Chá De Letras #43

 "Harry Potter E A Criança Amaldiçoada" - J. K. Rowling, John Tiffany e Jack Thorne


Oi oi, gente! Tudo bem?

Finalmente li esse tão polêmico livro! Qual divide opiniões porém pelo o que vi, os fãs da saga Harry Potter que leram os livros, não ficaram muito satisfeitos com essa possível "continuação"; e digo possível pois por ser uma peça, algo a parte, muitos não a consideram como oficial.

"A Criança Amaldiçoada" é um roteiro que conta as aventuras de dois jovens, filhos de famosos bruxos protagonistas da série Harry Potter. Poderia ser considerado um spin-off, uma vez que é uma história se passa 20 anos após a término do último livro da saga. Roteiro escrito por John Tiffany e Jack Thorne e tem a participação de J. K. Rowling também, a autora de Harry Potter. A peça estreou em Londres, 2016, e apesar de ter gerado grande repercussão, não foi muito aceita pela maioria dos fãs.

Por muito tempo me esquivei dessa leitura, por tantos burburinhos que ouvi e li a respeito. Também, pois ainda não li a série de livros de Harry Potter, apenas assisti aos filmes, contudo me considero potterhead por amar a saga e ter conhecimento teórico por ler e consumir muito conteúdo sobre. Mas, resolvi dar uma chance, uma vez que consegui adquirir o livro bem em conta e não queria deixá-lo apenas como peça colecionável, mas sim, conhecer o motivo dessa história ter se tornado tão polêmica e criar uma opinião pessoal sobre. Vamos à resenha!


~*~


O livro nos apresenta Alvo Severo Potter, um dos 3 filhos de Harry Potter e Gina Weasley. Em seu primeiro ano em Hogwarts, ele acaba ficando muito amigo se Escórpio Malfoy, filho único de Draco Malfoy. Rosa Weasley, filha de Hermione Granger e Rony Weasley, tenta avisar o primo para que fique longe do Malfoy, uma vez que notícias se espalhavam sobre o seu possível verdadeiro pai ser Voldemort e não Draco. O garoto e sua família desmentem o caso, e afirmam se tratar de uma questão delicada, uma vez que a mãe dele faleceu à pouco.

Alvo é selecionado para Sonserina, o que de certo se torna inédito ter um Potter nessa casa, ao invés de Grifinória. O garoto ao passar dos anos aumenta a amizade com Escórpio; que também fora para Sonserina; e sofre com isso em Hogwarts, além da imensa frustração que sente por ser filho de Harry e ser diversas vezes comparado ao pai e não o compreender. Escórpio por outro lado, sofre com esses burburinhos que envolviam sua família, e com a perda recente da mãe.

...

Harry e Alvo brigam feio; e após escutar uma conversa do pai com Amos Diggory, pai de Cedrico Diggory, que falecera há 20 anos; Alvo coloca como meta salvar Cedrico usando o vira tempo. Então, ele e Escórpio acabam fugindo do expresso de Hogwarts quando estavam a caminho do seu 4° ano. O vira-tempo estaria extinto, porém, os garotos descobrem que quem o escondia era Hermione, em seu gabinete no ministério.

Eles embarcam no tempo a procura de Cedrico, e contam com a ajuda e cobertura de Delphini, que dizia ser da família Diggory, e prontamente se dispôs a salvar Cedrico para o bem de Amos. Na primeira vez que voltam ao passado, acabam deixando tudo distinto e causam o 'não nascimento' de alguns amigos do presente. Na segunda, o caos e magia negra governam, pessoas antes mortas, viviam, e o mal reinava; além de que acabaram anulando a existência de Alvo devido à morte de Harry Potter na ascensão de Voldemort, ou seja, Escórpio estava sozinho no caos.

Ele acaba encontrando amigos (que no presente estavam mortos, mas nessa ramificação futurística não o/), e pessoas que acreditam que ele tenha realmente vindo do futuro. Logo, após mais sacrifícios, ele consegue voltar e resolver tudo. Enquanto isso, Harry, Gina, Draco, Hermione, Rony e Minerva, tentavam descobrir e desvendar as pistas que levaram ao desaparecimento repentino dos dois garotos. E Harry especificamente, ainda martelava a briga e distanciamento que tivera com Alvo.

