Chá De Letras #41

 "Nado Livre: Swimming Lessons" - Lili Reinhart


Oi oi, gente! Tudo bem?

Primeira resenha do ano, tinha que ser sobre um livro de poemas ne? hehe eu AMO, além de que esse em específico me trouxe certo aconchego.




...


"Nado Livre" foi escrito pela maravilhosa Lili Reinhart (vocês devem conhecer a atriz por ter feito "Riverdale", "A Química Que Há Entre Nós", etc). Eu fiquei um pouco surpresa, não sabia que a Lili era poetisa, por mais que sempre tenha admirado a atriz por seu olhar sensível.

A obra contém mais de 100 poemas, e belíssimas ilustrações minimalistas de Curt Montgomery. Além da edição ser conduzida de linda forma pela editora Alt (selo da editora Globo).

...

Sempre acho um pouco distinta à forma como se resenha poemas; pois creio eu, serem muito íntimos de cada um, uma vez que cada interpretação é única. Eu por exemplo, tento me conectar com tais palavras, e encontrar vestígios desse sentimento, em minhas experiências vividas. Também apreciar a forma com que a pessoa descreveu situações, sensações, sentimentos, pessoas... Acho toda a experiência muito bonita.

É notório que o livro tem grande peso sentimental para ela, por trazer assuntos familiares, como: momentos com sua avó, amores; e também temas sérios, como: decepções, ansiedade, depressão; diversos relatos de uma jovem mulher se autodescobrindo. É uma leitura muito reconfortante, uma vez que é impossível não se identificar com algum sentimento ou questão ali tratada. Algo bem profundo e as vezes tão intimo, que só notamos sua existência dentro de nós, após ler; pois traduzem nosso interior. Digo como mulher e também ser humano.

Bastante romântico, suave, e melancólico.

~ ps: acredito eu, alguns coisas terem sido para o Cole Sprouse! Jughead e Betty seguem shippados fortemente por mim hehe além de que os atores ficaram juntos por muito tempo também, na vida real.

O que também gostei muito - até porquê é algo que também faço - foram as letras maiúsculas e minúsculas fora das regras. As vezes ela coloca maiúscula após o ponto, para começar a estrofe, mas a maioria das vezes não! achei incrível. Claro que todos temos nossos motivos, talvez estética, talvez pois a caixa alta demonstra algo mais forte ou maior entonação à mensagem, ou até o início de um pensar; uma vez que as minúsculas podem representar algo não evidenciado, ou tem uma lógica a ver com o sentido que cada palavra carrega. E também vale para os espaçamentos entre estrofes. Acho isso muito único e belo.

Outro ponto que não devo deixar de mencionar, são as ilustrações e estética do livro. Os desenhos tem linhas minimalistas, mesclando entre o preto, vermelho e rosa, em contraste ao branco das páginas. E cada um tem seu encanto! Achei incrível como foi possível relacionar a ilustração à seu poema determinado, realmente um é a tradução do outro, duas formas de arte muito conectadas! E a edição por sua vez, foi um trabalho maravilhoso da Alt! Claro que o livro já possuía uma estética parecida em sua edição original pela Harper Collins, igualmente perfeita! Desde a textura da capa, até a escolha dos tons. As ilustrações com essa mescla e as vezes alguns dos textos ou palavras também, num rosa. Um capricho, causa ainda mais imersão e conforto ao ler a obra.

...

Como falei um pouco dos temas abordados nos poemas, agora irei deixar à alguns dos poemas inteiros, ou quotes (com umas estrofes), para sentirem um pouco de como o livro é conduzido:


~ "é assim que sei

   que eu te amo.

   

   sempre que vejo algo bonito, 

   quero que você também o veja." - pág 7




~ "vocé apontou para o 

   Grande Carro 

   na sacada 

   perto do fim do verão.


