Chá De Letras #44

 "Seis Anos Depois" - Harlan Coben


Oi oi, gente! Tudo bem?

Mais uma resenha por aqui, dessa vez de um livro do Harlan Coben! Que sem saber, eu estava procurando. Longa história hihi Mas resumidamente, eu procurava por um livro da Colleen Hoover, mas confundi os nomes ao anotar e acabei achando ser Harlan Coben... pois é. Porém valeu a experiência! haha PS: Só acho que ninguém deve ter entendido nada quando eu disse que queria conhecer por estar muito popular entre os Bookstagrammers que acompanho, que no caso me referia à Colleen Hoover, e só notei 3 dias depois quando estava na metade do livro de Harlan Coben. Enfim.

Minha estreia na biblioteca esse ano! Fui entregar livros que estavam há 1 ano comigo e acabei pegando esse por "querer conhecer o autor" rs Mas vamos às considerações e veredito:


~*~


"Seis Anos Depois", de Harlan Coben, foi publicado em 1962, pela Arqueiro. Conta a história de Jake Fisher,  um homem apaixonado que está prestes à descobrir as incertezas e segredos da incógnita de seu amor.

Jake se recorda dos momentos vividos juntos, quando eles namoravam. Eles se conheceram em retiros acadêmicos próximos. O dele era pra escritores, e o dela para artistas. Ficavam ao lado um do outro, tinham vibes diferentes, e fizeram dois jovens se apaixonarem. Ele tinha certeza de que nasceram para ficar juntos, se lembrava com veemência cada parte de seu antigo cotidiano, as idas ao café, os bolinhos favoritos dela, as ligações que Natalie fazia à sua irmã contando sobre os dois, como ela se inspirava, etc

Mas lá estava ele, algum depois, no casamento do amor de sua vida, com outro homem. Todd, ex namorado dela, que agora era um homem socialmente importante. Jake lembrava cada detalhe daquele dia, do clima, do padre que celebrava oa cerimônia, do noivo, da irmã da noiva, com quem ele trocara palavras; inclusive, da promessa que fizera à Natalie, de que ele os deixaria em paz. E Jake prometeu, porém não por muito tempo.

---

Seis anos se passaram, agora já formado e professor da universidade em que estudou, Jake se depara com um obituário de Todd, que inclusive havia sido aluno antes dele; e logo se liga ao Todd com quem Natalie havia se casado. É quando o amor se desembrulha dentro dele, e Jake resolve ir ao velório. Chegando lá, nota que a noiva era uma mulher que nunca vira, e não Natalie; e ao questionar funcionários, eles desconhecem outra mulher com quem Todd tivesse se casado; até porque, seus filhos tinham bem mais que 6 anos.

A busca continua, ele tenta informações na internet sobre Natalie, porém acaba encontrando apenas a irmã dela, Julie,  com quem tenta contato. Porém algo estranho acontece, e Julie age como se realmente não fizesse ideia de quem ele fosse. Tudo se torna apenas mais estranho, quando o mesmo acontece após ele visitar o antigo local que fora os retiros; onde guardas alegam que nunca tivera acontecido algo parecido por ali. Depois tenta contato com o padre, que além de o desconhecer, também desconhece o casamento, que por sua vez nem consta no registro de cerimônias. Com alguma esperança, Jake resolve ir até uma padaria que frequentava assiduamente com Natalie, inclusive eles tinham grande apreço e amizade por Cookie, a dona, que fazia os famosos bolinhos de mirtilo que Natalie tanto amava; porém ao conversar com Cookie, ela também o tratava indiferente além de negar saber quem ele era, e nem se recordar de Natalie; apesar de possuir uma postura e ações de nervosismo, um tanto suspeitas.

Tais acontecimentos só pioram, quando Shanta; amiga a quem Jake confiou descobrir o endereço de Natalie, pois já havia trabalhado pro FBI; se envolve e afirma que o caso é mais sério do que imaginava, pois Natalie sequer existia. 

