Chá De Letras #51



"Dash & Lily" - David 
Levithan e Rachel Cohn



Oi oi, gente! Tudo bem?

Depois de 2 anos sem postar por aqui, eis uma resenha com tema natalino, muito especial! Tanto a vibe ~ que é minha fav ~ quando a história, pois eu conheci pela série e AMO!


 Coração tá quentinho em falar sobre essa gracinha de leitura por aqui <3 Sério, a empolgação que eu fiquei após ler esse livro foi mais do que fiquei com a série (e olha que eu AMEI a série e fiz muita gente assistir haha já vi umas 3 vezes, acho muito fofa).


A obra foi lançada aqui no Brasil em 2016 pela Editora Galera Record, e teve sua 2° edição - de luxo - lançada em março de 2021 (inclusive se alguém quiser me dar, eu aceito). Inicialmente eu pensei que não existissem continuações, até porquê a série foi cancelada pela Netflix após 1 temporada, entretanto tem mais livros sim! São: "The Twelve Days of Dash & Lily " e "Mind the Gap, Dash & Lily"; descobrir que tem mais livros sobre esses personagens, fez o meu dia <3 porém apenas os dois primeiros foram traduzidos, ou seja, não t todos lançados aqui no Brasil, e os únicos que eu encontrei foram em inglês :/ - Galera Record, faz alguma coisaaa (por mais que tenham falado não tão bem do livro 2...)


...


Nos são apresentados capítulos que alternam entre a narração dos personagens Dash & Lily, em acontecimentos que ocorrem - quase - simultaneamente em suas vidas, até o momento de se encontrarem.

 Dash, nosso hostil, é um personagem intelectual, que tem muitas manias, porém um charme encantador; ele é o típico cara que não curte o natal e prefere a solitude de uma boa leitura, mas isso não o impede de ter certo círculo social - por mais que não muito grande e mantendo sempre o mesmo -, já que nos é apresentado muitas vezes, seu amigo Boomer, os amigos judeus, a ex namorada e etc.

Já nossa Escandalily é muito carismática e autêntica, customiza suas próprias roupas, ama o natal, passeia com cachorros porque não pode ter um, canta no coral natalino, e não tem um círculo social além de seus colegas deste coral e sua família - qual ela é bastante ligada.

___

A história se passe em clima natalino, onde Dash - que disse para o pai que passaria a data na casa da mãe, e para a mãe, que viajaria com o pai - passa sozinho em Nova York; cidade também onde nossa adorável Lily vive, e ela está no meio de um dilema familiar, em que seus pais pretendem comemorar os 25 anos de casados, viajando, e seu avó também viaja. Logo, com os planos conturbados, Lily (com incentivo de seu irmão), decide se aventurar e executar um plano maluco e ao mesmo tempo bem fofo, para se conectar à alguém.

É então, que ela escreve algumas charadas e desafios em um caderno e o deixa na prateleira de sua livraria favorita. E dessa forma, que acaba se conectando com Dash, que é quem encontra o caderno e decide seguir todas as tarefas. Porém, ao invés de acabar por ai, o garoto decide devolver um desafio à dona misteriosa do caderno, e assim, ambos vão se conhecendo, sendo completamente anônimos um ao outro.

Nessa trajetória eles acabam compartilhando muito do íntimo, como se o caderno fosse um refúgio, e se abrem um com o outro. Também superam alguns de seus medos, e se permitem enxergar os problemas de forma diferente; uma vez que, um é o oposto do outro - mas acabam descobrindo propósitos em comum no final. De tal forma, o ciclo social deles está mais próximo do que imaginam, além de Dash ter que lidar com a ex que retorna a NY após o término que o destruiu, e Lily com o garoto que traumatizou sua infância mas agora parece ter mudado e estar arrependido.

___

É uma leitura super fluida, e os capítulos intercalam entre a narrativa por Dash e Lily; mal percebemos o tempo passar e o ritmo da leitura é bem leve e descontraído! Trama com um drama e romance de causar borboletas no estômago, e também muitos pontos cômicos durante. Além de várias reflexões e informações relevantes, que para quem gosta bastante de ler ou de cinema, pode se identificar com os gostos super cultos dos personagens :)

Queria muito ter conseguido escrever a resenha logo que li (em 2022), pois eu estava TÃO envolvida, que discorreria tantos e tantos elogios, mal caberiam aqui hihi Mas enfatizo então, que recomendo MUITO.



QUOTES: 


“(…) Percebi que Hostil me dera o que pedi como presente de Natal. Esperança e crença. Sempre tive esperança, mas jamais acreditei que pudesse viver uma aventura assim sozinha. Que eu era capaz. E que adoraria. Mas aconteceu. O caderninho fez acontecer. (…)”


“(…) Poderia procurar por todas as Lilys de Manhattan. Poderia aparecer na porta de todas as Lilys do Brooklyn. Desvendar as Lilys de Staten Island, investigar as Lilys do Bronx e tratar as Lilys do Queens como realeza. Mas tinha a sensação de que não era para encontrá-la assim. Ela não era uma agulha. Isso não era um palheiro. Éramos pessoas, e pessoas tinham um jeito de acabar se encontrando. (…)”


“(…) Precisa confiar nas palavras. Elas não criam nada mais do que elas mesmas. (…)”


“(…) - Você parece triste, Dash.

     - Uma das falhas da comunicação por celular é que o cansaço costuma soar como tristeza. Mas agradeço sua preocupação. (…)”



Post oficial no Instagram: @safiraferreira_ :3




Vale demais a leitura, ainda mais em clima de natal! Espero que tenham curtido, bjs: #SafiSaga


Comentários

Postagens mais visitadas