Chá De Letras #45

 "A Seleção" - Kiera Cass


Oi oi, gente! Tudo bem?

Trazendo aqui a minha leitura mais imprevisível do ano - ou nem tanto hihi. Eu li esse livro há anos, creio que eu tinha uns 14, então, faz 7 anos já, aaa! Logo, foi uma releitura. Mas digo que pareceu mais uma leitura mesmo, pois eu não me lembrava de quase nada (inclusive nem sei se cheguei a ler até o final na primeira vez, pois o livro era emprestado e acho que precisei devolver um pouquinho antes de acabar); porém conforme eu lia, alguns nomes e situações me soavam familiares, porém mesmo assim, ainda foi uma surpresa alguns acontecimentos.

o "nem tanto", foi porquê eu já estava em mente de ler essa série, e reler o primeiro, desde que a Netflix anunciou a adaptação. Na verdade eu sempre quis conhecer melhor e esse anúncio apenas me lembrou disso; além de que por ser algo "nostálgico" de certa forma, eu gostaria muito de conhecer a série inteira lendo, antes de assistir (pois de fato eu iria e vou assistir, claro!). Sem mais enrolação, vamos à resenha!


~*~


A história se passa em Illéa, antigo Estados Unidos. Depois de uma guerra, mudaram de nome do país devido ao sobrenome de uma figura que fora muito importante para a vitória. Illéa porém, além de mudar feriados e extinguir o Halloween (sad :c), também tem umas regras um tanto... diferentes (e absurdas se parar pra pensar).

Primeiramente a questão das castas. Isso é bem importante e relevante, uma vez que é a base para a composição do livro, sendo a forma de vida dos personagens e funcionamento do 'universo' criado por Kiera. Existem 8 delas, e quanto menor o número, mais privilégios; como se fosse realmente uma pirâmide, em que os da ponta são "Um", e os da base "Oito". E as funções profissionais de cada pessoa, é diretamente envolvida à casta que ela está - podendo ser adquirida por nascimento, casamento, dinheiro, ou nesse caso, a fama.

Nossa protagonista, America, é uma Cinco. a casta Cinco é a dos artistas, ou seja, cantores, pintores, artesãos, etc. Eles poderiam ser como uma classe média baixa, pois tinham o que comer, porém fracionado, e a situação melhorava um pouco em épocas festivas, que era onde eles tinham mais trabalho. 

America era apaixonada por um Seis, Aspen, e vivia tendo encontros escondidos com ele após o toque de recolher do país; o que era altamente perigoso e eles podiam acabar presos. A casta Seis era abaixo da dela, ou seja, era onde estavam os empregados; que trabalhavam praticamente o dobro e ganhavam metade. Aspen era o mais velho da família, e tomou a responsabilidade de cuidar da mãe e das duas irmãs mais novas, depois que o pai falecera. Ele e America tinham planos de se casar, mas tudo muda, quando começa "A Seleção".

Era um evento para coroar a nova princesa de Illéa, ou seja, a noiva do príncipe. América havia recebido a carta de convocação, e estava sendo deveras pressionada pela mãe, para participar. Seria uma ótima forma de fazer sua família mudar de vida (e casta), porém America não queria se inscrever por achar um tanto fútil e desnecessário, além de ter esperanças de que Aspen a pediria em casamento. Mas isso muda quando o próprio Aspen, insiste para que ela se inscreva.

Por mais que as irmãs de Aspen também tenham se inscrito, ele acha que seria melhor para America, tentar. Ao fazer um acordo com a mãe e levar a opinião do namorado em conta, America acaba tento um pouco de dinheiro para si e faz uma surpresa em um de seus encontros secretos com Aspen. Ela prepara várias coisas, mas o garoto se sente mal por não ter como retribuir e termina o relacionamento dos dois.

--

Eles acabam se encontrando durante o processo de preparação de America, que por sua vez havia mesmo sido a selecionada da sua província e participaria da Seleção. Mas tudo só piora com achismos e falta de comunicação entre os dois. Logo, America parte para o castelo, juntamente à outras 34 jovens moças, representantes de cada uma das 35 províncias de Illéa.

No trajeto ela acaba fazendo amizade com Marlee; de quem fica muito próxima; e Asley. Também conhece Celeste, casta dois, uma garota bem difícil de lidar, e altamente competitiva, ela era de uma das classes mais ricas, e gostava de esbanjar isso.

Por mais cedo que fosse, ao fazer as paradas e conexão dos voos, elas já encontravam fãs e tinham torcidas, com direito à foto de fãs, autógrafos, cartazes, etc. America fez uma ótima recepção, apesar de outras garotas terem sido bem populares também. Ao chegar no castelo, logo são levadas para um salão com uma enorme equipe que cuidaria da aparência delas; dia de beleza, etc.

O encontro com o príncipe era pra acontecer no dia seguinte, mas durante a noite, America tem uma crise e acaba quase invadindo os jardins do castelo. É quando nosso querido Maxon e America "conversam" pela primeira vez (digo isso, pois foi um diálogo um tanto grosseiro por parte dela rs).

---

Durante sua estadia, ela e o príncipe tem ficado cada vez mais próximos; com as apostas públicas - torta de morango e calça jeans feels - sendo ela a primeira a ter sido chamada pelo príncipe numa conversa durante o jantar, e também para o primeiro encontro. Porém America já deixara claro que estava apaixonada por outro, e sofrendo por seu amado ter terminado com ela; logo, propõe que sejam amigos, uma vez que Maxon jamais teve alguém tão próximo. E então eles se tornam melhores amigos.

