei muito.

-

O narrador se chama Blaise, e é personagem. Engraçado suas introduções na narrativa, pois as vezes ele aparece, quanto à outras, apenas observa. Blaise é perito na arte da escrita, escritor mestre dos lobos, forasteiro anônimo, viajante das eras, etc. Ele presenciou tudo o que escreveu no livro, seja em que forma estivesse no momento.

Logo de início, nos é apresentado uma criança, um garoto de 6 anos. Jovem mago, chamado Merlim, explorava seus poderes num lago, ao conversar com um peixe que logo se transformou em Vivian, fada da água e sua futura sacerdotisa amada. Blaise observava ambos, e tudo o que a natureza produzira de mais lindo ao redor deles enquanto criavam um puro elo.

Entretanto algo inesperado acontece, Merlim é abordado por soldados reais e levado ao rei, que o ameaçava de morte devido à um sacrifício que pretendia fazer em prol do seu reino, e achava que ele não tinha família, logo seria mais fácil. Blaise poderia intervir, porém Merlim, com a ajuda de Vivian que havia assumido outra forma para ajudar o garotinho; com sua imensa sabedoria, consegue fazer o rei mudar de ideia, lhe dizendo conselhos para vencer as guerras. E assim, Merlim ficou sendo o conselheiro do rei Uther.

Blaise então nos introduz à história dos pais de Merlim. Midhir era o senhor dos elfos e fadas, e estava apaixonado por Dyfed, a princesa real humana. O elfo encontrou uma forma de se encontrarem a noite, fazendo a ama da princesa adormecer, e assim foram noites e mais noites; Dyfed também estava apaixonada. Porém seu pai, o rei, percebera a mudança física da filha e a prendera. Mas Midhir pode visitá-la em seus sonhos, e assim permaneceram regando este amor.

Em uma das visitas do elfo aos sonhos da princesa, acabaram engravidando. O bebê era Merlim. O rei ficou furioso, prendeu Dyfed e ordenou que jogassem a criança aos lobos. Mas como ele era metade elfo, conhecia o idioma da floresta e os lobos logo se afeiçoaram à ele. Seu pai, o senhor dos elfos, ordenou que Merlim seria o elo entre os dois mundos, logo, senhor do tempo, mago eterno, mestre das estrelas, jamais seria esquecido, etc.

O tempo se passou. Midhir ainda se encontrava com Dyfed em seus sonhos, e Merlim fora se encontrar com a pequena Vivian, que agora também já estava crescida. Um belo dia, Blaide os observava, no encontro os dois assumiram forma de peixe e foram nadar numa caverna no lago. O responsável por lá lhes apresentou espadas encantadas. Existia a Espada Arco-Íris, em defesa da justiça, e a Excalibur, a mais poderosa, espada da luz e do destino.

Blaide então parou de observá-los durante um tempo, não podendo saber quanto exatamente pois o tempo dos elfos não correspondia ao cronológico. Mas ainda assim ele ouvia as vezes, palavras que eles trocavam e tentava registrar a conversa. Merlim crescia como conselheiro de Uther, e mais se envolvia em assuntos do reino, de guerras, missões, enquanto Vivian; receosa de isso tomar sua essência; era aprendiz de encantamentos e atendia necessidades do povo da floresta e vilarejos. Mas as vezes, os dois se viam através de sonhos.

Num dia, o rei Uther deseja a esposa de seu anfitrião. Merlim não aceita ajudá-lo pois seria traição. Mas o rei propõe que o mago o transformasse em seu anfitrião, dessa forma, a esposa de seu amigo acreditaria estar com o esposo. E Merlim aceita pois sabe que dessa união, nasceria Artur. 

Escondida, Vivian via todo o ocorrido, Blaide sabia que ela também estava grávida, e que a criança teria um elo com o Artur. Se chamaria Lancelot, o cavaleiro do lago. Não deixa claro durante  o livro se Lancelot é filho ou não de Merlim.

