Chá De Letras #24

Revista Puñado 

Oinnn, coalas! Como cês tão?


Venho falar sobre um projeto lindooo da Editora Incompleta! Algum tempo atrás, esta Editora me enviou dois livrenhos, um deles foi: "O Pedaço da Coxa de um Anjo" (que inclusive tem resenha aqui), e o outro foi a revista Puñado! 
Uma revista (em forma de livro) latino-americana que tem seu foco voltado à escrita de mulheres, publicando suas obras, também fazendo entrevistas, de tal forma trazendo novas convidadas em cada edição e temáticas também.
Recebi a edição de aniversário, Vol. 2, N° 4, de Outono com o tema: Rituais. Contou com textos e entrevistas de Verónica Gerber Bicecci, Veronica Stigger, Jarid Arraes, Diamela Eltit e Paz Errázuriz. Estarei contando um pouco sobre cada uma delas, além de quotes de cada obra e um pedacinho da entrevista que ambas tiveram separadamente também :)

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*Verónica Gerber Biececci - "Os Falantes"

Se define como artista visual que escreve. A mexicana, publicou os livros "Mudanza" e "Conjunto vacío", além de outros vários projetos! Também é editora na cooperativa Tumbona Ediciones e docente no Seminário de Produção Fotográfica do Centro de La Imagem.
"Los Hablantes" (Os Falantes), é uma construção artística e literária, que nos mostra questões da linguagem a partir de 'elementos base da diagramação vindos da Teoria dos Conjuntos'; e a editora optou por deixar não só a tradução, como o texto original acompanhando as imagens também.

-QUOTES:
"Um pouco (ou muito) que deixam de dizer, mantém a energia em equilíbrio" - pág 27
"Um segredo é uma forma de cumplicidade - e a cumplicidade é outra forma de conversa" - pág 31
"A conversa é um espaço público, que se constrói com espaços privados" - pág 41/43

-Parte da entrevista:
P: "Como você definiria a Verónica escritora e a Verónica artista? Há um limite entre elas?" R: "(...) Os dispositivos conciliadores no meu estúdio, são meu caderno e um scanner; eles conseguem juntar esses dois mundos, ou melhor, comprovam que esses mundos não são distantes (...)"


*Veronica Stigger - "Os Pobres"

Ela é escritora, jornalista, professora e crítica de arte. A gaúcha, ganhou o "Prêmio Machado de Assis" na categoria de melhor romance, com seu primeiro romance "Opisanie swiata", como também o "Prêmio São Paulo" e "Prêmio Açorianos". Entre outros marcos e exposições que organizou como curadora de artes plásticas. 
O conto existente nesta revista, é bem pequeno, trata-se de uma analise crítica à sociedade. Logo, estarei colocando as frases que mais gostei para não dar um spoiler muito grande hehe

-QUOTES:
"Coberto apenas por longos cabelos castanhos, magro e muito alto, mais alto um metro que a mais alta catedral da Sé (...)" - pág 51
"(...) até que outra única e precisa rajada de vento romperia a parte superior de sua estrutura e o faria despencar do alto como uma estrela cadente em chamas (...)" - pág 51
"(...) e depois cairia nas areias da praia tomado pelo fogo." - pág 51

-Parte da entrevista:
P: "Como se da a relação entre a visualidade e a sua escrita?" R: "(...) algo da ficção se mistura às investigações teóricas e críticas, e muito das invertigações acaba aparecendo, de uma forma ou de outra, na escrita literária (...)"


*Jarid Arraes - "Talita cumi"

 A escritora e cordelista nasceu em Juazeiro do Norte, também é poeta e autora dos livros "As Lendas de Dandara", "Heroínas Negras Brasileiras" e "Um Buraco com meu Nome". Tem mais de 60 títulos em cordel e muitas participações em blogs. "Talita cumi" conta a história de uma garota, que narra alguns episódios de sua vida, e conceitos, reflexões que ela criou através deles.

