Chá De letras #42

 "Francis" - Loputyn


Oi oi, gente! Tudo bem?

Sei que estou com algumas resenhas pendentes na fila, porém queria muito falar sobre essa Graphic, pois me apaixonei a primeira vista, e logo que chegou eu já li tudinho hihi Quem acompanhou os stories do Instagram, viu minha euforia quando chegou e conforme ia lendo, e ainda tive umas interações com a autora/ilustradora, e foi incrível!

"Francis" é uma Graphic Novel da Darkside Books, ou seja, praticamente sinônimo de perfeição estética, uma vez que conhecemos a fama e os produtos dessa editora, que são impecáveis. A história se dá através dos belíssemos desenhos de Loputyn, nome artístico de uma ilustradora italiana chamada Jessica Cioff. Confesso que foram as ilustrações que me aguçaram à adquirir e me arrisco em dizer que hoje me tornei uma grande admiradora do trabalho dessa mulher! (é sério, já quero todos os livros dela, se você quiser ver os que estão na minha lista de desejos da Amazon e me dar, fique a vontade rs) E claro, logo que notei ser uma Graphic da Darkside, não tive dúvidas de que eu precisava desse livro!

A história não é muito longa, o livro aparentemente é grande e tem capa dura, porém é fino. 


~*~


à princípio conhecemos Melina, uma jovem bruxa que vivia no Clã da Alta Sacerdotisa; Clã esse que continha outras jovens bruxas também. Logo de início vemos que elas participam de um ritual na madrugada, já que pela manhã Melina e sua amiga Camélia, iriam competir entre si ao demonstrar suas habilidades e trabalho aos espíritos. 

Camélia sempre foi boa, dócil e dedicada; tinha todo o material pronto para a apresentação e se esforçou por muito tempo para deixar tudo assim. Melina por sua vez, usou seu tempo em festas e se divertindo, logo, não havia feito nada para sua apresentação, apesar de dizer para a amiga que sim. Camélia mesmo assim, resolve ajudar Melina, a entregando um licor encantado que dava sorte.

Mas mesmo assim, Melina se vê incapaz, esgotada e nutri o mesmo sentimento desde a infância, de exclusão. Uma vez que a única bruxa que havia se aproximado dela em toda a vida, fora Camélia, que era amada por todas e tinha bom coração; as demais não pareciam compreendê-la, então Melina havia crescido sozinha; e se sentia menosprezada até pela Alta Sacerdotisa e pelos espíritos.

...

Nessa noite, perdida em pensamentos, Melina recorre à trapaça para tentar vencer ou ao menos chegar perto de sua rival na competição, e amiga. Logo, ela rouba o Glimório na casa da Alta Sacerdotisa, para tentar conjurar um espírito, e acaba evocando uma raposa que se nomeava de Francis. Raposa essa muito agitada, despreocupada, que tenta fazer Melina relaxar e se divertir, ao invés de solucionar seu problema (na verdade, achava essa ser a solução).

Não irei me aprofundar tanto nos ensinamentos de Francis, porém digo que ela se permitia existir em várias formas. Além de raposa, se fazia um espírito, que voava com Melina noite a fora, e também uma forma humana atípica, tendo corpo de homem mas cabeça de lobo. Francis já havia sido humano pelo o que parece, ou ao menos pertencido à um corpo real antes de virar espírito; porém uma bruxa o enfeitiçou, quebrando-o em mil pedaços e espalhando sua alma pelo Monte Orfeu; quando seu espírito não é evocado por uma bruxa, sua alma descansa por cada átomo da montanha, pois é feita de nada ~ pesado e complexo.

...