Beirando à loucura, Jake após conseguir mais informações com um antigo professor, sofre ameaças, é sequestrado, e descobre um estilo de vida secreto que pareceu sempre estar escondido bem debaixo de seu nariz. Também tenta proteger os alunos de ameaças e conta sempre com a ajuda de Benedict, seu amigo mais antigo e parceiro das noites no bar pós expediente. Benedict era um conquistador de primeira, sua lábia era de muita serventia nos mais diferentes momentos; e ele também sofria e se escondia num amor antigo, que teve de deixar para trás.

Não irei revelar o final, pois de certo ao descobertas pelo caminho que fazem uma obra de investigação e suspense. Mas digo que o penúltimo capítulo acabou com minhas expectativas de um final feliz, logo esperei um mais realista. Entretanto, algo em minha mente havia ficado durante toda a leitura: "e se, ele fizesse a mesma coisa?". E isso foi me respondido de brilhante forma no último capítulo, que pode então tirar sorrisos e um alívio ao ler!


~*~


Foi um livro diferente de ler. Em alguns momentos eu estava super entretida e queria saber o desenrolar, em outros ficava tão ansiosa que a descrição me irritava e eu queria pular tudo hehe Num todo é um livro bom, a escrita de Harlan tem uma narrativa descritiva na medida certa, eu diria, na média; pois sou amante de descrições mais poéticas ou longas, como vistas na maioria das vezes em fantasias medievais ou romances de época; mas creio ter sido apenas pois não sou muito acostumada com o gênero. Tanto que amo descrições detalhadas, mas pra esse gênero especificamente, me incomoda um pouco rs.

Além do fator de eu estar esperando um romance "chorante" (pois houve aquela confusão em eu estar procurando na verdade, um livro de Colleen Hoover), e me deparar com um suspense, mistério, investigação etc haha ~ o que me fez, inclusive, ir espiar as últimas páginas conforme ia lendo, de tão ansiosa e angustiada.

Mas valeu a experiência! Gostei muito dos diálogos e dos momentos de flashbacks em que era narrado o passado de Jake e Natalie seis anos atrás. Também a interação do personagem principal conosco, muitas vezes 'quebrando a quarta parede' ao falar diretamente com os leitores. Posso não ter gostado tanto do personagem principal, por falta de identificação mesmo e conexão (além dele não gostar de Oscar Wilde, que eu amo! *brincadeira*), mas foi uma boa leitura. Não sei se releria por conta do gênero, porém posso ler mais obras do autor mais pra frente :)


~*~


QUOTES:


"(...) Prometa, Jake. Prometa que vai nos deixar em paz.

Essas foram as últimas palavras que o amor da minha vida me disse (...)" - pág 55


"RSdeJA@ymail.com (...) 

RSdeJA

Não precisei de muito tempo para perceber que aquelas letras significavam: Redemption's Son, de Joseph Arthur - o disco que Natalie e eu escutávamos no café (...) - pág 62


"Você fez uma promessa" - várias páginas.


"A primeira vez que vi Natalie, ela estava usando óculos escuros num lugar fechado. E, para piorar, era de noite. (...)" - pág 83


"Detivi-me em frente à pintura de um pequeno chalé no alto de um morro. Havia uma luminosidade suave, matinal, batendo de lado - o tom rosado que vem como a primeira luz do dia. Não sei dizer por que, mas aquilo me deixou sem fôlego (...)" - pág 83


"(...) Vou poupá-lo da grande revelação de que os quadros eram de Natalie. (...) - pág 84


"- Matei um deles.

- Como é que é?

Havia lágrimas nos meus olhos. Eu não sabia o que fazer" - pág 103


"- (...) Você já leu Oscar Wilde?

Fiz uma careta.

- Já.

- Ele tem uma frase maravilhosa: (...)" - pág 240


"(...) Seu sorriso envergonha o sol. Hoje minha bela mulher está brilhando mais que o normal. Posso estar pensando isso porque sou parcial. Ou porque esteja grávida de sete meses do nosso filho. (...)" - pág 267


---

instagram: @safiraferreira_



Bjs: #SafiSaga


Comentários

Postagens mais visitadas