Chá de Letras #60

"Eus" - Pedro Paulo Graczcki



Oi oi, gente! Tudo bem?


Primeira resenha da parceria tão especial com a editora Coralina <3 Eles me enviaram 4 livros (sendo 2 deles, um box), e eu fiquei super feliz e agraciada com esses recebidos! Cheios de carinho, capricho e muito amor.


--


"Eus" é o primeiro livro de poemas do autor, que possui uma ampla caminhada no ramo literário; seja em obras escritas, com organização de eventos na área, e até palestrante.

Neste livro eu senti como se eu eu lírico tivesse quebrado em pedaços, e cada pedaço dessa alma, e desse eu, tivesse expressado seus sentires e devanios em cada poema, estrofe ou verso. E tive essa impressão até antes mesmo de linkar com o título do livro - que inclusive estou me dando conta agora de tal coincidência -, e faz total ligação, com os múltiplos 'eus' que existe num só ser.

Durante a leitura percebemos que há diversos poemas românticos, e
essa temática não me atrai tanto quando a de devaneios metafóricos de sentires ou contemplações diferentes; mas apesar disso, acho interessante e bonito quem consegue mostrar o amor dessa forma.

Algo que abrilhantou meus olhos e me deixou de queixo caído, foi a diagramação do livro! Toda autêntica, com páginas pretas - as vezes imagens geométricas e posicionamentos diferentes -, ilustrações sucintas que montavam a apresentação dos poemas, fontes e desenho com palavras, imagens em p&b se conectanto, etc, um espetáculo visual. Além de ornar demais com a mensagem de cada poema e do livro em si, belíssimo. 

Pedro mostra a si por dentro e sua visão genuína ao contar o que viu, em versos. Ele soube como explorar o dar voz aos partes de nosso eu, que se fazem por estarmos quebrados em pedaços ou apenas por adquirirmos alter egos distintos, e isso resultou numa obra sensível, amorosa e bela. 

Recomendo aos amantes da poesia, e acolhedores do amor.


--


QUOTES:


- "(…) minha cabeça balança 

enquanto minha alma volta pros trilhos.

deixei teu riso na praça 

solto, junto com o meu e de tantos outros (…)” ~ pág 9



- “(…) ——— sou 

este  —————

———— leste 

sem norte ————” ~ pág 16/17


- “(…) depois prendo meus medos

escondo-os das visitas, (…)” ~ pág 18


- “(…) se eu for excluído

que não seja por mim (…)” ~ 24


- “(…) meus poemas são eu, pedindo pra sair… (…)” ~ pág 33


- “à

meia

de todas as noites 

esperarei… (…)” ~ pág 39


- “(…) me convencer de que valerá a pena 

que tu vales…

apenas…” ~ pág 69


--


Post no Instagram: @safirasafisaga



Bjs: #SafiSaga

Comentários

Postagens mais visitadas