Francis, após ter uma longa e profunda conversa com Melina sobre seu passado e poderes, a leva até a estufa de Camélia; onde estavam todos os materiais que a bruxa havia trabalhado por muito tempo; e acaba convencendo Melina a destruir o lugar como forma de de expressar e liberar a verdadeira natureza de seu poder. Melina nunca se sente mais viva! Porém ao amanhecer, Francis precisa voltar à se fazer um com o Monte Orfeu, e Camélia acaba vendo toda destruição que Melina fez em sua estufa.

Claramente o assunto chegou até a Alta Sacerdotisa, que inclusive além de notar tamanho caos, também se deu conta de quem havia pego seu Glimório. Camélia fica extremamente chateada com a amiga e as duas protagonizam uma triste cena na frente de todas as bruxas. Logo, a Alta Sacerdotisa não vê outra opção senão expulsar Melina do clã, pois notou que seus pressentimentos estavam certos por mais que ela não quisesse; além de que também estava a par do envolvimento que a jovem bruxa tivera na noite passada.

...

Haviam espíritos obscuros que se tornam memoráveis, porém quanto mais fortes ficam, mais difícil é dominá-los. Poucas bruxas tem preparo suficiente para não se deixar dominar. Melina tem certa inclinação à esse poder, e deverá seguir sua caminhada sozinha. Ela logo escolhe, o Monte Orfeu como recomeço, ou eterno fim.


~*~


Muitos consideram uma história rasa, mas por ser rápida creio que explicou bem; por mais que eu quisesse muito explorar melhor tal universo criado, também coisas do passado de cada um, enfim. É uma jornada do autodescobrimento e solidão. Pode fluir como uma leitura que acrescenta para quem curte a temática bruxa, e também pode trazer certas questões para reflexão.

O final me deixou anestesiada eu diria, pois por mais que pareça triste, eu não senti que Melina se sentiu assim, pelo contrário, ela pareceu aliviada por seguir seu próprio caminho; uma vez que se via excluída e distinta demais dentro do clã.

Claro que as atitudes da bruxinha não foram corretas, e Camélia não merecia também. Mas com isso ela pode ver quem era, o perigo que causava e as consequências de suas escolhas.

...

Em suma, vale a leitura como passa tempo (pois é bem rapidinha), e também para admirar a arte da ilustradora hehe Quero muito ler outras Graphics dela, para ver se encontro um enredo mais profundo dentro desses tão belos desenhos.

À seguir, alguns quotes:


- "Não quero que nada mude entre nós por causa dessa competição" 

- "Mas agora, o medo de falhar que carrego dentro do peito... É tão denso que não me deixa respirar" 

- "Uma raposa?"

- "Mas acho que não sou o espírito de que você precisa... Meus poderes são de outra natureza"

- "(...) Vivo nesse clã desde que nasci. Mas lá que era para ser a minha casa, me parece uma prisão"

- "Houve uma época em que eu tive um corpo, assim como você. Mas as coisas mudaram por causa de uma bruxa..."

- "Muitas vezes me pergunto por que ela quer ser minha amiga. Na presença dela, raramente preciso falar. Camélia lê meus silêncios"

- "O que você sentiu dentro de si, não é nada além de um poder imenso... Se decidir libertá-lo tudo vai mudar."

- "Francis... A liberdade vale séculos de vazio e solidão?"

- "Melina, eu não vou desaparecer. Estarei nas folhas de cada árvore que vive sobre a terra do monte. Correrei no sangue de cada criatura que mora nele. Estarei no sopro do vento e cairei com a neve. Serei o coração da montanha. E de agora em diante, eu... Estarei também dentro do seu coração"

- "Você está livre"

- "(...) Será realmente difícil, e você quase sempre estará sozinha, sem ninguém disposto a lhe entender... Mas esse será o preço da sua força crescente... E da sua liberdade"


~*~

Espero que tenham gostado e sentido um pouco da misteriosa vibe que essa Graphic traz. Mas posso esperar para conhecer de perto mais obras da Loputyn!


Bjs: #SafiSaga


Instagram: @safiraferreira_


Comentários

Postagens mais visitadas