-QUOTES: 
"Pegar o copo meio vazio de água do criado-mudo, e imaginar alguém calado sob a luz pendente" - pág 57
"Meu apartamento parecia uma igreja vazia. Os livros imitando pequenos anjos, entronados em prateleiras, posando para foto de turistas" - pág 57

-Parte da entrevista:
P: "Você vem de uma família de cordelistas e xilogravadores, e grande parte de sua obra utiliza o formato do cordel para contar a história de grandes mulheres negras do Brasil. Octavio Paz fala em seu clássico 'O Arco e a Lira' que "o poema não é uma forma literária , mas o ponto de encontro entre a poesia e o ser humano'. Como você acha que o cordel e a xilogravura influenciam a sua escrita, para além da forma? R: "(...) Eu tenho paixão pelo cordel e pela xilogravura porque eles me dão uma identidade que ninguém pode tirar de mim"


*Diamela Eltit e Paz Errázuriz - "O Infarto da Alma"


Começando com Diamela, que é escritora, ensaísta e professora; ganhou diversos prêmios, entre eles 'Prêmio Iberoamericano de Letras José Donoso', 'Prêmio Municipal de Literatura de Santiago', etc. Publicou livros também, sendo os primeiros: 'Una Milla de Cruces' e Lupérica'; além de ser uma das princiáis vozes da resistência ao regime de Pinochet no Chile.
Enquanto à Errázuriz, é uma fotógrafa chilena, cofundadora da 'Asociasión de Fotógrafos Independientes'. Tem seus trabalhos espalhados pelo mundo, participou de muitas exposições importantes, além de que suas obras possuem coleções particulares e também estão presentes em museus como: 'Guggenhein', 'MoMA' e 'Tate Gallery'.
Digo que a obra "O Infarto da Alma" é muito tocante. Temos experiências reais, de pessoas num estado distinto excluídas da sociedade, mostradas em lindos retratos e bela narrativa; além de que por vezes podemos notar nitidamente uma espécie de 'diário' sendo escrito.

-QUOTES:
"Você viu meu rosto em alguns dos seus sonhos?" - pág 71
"O anjo sempre vocifera escudado na impunidade que sua pureza lhe outorga. Você não imagina o que é viver com a voz de um anjo, (...)" - pág 72
"Diz o tempo todo com uma voz monótona, que você nunca, você nunca, você nunca me amou. Que você nunca me amou, diz o anjo monótono, (...)" - pág 72
"(...) o brilho ávido daqueles olhos que nos observam, nos atravessam e deixam entrever pupilas cujo o horizonte está bifurcado?" - pág 74
"Estamos rodeadas de loucos num desfile que poderia ser cômico, mas claro, é irremediavelmente dramático, deveras dramático, (...)" - pág 74
"Sei que em algumas ocasiões fica difícil entender cabalmente a diferença que existe entre a sorte e a predestinação." - pág 75
"São tantos apaixonados que até perco a conta. 'Ele me da pão com manteiga'. 'Eu cuido dela'. Se alimentam, se cuidam. Se alimentam um pouquinho e se cuidam omo podem, (...)" - pág 80
"Sem a menor discórdia, fico satisfeita em deixar para trás esse quadro humano que escolheu representar uma das funções mais complexas, a de guardiões da clausura psiquiátrica. Eles são os zeladores dessa misteriosa desordem simbólica que toda a esplendorosa ciência médica ainda não consegue decifrar" - pág 85
"Pega sua câmera e nela vejo estalar o amor por suas imagens. Sou a testemunha de uma sessão de fotos comovente na qual Paz, com extrema delicadeza, vai de grupo em grupo (...)" - pág 86
"Voltarei à cidade presa ao manicômio da minha própria mente" - pág 87

-Parte da Entrevista:
R de ambas: "Foi muito interessante perceber que muitos dos casais que fotografei queriam estar casados, levar a cabo o ritual do matrimônio. Me perguntaram se eu poderia levar alianças para eles no hospital."


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Bem, para mim esta obra refletiu muitos olhares. Amei conhecer estes pontos de vista, e me aprofundar em diversas questões - muito necessárias aliás - ao mesmo tempo de uma forma que acho tão linda, sendo em fotografias, ilustrações, textos... gostei demais do recebido, e espero poder ter contato com outra edição da Puñado! Já estou curiosa para saber hehe
E vocês, o que acharam? Mais uma vez, muuuuuuito obrigada Editora Incompleta! Arrasaram!




Foto do Instagram @safisaga




Bjs: #SafiSaga

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