   Mas vou me permitir esquecer 

   só para você me mostrar de novo. (...)" - pág 27


~ "pedidos de desculpa são como 

   band-aid.


   a ferida continua ali 

   embaixo


   ainda dói, 

   só parece mais limpa 

   por fora." - pág 61


~ "No começo


   eu sempre sentia que 

   meu amor por você era


   uma inconveniência 

   no seu mundo


   Mas talvez 

   

   a única inconveniência real 


   tenha sido minha insistência 


   para que houvesse um sentimento 


   para o qual você não estava pronto." - pág 77


~ "Uma ferida que não 

   é desinfetada funciona.


   Fica mais profunda.


   Se espalha.


   Feito um vírus debaixo da pele.


   que uma hora atinge o cérebro



   e o sufoca.


   A decepção amorosa é uma doença.


   Um câncer

   que já entrou no nosso corpo

   esperando para dominá-lo.


   Às vezes é uma inconveniência 

   que um curativo pode curar


   Nosso corpo tem a capacidade de 

   se adaptar para se manter vivo.


   Às vezes é como se andássemos 

   por ai com um osso quebrado.


   sem deixar que o 

   coloquem no lugar.


   E conseguimos 

   aguentar a dor.



   Para se manter protegido,


   o coração cria uma barricada



   Uma espada de dois gumes


   com a qual perfura a si mesmo


   mais do que inimigos 

   que deveria afastar


   Me perfurando." pág 81 e 82


~ "Parei de tirar

   fotos do pôr do sol

   há muito tempo.


   Nunca consigo

   capturar os nuances.


   O mesmo se aplica

   a você." - pág 101


~ "uma só chama 

   pode iluminar 

   uma casa.


   você era assim, meu bem.



   Mas pode queimar.


   você também." - pág 123


~ "Quando minha mão se estende 

   em direção ao vazio, 

   gosto de pensar que em algum 

   outro universo 

   você junta sua palma 

   à minha 


   e me abraça suave 

   na brisa." - pág 137


~ "Tive dias de solidão 

   em que me faltava


   porque não tinha ninguém

   com quem falar.


   O som da minha própria

   voz me surpreendia,


   me lembrava


   que eu não era um fantasma

   que pairava pela cidade


   sem ninguém notar.


   mas silenciosamente desconectada.


   E a voz na minha cabeça

   ficando mais conhecida

   do que os rostos

   à minha volta." - pág 147


~ "Quando jogamos fora nossos

   velhos buquês de flores,


   não nos arrependemos de 0s

   termos comprado.



   Vivemos sabendo que 

   existe uma data de validade.


   Não deixamos que isso nos impeça

   de aceitar a beleza que

   reside nas pequenas doses.


   Nada é desperdiçado.


   A beleza das coisas

   não deixa de existir só

   porque elas chegam ao fim." - pág 153


~ "Estou sendo virada do avesso,


   obrigada a raspar fundo

   do tacho para conseguir te dar

   mais de mim.


   Mas o que acontece quando você

   já tiver tudo?


   E ainda quiser mais.


   Então o que eu faço?


   E quanto tempo vai levar

   até eu me perder?" - pág 167


~ "Consigo ouvir as

   teclas do piano da

   música instrumental

   que eu amo


   quando você me olha


   com seus olhos doces." - pág 187


~ "Ultimamente acordo tão fácil 

   quando estou dormindo.


   Meu corpo reage com violência 

   ao despertar, como se essa nunca 

   fosse sua intenção.


   É como aquele pesadelo em que caio


   caio


   caio


   e acordo procurando ar

   antes de atingir o chão


   e perceber que estou fora de perigo.


   Mas talvez só esteja fora de perigo 

   nos meus sonhos


   e a verdadeira queda

   começa quando acordo." - pág 193


~ "É estranho ver o mundo

   seguindo em frente


   quando a vida leva alguém

   que amamos.


   O pequeno espaço à nossa

   volta fica estagnado,


   congelado num momento


   de perda


   e choque.


   Mas as pessoas que passam

   seguem o seu

   ritmo sempre.


   Será que sentiram a terra

   tremer? Ou ceder?


   Conseguem ouvir os pensamentos

   que giram no meu cérebro?


   Seu nome." - pág 223

...


instagram: @safiraferreira_



Espero que tenham gostado! E do fundo do meu coração, recomendo este livro à todos os seres.


Bjs: #safisaga

Comentários

Postagens mais visitadas