Após esse retorno deles e esclarecimento no presente, todos acharam já estar resolvido (até eu), porém tinham muitas páginas por vir. 

...

Harry começara a sentir sua cicatriz novamente, e isso apenas levantava suspeitas de que ainda não havia acabado. Ficou decidido que destruiriam o vira tempo, nem Hermione poderia ficar com ele (inclusive levou uma bronca de Minerva!). E quando estavam próximos à fazer isso, Alvo e Escórpio são vitimas de traição, um(a) antes aliado(a), se revelou a favor das das trevas, e os sequestrou, levando-os ao passado para tentar salvar Cedrico com o intuito de fazer valer a ascenção de Voldemort.

Alvo e Escórpio de volta ao torneio tribruxo de 1995, conseguem driblar o plano e chantagem que estavam sofrendo por seu/sua sequestrador. Porém mais uma vez, achamos que iria dar certo e eles poderiam voltar, porém não eram eles que estavam com o vira-tempo dessa vez, então... A tal pessoa os levou para 1981, pois queria de qualquer jeito, acabar com Harry Potter para fazer Voldemort reinar.


Os dois se viram presos no passado do passado, tentaram alternativas para voltar ou se comunicar, porém nada parecia funcionar sem deixar pistas ou sem mexer no passado. É quando, parado em frente à propriedade dos Potter, Alvo vê os avós, Lilian e Thiago, e o pai, Harry, ainda bebê, com eles; e tem uma ideia!

...

Não irei contar todo o final, apesar de já ter falado quase toda trajetória hehe Creio que o final nos revela muitos plots, além de vermos o Harry de uma forma nunca antes vista, e ele também assiste ao dia mais triste de sua vida. É uma nova aventura dessa turma de 1991 junta, agora em companhia dos filhos. 


~*~


Além de tudo isso, é muito falada a questão de família, conhecemos a nova rotina de personagens tão queridos, e como o amor pode ser mostrado e interpretado de diferentes maneiras.

Eu gostei bastante de ler em forma de roteiro, por ser algo que já escrevo e estou um tanto acostumada por amar cinema. Porém da pra notar que não é uma história, digamos, com a mesma essência da série de Harry Potter, uma vez que não foi propriamente  a J. K. que escreveu sozinha. Então não tem esse mesmo ritmo, as vezes as coisas acontecem muito rápido, sem tantos detalhes e referências, também senti falta de outros núcleos à serem explorados, por mais que tivesse a parte dos garotos e dos adultos; mas como é uma peça, até entendo essa questão de terem sido mais específicos e focado numa problemática só. Além de que, algumas vezes os personagens agiram de forma que, pelo menos pra mim, não agiriam; e isso me incomodou um pouco também, pois pareciam perder a identidade algumas vezes.

...

Então, não odiei, como muitos dos fâs, mas também não é minha história favorita do universo bruxo. Ainda queria muito que J. K. tivesse escrito uma outra série ou duologia como spin-off. 

Enquanto ao material, é um livro belíssimo, de capa dura, jaket, laminação e páginas com ótima textura! Amei o trabalho gráfico e as artes na folha de rosto. (Além de que o preço, fez compensar mais ainda hehe). 


~*~


Q U O T E S: 

- "É claro que eu o amava... e sabia que aconteceria tudo de novo... que sempre que eu amasse, causaria danos irreparáveis... Não sou uma pessoa talhada para o amor... Nunca amei sem causar prejuízos..." 

- "O mundo muda e nós mudamos com ele. Estou melhor nesse mundo. Mas o mundo não é melhor. E eu não quero isso." 

- "Harry, nunca existe uma resposta perfeita nesse mundo confuso e perturbado. A perfeição está fora do alcance da humanidade, fora do alcance da magia. Em cada momento luminoso de felicidade há esta gota de veneno: o conhecimento de que a dor voltará. Seja sincero com aqueles que ama, mostre sua dor. Sofrer é tão humano quanto respirar." 

- "Estranho, não? O que vem de dentro." 

- "Não podemos proteger os jovens de mal algum. A dor deve vir e virá."

...


Instagram: @safiraferreira_



Comentários

Postagens mais visitadas