Chá de Letras #52

 "Deixe a Neve Cair" - John Green, Mauren Johnson e Lauren Myracle



Oi oi, gente! Tudo bem?

Mais uma leitura temática de natal por aqui <3 Conheci esse título através da minha fase de acompanhar o tio Verde, mas nãi li. Quando assisti a adaptação a pouco tempo, não me liguei que era desse livro, só depois hihi (tanto que após ler soube que havia esse filme que eu já tinha assistido, pois lembrei apenas enquanto lia haha)


O livro é composto por 3 contos: "O Expresso Jubileu", "O Milagre da Torcida de Natal" e "O Santo Padroeiro dos Porcos", sendo histórias contadas por 3 autores diferentes. Acontece que conforme lemos, notamos que esses histórias são paralelas e acontecem simultaneamente numa mesma cidadezinha, com pessoas que se conhecem entre si.

O primeiro acompanhamos a história de Jubileu (sim, eu sei que você pensou), uma garota que vive um drama natalino atípico, além dos planos com o namorado, Noah, não terem saído como planejado, seus pais - colecionadores da Cidade do Papai Noel Flobie - acabam sendo presos após uma polêmica ao tentarem comprar uma peça de sua coleção; e enquanto vai para a casa dos avós, frustrada, o trem em que Jubilei estava, para no meio da estrada por conta da nevasca, e ela juntamente aos demais passageiros - como várias líderes de torcida e um garoto tristonho chamado Jeb, qual ela se aproximou -, se abriga em uma lanchonete próxima. Lá conhece Stuart, um garoto gentil que oferece ajuda, e acaba a ajudando não apenas nesta situação específica, como os dois criam laços e uma emocionante história!

~*~

O segundo conto nos conta a história de 3 melhores amigos, Tobin, JP e Duke. Após receberem a ligação de um amigo que trabalha na lanchonete naquela véspera de natal, avisando que um trem havia ficado preso pela nevasca e várias líderes de torcida haviam descido e entrado ali, Tobin e JP não medem esforços para ir até lá, mesmo com riscos, e a Duke acaba os acompanhando. Acontece que tudo o que tinha para dar errado, dá, e não apenas, como demais episódios absurdos que recheiam essa aventura! Além de um romance secreto que paira sobre dois dos três amigos, que está prestes a ser revelado.

~*~

Já o terceiro traz um drama amoroso logo de início, com a história de Addie, uma garota que está lidando com o término do namoro com Jeb, e se sente culpada. Suas melhores amigas tentam ajudar, mas com as emoções a flor da pele acabam se desentendendo ainda mais. Addie então, para compensar a amiga Tegan, decide ajudá-la indo buscar um mini porco de estimação da amiga que chegaria na loja próxima ao seu trabalho. Entretanto, nada sai como planejado e essa busca por tentar reconquistar a amizade da amiga e o namorado só encontra mais dramas pelo caminho. Contudo, o natal é uma época mágica, e se Addie conseguir enxergar mais de perto seus erros, conseguirá aquilo que tanto almeja.


A leitura é super fluída, e por serem histórias simultâneas e interligadas, te prende bastante ao tentar descobrir esta ligação entre os personagens e o destino que eles terão. Recomendo forte e digo com propriedade que gostei muito mais do livro do que do filme. Mudaram bastante coisa na adaptação - não que tenha sido apenas isso o motivo da minha frustração, até porque entendo que deva ter outros elementos ao se tratar de um trabalho audiovisual; portanto senti falta da profundidade e identidade maior dos personagens, fora que fica meio sem nexo alguns momentos. Mas a leitura recomendo forte! O filme até que também, pois tem uma vibe bem natalina, só não gostei tanto quanto do livro hihi


--


Confira alguns quotes do livro:

“Ele sorriu, e eu me derreti em uma poça de chocolate.”

“Em termos de personalidade. Escreve poesias secretamente ou algo assim? Dança pelo quarto quando acha que não tem ninguém olhando? É engraçado com você? Qual é a essência dele?”

“Estou de saco cheio de mim e do meu cérebro.”

"“Eu mal acreditava no que saía da minha boca. As palavras pareciam vir de um lugar bem no fundo, muito além do lugar onde eu as guardava, depois das ideias… de algum quartinho dos fundos que eu nem sabia que estava ali.”

“Eu só não sabia que você se via assim. Como um limão.”

“Ficar de mau humor com os amigos é melhor que ficar de mau humor sem eles.”

“O que é loucura para um pode ser sanidade para o outro.”

“Quanto a mim, eu o amava tanto que doía.”

“Se me quiser, eu sou sua.”

“Uma vez que você pensa um pensamento, é extremamente difícil ‘despensar’.”


--

Post disponível no Instagram @safiraferreira_








Bjs: #SafiSaga

Comentários

Postagens mais visitadas