O mago manteve Artur escondido com Escudeiro de Sir Ector, pois seu pai enfrentava diversas batalhas e devido à aparência dos dois, a vida do príncipe corria perigo. Mas após o rei morrer, Merlim tenta retornar com Artur para o reino, porém os soldados se recusam a aceitá-lo.

Então Vivian aparece no meio do campo de batalha, lança a Excalibur numa rocha e diz que aquele que arrancar a espada da Pedra será o futuro rei da Inglaterra. Muitos tentam, porém apenas Artur consegue, provando então de seu sangue real.

Artur se tornou um ótimo rei, e fundou a Távola redonda, local onde apenas cavalheiros mais valorosos faziam parte. Numa determinada fase de sua vida, o rei Artur se vê apaixonado pela Lady Guinevere. Porém Merlim o adverte sobre os perigos dessa relação, além de que traria problemas em sua futura amizade com Lancelot. 

Mas, contrariando os conselhos de Merlim, Artur deseja se casar com ela. Vivian fica furiosa com o mago, e rompe com ele. Esse desequilíbrio causa certa desarmonia e essa era entra em declínio. Tanto que eles acabam perdendo o cálice sagrado chamado Santo Graal.

Não irei contar os spoilers depois daqui rs mas digo que haverá um triângulo amoroso por conta de uma história antiga da Lady Guenevere com Lancelot, o cavaleiro do lago. Porém uma coisa posso dizer, Blaide gosta muito de nos contar essa história, pois acha fascinante!

-

É uma leitura muito boa! Digna de um conto de fadas, te prende de uma fora encantadora. Ainda mais pois eu amo esse universo do rei Artur, Merlim, sou apaixonada!

A descrição é completamente mágica, eu particularmente curto essas descrições poéticas que citam a natureza e encantos. Você consegue se imaginar no lugar de Blaide, assumindo várias formas e observante de perto essa fascinante história. Eu não conhecia a autora, mas fiquei muito feliz em conhecer!

Recomendo demais! É um livro infanto juvenil, porém recomendo para adultos também pois transmite uma vibe muito primorosa. Com certeza é um daqueles livros que irei guardar para ler aos meus filhos na hora de dormir rs

***

Segue alguns quotes:

"(...) Numa terra de areias douradas, vendo o sol incadescente, muitos séculos adiante do tempo em que vivo agora, um mago dirá a seu aprendiz: (...)" - pág 7

"(...) Milhares de habitantes das árvores, nuvens lagoas e até mesmo dos lares dos seres humanos desapareceram numa só frase de encantamento. (...)" - pág 15

"(...) Se a paz só existia se houvesse divisões de territórios, então a harmonia era imposta e não natural, ele pensava (...) - pág 17

"(...) (...) Excalibur tem duas faces. Ela cortará tudo o que é daninho, os laços aprisionam, as palavras falsas. Ao mesmo tempo, abrirá caminho para que boas energias beneficiem seu proprietário (...)" - pág 24

"(...) Do fundo da floresta, a alcateia se aproximou da vila para proteger Merlim, um dos seus. E também da floresta surgiu Vivian, com a espada encantada nas mãos. Merlim e eu fomos os únicos a vê-la descendo das nuvens, aproximando-se da rocha, lançando a espada como se fosse um raio (...)" - pág 40

"(...) - Esta é Vivian, dama do lago. O meu grande afeto. A mãe de seu melhor amigo. (...)" - pág 47

"(...) Todos os homens acreditam que havendo amor, nada de mal lhes acontecerá. Quisera eu isso fosse tão simples. (...)" - pág 49

"(...) Nossas vidas são repletas de segredos. O afeto cresce na distância, no silêncio, e no sonho. (...)" - pág 50

"(...) Pois a cada leitura, um novo reino imaginário se inaugura para que minhas palavras plantem no solo do pensamento as sementes da Árvore da Vida. (...)" - pág 60

-

Espero que tenham gostado! Vocês também gostam desse universo do rei Artur, Merlim, Távola Redonda? 


Instagram: @safiraferreira_


Bjs: #SafiSaga

Comentários

Postagens mais visitadas