A estadia no castelo resulta em episódios desastrosos, engraçados, perigosos e surpreendentes. America fica bem amiga de suas criadas, continua confidente de Marlee, cada vez perde mais a paciência com as atitudes e jogo baixo de Celeste; e todas também participam do programa de televisão, onde a entrevista com America revela algo cômico e um tanto comprometedor; elas também presenciam uma visita inesperada e até ataques inimigos dos rebeldes ao tentar invadir o castelo.

---

No meio do pânico, caos, elos sendo feitos e desfeitos, e agora restando apenas 6 garotas, America tem mais uma surpresa. Aspen. Seu ex-amor (ou nem tanto), havia sido convocado à ficar de guarda no castelo. Por ser uma selecionada, se ela sequer demonstrasse afeto por outro que não fosse Maxon, seria severamente punida (ou até mort4). Mas apesar de ainda se sentir um tanto mexida por Aspen, America estava se afeiçoando e já tinha conversado com Maxon sobre o interesse dos dois não ser apenas de 'melhores amigos'. 

Logo, America estava decidida. Ficaria no castelo. Entretanto, terá que ponderar a decisão de seu coração.


~*~


Essa leitura foi uma das que mais fluiu para mim, nesse ano. Li bem rápido, apesar de tentar ir devagar e fazer pausas para outras leituras e demais afazeres. Me surpreendeu por ter me prendido de tal forma. 

Porém, algumas coisas me incomodaram um pouco... A questão da disputa feminina, apesar de America demonstrar que não tinha interesse em competir, foi triste ver o posicionamento de algumas participantes. Também umas atitudes de Aspen quanto à não aceitar que a namorada lhe tratasse de tal forma, pois o fazia sentir inferior, quando na verdade ela estava apenas querendo surpreende-lo. Se bem que algumas atitudes de America no castelo foram um pouco grosseiras e desnecessárias também, mas ela estava com medo de Maxon e numa crise, então pode ser uma explicação.

Entretanto, uma das coisas que mais me incomodou foi a questão de não poder dizer 'não' ao príncipe. As garotas passavam por diversas consultas e mentorias antes de ir ao castelo; sobre aparência inclusive; e uma das coisas era que não seria de bom tom, negar tudo o que o príncipe quisesse. Isso me deixou bem mal, mas creio que era para ter gerado esse sentimento no leitor mesmo, uma vez que America acaba desabafando sobre isso com Aspen, e partilha do mesmo sentimento. Fiquei aliviada depois de conhecer Maxon e saber que ele parecia não ser capaz de algo assim, mas fiquei pensando: "e se ele fosse diferente? E enquanto às seleções passadas e futuras?".

Mas a própria proposta dessa seleção e o sistema de castas, mostra como funcionava a mente dos governantes do país, e a desigualdade que viviam. Com aquelas regras absurdas, sendo realmente absurdas também aos olhos da protagonista. Logo, acho que não foram colocadas tais questões como certas, mas sim reafirmando o quão erradas eram.

...

Por outro lado, um dos pontos positivos foi a história do país. Illéa como mencionei, é o antigo EUA após Terceira e Quarta Guerra; o que é bem legal de explorar, pois no meio do livro as selecionadas tem aula de história no castelo, logo, pra quem curte se aprofundar mais na história de como cada universo surgiu, é ótimo de acompanhar!

Fiquei bem surpresa no final, fui desabafar no skoob que o livro terminou sem final e quase me xingaram hahah Claro que eu estava sendo exagerada, por ser uma leitora curiosa e querer saber logo o desfecho (e como algumas pessoas reagiriam à algumas descobertas); porém fiquei sabendo que a seleção não será concluída no primeiro livro; como imaginei; mas sim durante os próximos e ainda tinha muita coisa para acontecer no castelo com aquelas 6 concorrentes restantes. Resultado: me deixou mais curiosa ainda! Preciso de "A Elite", agora!

É um livro e universo bem bacana! Me envolvi demais com os personagens, fiquei mega curiosa e me senti no castelo realmente, muito bom <3 Me deu certa nostalgia e foi também uma leitura conforto, com uma escrita super fluida. Com certeza quero ler os próximos, e também fiquei feliz por ter conseguido ler antes de lançar a adaptação :)


~*~


Fiquem agora com alguns quotes:


"Nunca senti nada que fosse tão especial quanto aquele beijo. Gostaria que fosse algo que eu pudesse pegar com uma rede ou colocar em um livro. Gostaria que fosse algo que eu pudesse guardar e, ao mesmo tempo, contar para todo mundo: é isso, é assim que você se sente quando se apaixona.” 


“Tomei coragem para enfrentar o que estava por vir. Eu me fiz de forte. Enfrentaria o que surgisse. Quanto ao que tinha ficado para trás, decidi que era melhor assim: deixar para trás.” 


“Espero que encontre uma pessoa sem a qual não possa viver. Espero muito. E desejo que nunca precise saber como é tentar viver sem ela.” 


"- Você chamou todas de “minha querida”? - perguntei, voltando o rosto para o resto do salão. - Sim, e todas parecem ter gostado. - É exatamente por isso que eu não gostei." 


"Vossa majestade, mão na orelha. Quando puder." 


"- Está tudo bem, querida? - Eu não sou sua querida." 


~*~ 


Espero que possam ter a experiência de conhecer esse universo lendo também - pois estamos próximos de conhecê-lo nas telas.



Instagram: @safiraferreira_



Bjs: #SafiSaga












Comentários

Postagens mais visitadas